HOJE
De quem éa pressão?
Por Liga Nacional de Basquete
A uma vitória da classificação, Basquete Cearense faz Jogo 4 Paulistano, que joga a vida na série; de que lado fica a pressão?
Vivendo uma série muito emocionante até aqui, Solar Cearense e Paulistano/Corpore farão o Jogo 4 em Fortaleza (CE). Com vantagem de 2 a 1 no confronto, o time nordestino pode garantir vaga às quartas de final dentro de casa, enquanto a equipe da capital paulista luta para continuar viva na disputa. De qual lado a pressão será maior neste sábado (15/04), às 14 horas (de Brasília), em duelo com transmissão ao vivo da Band? O retrospecto demonstra extremo equilíbrio.
“Nos playoffs todo jogo tem pressão e nosso time é bem experiente. Todo mundo aqui já viveu vários playoffs, então acredito que ninguém vai sentir esta pressão. Ela realmente existe, mas quando entramos em quadra procuramos jogar sabendo da nossa responsabilidade, mas com tranquilidade”, declarou Audrei, ala do Basquete Cearense.
Um time de pior campanha teve a oportunidade de matar uma série de playoff no Jogo 4 em casa em 17 oportunidades na história do NBB CAIXA. Em nove delas os visitantes venceram o Jogo 4 e conseguiram levar a quinta e decisiva partida para casa, enquanto nas outras oito vezes os mandantes se impuseram ao lado de seus torcedores e fecharam a série em 3 a 1.
Nas nove derrotas sofridas pelos mandantes no Jogo 4, apenas uma equipe deu o troco no quinto e decisivo confronto da série e venceu o último duelo mesmo fora da casa. Foi o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, na temporada 11/12, que perdeu para o EC Pinheiros, por 109 a 105, no Jogo 4, em plena capital federal, e venceu o Jogo 5, por 81 a 68, em São Paulo (SP).
Não será a primeira vez que o Paulistano passará por esta situação. Aliás, o mesmo ocorreu nas últimas duas edições para a equipe da capital paulista e o final não foi positivo. No NBB CAIXA 14/15, os comandados de Gustavo de Conti tinham o mando de quadra contra o São José, e após perderem o Jogo 1 da série dentro de casa, por 76 a 75, não conseguiram reagir e no Jogo 4 foram derrotados por 74 a 65 fora de casa, caindo nas oitavas de final.
Um ano depois, desta vez na fase quartas de final e novamente com o mando de quadra, o carrasco foi o Brasília. Com o cenário exatamente igual ao da temporada atual (derrotas nos Jogos 1 e 3, e vitória no Jogo 2), o Paulistano foi à capital federal para quarta partida da série e acabou derrotado, por 83 a 78.
“A pressão existe desde o começo dos playoffs. Neste momento do campeonato ela existe para os dois lados. Eles têm a vantagem de estar 2 a 1 e de jogar em casa. Nosso time tem que pensar que é vida ou morte, se não todo o trabalho feito durante um ano inteiro é perdido, mas a pressão existe sempre. Então vamos nos fechar e focar para a partida deste sábado e trazer o Jogo 5 de volta para casa”, afirmou Arthur Pecos, armador do Paulistano.
No NBB CAIXA 12/13, primeira da equipe nordestina na competição, Basquete Cearense e Paulistano também se encontraram na fase oitavas de final dos playoffs. Naquela ocasião, o mando de quadra pertencia ao Carcará, e no Jogo 5, em pleno Ginásio Paulo Sarasate, a equipe da capital paulista venceu de forma emocionante, por 69 a 68.
Em caso de vitória do Paulistano neste sábado, o Jogo 5 já tem data marcada. Será na próxima terça-feira (18/04), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo do SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.