HOJE
De volta
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de conquistar histórico título da Liga das Américas, Pinheiros inicia disputa das oitavas de final do NBB contra Limeira

Pinheiros e Limeira se enfrentarão pela primeira vez nas Finais do NBB (Arte/LNB)
A última semana foi especial para o Pinheiros/SKY. A equipe da capital paulista se sagrou campeã da Liga das Américas 2013 e conquistou o primeiro troféu internacional de sua história. Porém, a temporada ainda não acabou para os comandados de Cláudio Mortari, que ainda seguem vivos na briga pelo título do NBB 2012/2013.
Dono da sexta melhor campanha na fase de classificação, o time pinheirense iniciará as disputas da fase de oitavas de final diante do Winner/Kabum/Limeira, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), fora de casa, no Ginásio “Vô” Lucato.
Embalado pela conquista do torneio continental, a equipe da cidade de São Paulo está confiante para as Finais do maior campeonato de basquete do país. Prova disso é o discurso do norte-americano Shamell: “Depois que ganhamos, nós entendemos que podemos jogar como ninguém. Os playoffs serão vários jogos difíceis e devemos estar prontos e nos concentrar para seja lá o que vier”.
Porém, a primeira tarefa do clube na fase de mata-mata não será nada fácil. Durante a etapa inicial do NBB, Pinheiros e Limeira se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, na capital paulista, o time pinheirense precisou da prorrogação para superar o esquadrão do interior paulista, por 102 a 100. Depois, na segunda metade do campeonato, os comandados do técnico Demétrius deram o troco e levaram a melhor, por 82 a 81, graças a um arremesso certeiro da linha de três pontos do armador Hélio no estouro do cronômetro.
“Conheço todos os jogadores do Limeira e sabemos que precisamos treinar muito para ficarmos prontos para a ‘batalha’. A gente cresceu na hora certa e estamos fortes para começar os playoffs. Será um jogo muito difícil e precisamos atuar da forma que temos feito, como um time”, completou Shamell.
Enquanto isso, do outro lado, o time do interior do Estado de São Paulo também sabe que terá dificuldades para atuar diante de uma equipe em alta. Depois de fechar a fase de classificação na 11ª colocação, com uma campanha de 15 vitórias em 34 partidas disputadas (44,1% de aproveitamento), o time limeirense iniciará as disputas do confronto em casa, mas depois terá que jogar duas vezes seguidas sob os domínios dos adversários. Desta maneira, uma vitória no duelo desta quinta-feira é tratada como prioridade.
“Temos que pensar jogo a jogo. Esta primeira partida pode direcionar a série, então precisamos aproveitar o fator casa e torcida para buscarmos uma vitória. Reforço que é indispensável que agora nossa equipe pense apenas neste primeiro confronto, o restante vamos construindo aos poucos”, afirmou Demétrius.
Durante o período em que o Pinheiros esteve envolvido na disputa da Liga das Américas, o time da cidade de Limeira aproveitou para se preparar para a série que será decidida em melhor de cinco jogos. A última vez que a equipe entrou em quadra foi no dia 08 de abril, na vitória sobre o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, por 93 a 86, no Ginásio “Vô” Lucato.
“Superar o Pinheiros é um grande desafio para nós, ainda mais pelo título continental conquistado por eles. Mas, o fato de enfrentarmos uma equipe de alto nível, nos motiva ainda mais a vencê-los. Temos consciência que os Playoffs nos proporcionam um novo campeonato, uma nova chance e queremos aproveitá-la. Tivemos tempo suficiente para preparar e desenvolver o nosso jogo”, completou o treinador limeirense.
Confira as datas de todos os jogos da série:
18/04 – Limeira x Pinheiros – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
21/04 – Pinheiros x Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 13h30
22/04 – Pinheiros x Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
24/04* – Limeira x Pinheiros – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
26/04* – Pinheiros x Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
*Se necessário
Curiosidades do confronto:
Tudo igual
As equipes já se enfrentaram oito vezes em confrontos válidos pelo NBB. Foram quatro vitórias para o Pinheiros e quatro para o Limeira. Quem ficará em vantagem ao final desta série oitavas de final?
Conhecem bem
Dois jogadores do Pinheiros já defenderam as cores do Limeira no NBB: Shamell e Bruno Fiorotto, estiveram no time do interior paulista na primeira edição do torneio nacional.
Velho conhecido
O ala do Limeira, Diego, vestiu a camisa do Pinheiros na segunda temporada do NBB.
Terceiro arsenal
O Pinheiros é o dono do terceiro melhor ataque da fase de classificação. A equipe de Cláudio Mortari somou média de 86,5 pontos por partida.
Bombardeio garantido
Pinheiros e Limeira se destacam na temporada pela grande quantidade de bolas de 3 pontos convertidas por jogo. O time da capital é o segundo colocado no ranking, com média de 10,53 tiros longos certos por jogo. Os limeirenses vêm logo atrás, com média de 9,88.
O campeão das Américas
O Pinheiros fará sua primeira partida após ter se sagrado campeão da Liga das Américas 2013.
Herói
O experiente ala Márcio Dornelles, foi o herói da partida que deu o título ao Pinheiros na competição continental. O jogador, de 37 anos, que anotou 21 pontos contra o Lanús (ARG), fará o seu jogo de número 150 no NBB, e justo nesta partida marcante, pode completa uma marca: 2.000 pontos no torneio nacional. Para isso se concretizar, o camisa 15 terá de anotar oito tentos.
250 e 200 tiros
A mão quente do armador dominicano Ronald Ramon pode atingir uma boa marca. Ao acertar duas bolas de 3 pontos, o camisa 4 do Limeira chegará à 250 arremessos longos convertidos no NBB. O ala Diego também não fica para trás. Quando acertar seu primeiro tiro para 3, o ex-jogador do Pinheiros completará 200 na competição nacional.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca