HOJE
De primeira qualidade
Por Liga Nacional de Basquete
Minas Tênis Clube recebe piso flutuante, placar e par de tabelas oriundos da parceira entre Ministério do Esporte e LNB
Na manhã deste sábado, o Minas Tênis Clube recebeu os materiais procedentes da parceria entre Ministério do Esporte e Liga Nacional de Basquete (LNB). Em evento realizado em sua sede, a Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), o clube ganhou um piso flutuante desmontável, um placar feito exclusivamente para partidas de basquete, e um novo par de tabelas.
A cerimônia contou com a presença do Sr. Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, do Sr. Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB, do Sr. Álvaro Cotta, presidente da Federação Mineira de Basketball, do vice-presidente do Minas, Sr. Paulo Emílio Lima Carreiro, do Sr. Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), e de atletas e membros da comissão técnica do Minas.
“O esporte tem que ser praticado dentro das condições corretas para que você possa ter o espetáculo, o show, para que os atletas possam se desenvolver. Fomos muito felizes nessa parceira com a LNB, pois conseguimos dar para o basquete brasileiro, com ajuda de todos os clubes, uma estrutura para o basquete que nunca tivemos. O objetivo é não só dar condições para a LNB, mas para o basquete brasileiro recuperar o brilho que já teve. É um passo importante, que a gente sabe que é um resultado que não estamos colhendo agora, vamos colher lá na frente”, declarou o Sr. Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento.
“Eu só quero agradecer ao Ministério do Esporte. Realmente a visão deles é completamente aberta, tem consciência da importância da infra-estrutura do esporte no Brasil. A entrega dos pisos, das tabelas, do placar eletrônico, vem para preencher essa lacuna que haviam nas nossas arenas. Antes, em cada arena que você ia era um piso, um par de tabelas diferente, o que não condiz mais com o esporte profissional. A partir do NBB7, todas as quadras serão uniformes, padronizadas, com piso padronizado e tabelas padronizadas, e com isso, melhora a qualidade técnica do nosso esporte”, agradeceu Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB.
Quem também deu as caras no evento foi o armador Raulzinho, de 22 anos, formado nas categorias de base do Minas, atualmente jogador do Gipuzkoa Lagun Aro (ESP) e presente nas convocações da Seleção Brasileira. O jovem jogador ainda foi selecionado no último Draft da NBA e possivelmente integrará uma equipe da liga norte-americana nas próximas temporadas.
“É um evento que mostra que o basquete brasileiro está crescendo, não só em termos de jogadores, que mostram que cada vez mais pessoas praticam o basquete, mas também na estrutura, quadras novas, tabelas novas, placares novos. Tudo isso é de uma importância muito grande para o crescimento do esporte no Brasil”, comentou Raulzinho.
Outra estrela da festa foi o nadador César Cielo, bicampeão mundial dos 50m livre (2009 e 2013) e dono de três medalhas olímpicas – um ouro, nos 50m livre (Pequim 2008), e dois bronzes, nos 100m livre (Pequim 2008) e 50m livre (Londres 2012).
Junto da promessa do basquete brasileiro e do melhor nadador do país em atividade, a cerimônia ainda contou com as presenças dos atletas Nicolas Oliveira (natação), Luciano Corrêa, Ketleyn Quadros, Mariana Silva, o treinador Floriano de Almeida (judô) e Marcelo Melo (tênis).
O evento começou com um Torneio de Mini Basquete (10 a 12 anos), com 16 equipes do Estado de Minas Gerais, entre meninos e meninas, organizado pela Federação Mineira de Basketball. Ao final da competição, todos os envolvidos foram premiados com medalhas de participação.
Depois, Raulzinho, César Cielo e os demais atletas do Minas Tênis Clube participaram de ação e autografaram bolas e camisetas para serem sorteadas aos meninos e meninas presentes. O mais assediado pelas crianças no evento foi Raulzinho, que aprovou a qualidade da nova quadra minastenista.
“Essa quadra que inauguramos hoje é melhor do que muitas quadras de lá (Espanha). Isso mostra que a estrutura do Brasil e do basquete brasileiro está cada vez melhor. O basquete espanhol ainda tem algumas coisas que os deixa um pouco à frente, mas o basquete brasileiro está no caminho certo”, concluiu a jovem promessa do basquete brasileiro.
O novo piso nem bem foi entregue e já foi estreado. Logo após a cerimônia de entrega, o evento foi finalizado com a partida entre Minas Tênis Clube e Unitri/Praia Clube, de Uberlândia, válida pelo Campeonato Mineiro Sub-22, vencida pelos donos da casa, pelo placar de 70 a 37.
Em parceria com o Ministério do Esporte, a Liga Nacional de Basquete (LNB) contemplará todos os times participantes do NBB com os mais modernos materiais para a prática do esporte da bola laranja. As equipes participantes da temporada 2013/2014 da competição nacional, mais o Sport Club do Recife, que disputou a Liga Ouro, Divisão de Acesso ao NBB, e outro time ainda a ser designado, receberão um piso flutuante desmontável, dois placares feitos exclusivamente para jogos de basquete e um par de tabelas.
“O basquete está crescendo, basta olhar para trás e ver o que mudou de seis anos para cá. Hoje temos uma equipe indo para o Mundial, não importam as condições, mas uma equipe de muito respeito, que pode voltar com medalha. Se você olhar o NBB1 e o NBB6 agora, olha a mudança radical que aconteceu. Na responsabilidade, na qualificação dos técnicos, surgimento de novos ídolos. Eu gostaria que a gente olhasse para essa colocação de que o basquete está evoluindo, está crescendo, e eu fico muito feliz com isso”, comemorou Kouros Monadjemi.
Iniciativa inédita no país, a parceria do Ministério do Esporte com a LNB investirá R$ 5,4 milhões na compra de aparelhos de padrão internacional e de última geração para as principais equipes da modalidade da bola laranja no Brasil. Com os aparelhos em mãos, as equipes poderão usufruir de melhores condições para treinos e jogos, além de poder oferecer uma melhor estrutura a seus times de base. Os materiais permitirão que todos os clubes disputem o NBB em igualdade de estrutura.
“É uma política que nós temos para o basquete, que envolve a LNB, a CBB, os clubes. Hoje o basquete vive esse bom momento. É um momento de união, em que a LNB está trabalhando, os clubes estão trabalhando, a CBB está trabalhando. Temos que criar uma fundação para que o basquete brasileiro volte para o alto patamar que falamos e nunca mais desça. Que gente nunca mais perca isso e não passe mais por um inverno tão grande quanto passou o basquete brasileiro”, disse o Sr. Ricardo Leyser.
Além do Minas, outras dez equipes já receberam o kit completo com os novos aparelhamentos e as entregas seguirão nos próximos meses.
Confira a lista de todos os contemplados da parceria:*
– SKY/Basquete Cearense (CE)
– Paschoalotto/Bauru (SP)
– Uniceub/BRB/Brasília (DF)
– Espírito Santo Basquete (ES)
– Flamengo (RJ)
– Vivo/Franca (SP)
– Universo/Goiânia (GO)
– Liga Sorocabana de Basquete (SP)
– Winner/Kabum/Limeira (SP)
– Macaé Basquete (RJ)
– Minas Tênis Clube (MG)
– Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
– Palmeiras (SP)
– Paulistano/Unimed (SP)
– Pinheiros/SKY (SP)
– São José/Unimed (SP)
– Sport Club do Recife (PE)
– Unitri/Magazine Luiza (MG)
*Mais uma equipe ainda será designada a receber os aparelhamentos