HOJE
De virada
Por Liga Nacional de Basquete
Em jogo emocionante, Botafogo vira para cima do Santos (AP) no segundo tempo e vence na abertura da Liga Ouro 2017
Não faltou emoção no jogo que abriu a edição de 2017 da Liga Ouro. Jogando diante do apoio da sua torcida em Macapá, o Santos (AP) chegou a abrir vantagem de dois dígitos sobre o Botafogo no duelo desta sexta-feira. Mas o time carioca contou com boa atuação de Jamaal na segunda metade para reagir e sair de quadra com a vitória por 66 a 63.
O cara: O armador Jamaal foi o cestinha da partida com 18 pontos, sendo que 13 deles foram anotados ao longo da segunda metade, e comandou a vitória do Botafogo. Além disso, o norte-americano saiu de quadra com quatro assistências.
Não foi só ele: Outro destaque do triunfo do Botafogo foi o pivô Rodrigo Bahia, que colaborou com 16 pontos e quatro rebotes. Já o ala Wes apareceu com 12 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Pelos lados do Santos (AP), chamou a atenção o fato de quatro jogadores terem atingido os dois dígitos em pontuação: o ala Lima (15), o ala-pivô Ricardo (13), o ala Luizinho (12) e o armador Luis Felipe (10).
Fala aí: “Nós encontramos um pouco dificuldade de jogar junto no começo. Mas fez toda a diferença quando tivemos a atitude de ganhar o jogo e nos impusemos”, declarou Feliz, que colaborou para a vitória do Botafogo com sete pontos e cinco rebotes.
Começou com tudo: Depois de um certo equilíbrio nos minutos iniciais, o Santos (AP) disparou na reta final do primeiro quarto ao anotar nove dos últimos 11 pontos do período. O Botafogo até tentou reagir em seguida, mas o time da casa seguiu no controle da partida e foi para o intervalo mantendo a distância de dez pontos: 38 a 28. Essa liderança passou pelo trabalho eficiente da defesa, que forçou oito erros ofensivos do time carioca e o limitou a um aproveitamento de 33,7% dos pontos tentados na primeira metade.
Reação dos visitantes: Os dois times demoraram quase três minutos para pontuar no terceiro quarto. A série de erros só chegou ao fim depois de uma cesta do pivô Rodrigo Bahia bem próximo ao aro. O lance acabou marcando o início da reação do Botafogo, que rapidamente encostou no marcador e chegou até a passar a frente em alguns momentos.
Equilíbrio na reta final: Depois desta aproximação do Botafogo, as equipes se alternaram algumas vezes na liderança e permaneceram próximas até os instantes derradeiros. Quando restavam 24 segundos para o fim, Jamaal acertou dois lances livres e deixou o time carioca com vantagem de 63 a 61. Em seguida, Lima sofreu falta de Feliz e teve a chance de empatar o jogo, mas errou um dos arremessos.
Sequência de lances livres: Não restou outra alternativa ao Santos (AP) a não ser cometer a falta em cima de Jamaal, que converteu ambos os lances livres e deu ao Botafogo uma liderança de três pontos: 65 a 62. A dois segundos do fim, o time carioca optou por fazer uma falta e dar dois lances livres ao adversário. Luizinho acertou ambos os tiros e voltou a baixar a diferença para dois pontos. Em seguida, foi a vez de os mandantes recorrerem à falta. Wes converteu o primeiro arremesso e errou o segundo, mas já não havia mais tempo para a equipe local tentar o empate.
E agora? Os dois times voltam a se enfrentar no domingo, novamente em Macapá. A partida terá início às 11h (de Brasília).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca