HOJE
De volta
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de conquistar histórico título da Liga das Américas, Pinheiros inicia disputa das oitavas de final do NBB contra Limeira
A última semana foi especial para o Pinheiros/SKY. A equipe da capital paulista se sagrou campeã da Liga das Américas 2013 e conquistou o primeiro troféu internacional de sua história. Porém, a temporada ainda não acabou para os comandados de Cláudio Mortari, que ainda seguem vivos na briga pelo título do NBB 2012/2013.
Dono da sexta melhor campanha na fase de classificação, o time pinheirense iniciará as disputas da fase de oitavas de final diante do Winner/Kabum/Limeira, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), fora de casa, no Ginásio “Vô” Lucato.
Embalado pela conquista do torneio continental, a equipe da cidade de São Paulo está confiante para as Finais do maior campeonato de basquete do país. Prova disso é o discurso do norte-americano Shamell: “Depois que ganhamos, nós entendemos que podemos jogar como ninguém. Os playoffs serão vários jogos difíceis e devemos estar prontos e nos concentrar para seja lá o que vier”.
Porém, a primeira tarefa do clube na fase de mata-mata não será nada fácil. Durante a etapa inicial do NBB, Pinheiros e Limeira se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, na capital paulista, o time pinheirense precisou da prorrogação para superar o esquadrão do interior paulista, por 102 a 100. Depois, na segunda metade do campeonato, os comandados do técnico Demétrius deram o troco e levaram a melhor, por 82 a 81, graças a um arremesso certeiro da linha de três pontos do armador Hélio no estouro do cronômetro.
“Conheço todos os jogadores do Limeira e sabemos que precisamos treinar muito para ficarmos prontos para a ‘batalha’. A gente cresceu na hora certa e estamos fortes para começar os playoffs. Será um jogo muito difícil e precisamos atuar da forma que temos feito, como um time”, completou Shamell.
Enquanto isso, do outro lado, o time do interior do Estado de São Paulo também sabe que terá dificuldades para atuar diante de uma equipe em alta. Depois de fechar a fase de classificação na 11ª colocação, com uma campanha de 15 vitórias em 34 partidas disputadas (44,1% de aproveitamento), o time limeirense iniciará as disputas do confronto em casa, mas depois terá que jogar duas vezes seguidas sob os domínios dos adversários. Desta maneira, uma vitória no duelo desta quinta-feira é tratada como prioridade.
“Temos que pensar jogo a jogo. Esta primeira partida pode direcionar a série, então precisamos aproveitar o fator casa e torcida para buscarmos uma vitória. Reforço que é indispensável que agora nossa equipe pense apenas neste primeiro confronto, o restante vamos construindo aos poucos”, afirmou Demétrius.
Durante o período em que o Pinheiros esteve envolvido na disputa da Liga das Américas, o time da cidade de Limeira aproveitou para se preparar para a série que será decidida em melhor de cinco jogos. A última vez que a equipe entrou em quadra foi no dia 08 de abril, na vitória sobre o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, por 93 a 86, no Ginásio “Vô” Lucato.
“Superar o Pinheiros é um grande desafio para nós, ainda mais pelo título continental conquistado por eles. Mas, o fato de enfrentarmos uma equipe de alto nível, nos motiva ainda mais a vencê-los. Temos consciência que os Playoffs nos proporcionam um novo campeonato, uma nova chance e queremos aproveitá-la. Tivemos tempo suficiente para preparar e desenvolver o nosso jogo”, completou o treinador limeirense.
Confira as datas de todos os jogos da série:
18/04 – Limeira x Pinheiros – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
21/04 – Pinheiros x Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 13h30
22/04 – Pinheiros x Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
24/04* – Limeira x Pinheiros – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
26/04* – Pinheiros x Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
*Se necessário
Curiosidades do confronto:
Tudo igual
As equipes já se enfrentaram oito vezes em confrontos válidos pelo NBB. Foram quatro vitórias para o Pinheiros e quatro para o Limeira. Quem ficará em vantagem ao final desta série oitavas de final?
Conhecem bem
Dois jogadores do Pinheiros já defenderam as cores do Limeira no NBB: Shamell e Bruno Fiorotto, estiveram no time do interior paulista na primeira edição do torneio nacional.
Velho conhecido
O ala do Limeira, Diego, vestiu a camisa do Pinheiros na segunda temporada do NBB.
Terceiro arsenal
O Pinheiros é o dono do terceiro melhor ataque da fase de classificação. A equipe de Cláudio Mortari somou média de 86,5 pontos por partida.
Bombardeio garantido
Pinheiros e Limeira se destacam na temporada pela grande quantidade de bolas de 3 pontos convertidas por jogo. O time da capital é o segundo colocado no ranking, com média de 10,53 tiros longos certos por jogo. Os limeirenses vêm logo atrás, com média de 9,88.
O campeão das Américas
O Pinheiros fará sua primeira partida após ter se sagrado campeão da Liga das Américas 2013.
Herói
O experiente ala Márcio Dornelles, foi o herói da partida que deu o título ao Pinheiros na competição continental. O jogador, de 37 anos, que anotou 21 pontos contra o Lanús (ARG), fará o seu jogo de número 150 no NBB, e justo nesta partida marcante, pode completa uma marca: 2.000 pontos no torneio nacional. Para isso se concretizar, o camisa 15 terá de anotar oito tentos.
250 e 200 tiros
A mão quente do armador dominicano Ronald Ramon pode atingir uma boa marca. Ao acertar duas bolas de 3 pontos, o camisa 4 do Limeira chegará à 250 arremessos longos convertidos no NBB. O ala Diego também não fica para trás. Quando acertar seu primeiro tiro para 3, o ex-jogador do Pinheiros completará 200 na competição nacional.