#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De volta à ativa

Pinheiros PIN 77
x
95 Coop/São José Basketball SJO
28
1ºQ
X
23
18
2ºQ
X
27
12
3ºQ
X
24
19
4ºQ
X
21

18 de janeiro de 2014

Após larga derrota na última rodada, São José dá volta por cima, domina Pinheiros e chega a nove vitórias na atual temporada do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
77
X
95
77
PTS
95
11
A3C
12
18
A2C
21
8
LLC
17
29
RT
38
11
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O São José/Unimed voltou a sentir o gosto da vitória no NBB 2013/2014. Depois de larga derrota na última rodada, para o Palmeiras/Meltex, a equipe do Vale do Paraíba tornou a apresentar um belo basquetebol e derrubou ninguém menos que o Pinheiros/SKY, fora de casa, por 95 a 77, em partida realizada no Ginásio Palestra Itália, devido a indisponibilidade do Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, casa pinheirense.

Com o triunfo, os joseenses chegaram a nove resultados positivos em 16 partidas no campeonato nacional (56,25% de aproveitamento) e fecharam o primeiro turno na sétima posição. Apesar do revés, o clube da capital paulista, que sofreu sua quinta derrota em 16 jogos na atual temporada (68,75% de aproveitamento), continua dentro do G-4, ocupando a quarta colocação.

O nome do jogo foi o ala/pivô Jefferson William, que converteu sete bolas de 3 pontos e terminou o duelo com 27 pontos e 14 rebotes, um expressivo duplo-duplo. Quem também merece destaque é o armador dominicano Manny Quezada, responsável por 24 pontos, oito assistências e quatro rebotes. Pelo lado do Pinheiros, o maior pontuador foi Shamell, que não descansou um minuto sequer e anotou 20 pontos.

O São José, do ala Dedé, fechou o primeiro turno na sétima colocação do NBB6 (Newton Nogueira/Divulgação)

O São José, do ala Dedé, fechou o primeiro turno na sétima colocação do NBB6 (Newton Nogueira/Divulgação)

Ex-jogador do São José, Rafael Mineiro não teve dó de sua equipe anterior e liderou o Pinheiros na etapa inicial. Com 11 pontos, sendo três bolas de 3 pontos, o ala/pivô foi peça importante para os donos da casa abrirem dez pontos de vantagem na primeira parcial do duelo (28 a 18). O São José, por sua vez, conseguiu reduzir a diferença nos minutos finais, deixando o placar em 28 a 23.

A história do segundo quarto foi outra. Defendendo melhor e explorando mais as jogadas internas, os joseenses não só se recuperaram na partida como viraram e colocaram nove pontos de frente (48 a 39), com menos de dois minutos para o fim da segunda parcial. Porém, nos últimos momentos do período, os comandados de Cláudio Mortari, deram o famoso ‘sprint final’ e foram para os vestiários perdendo por quatro pontos (50 a 46).

O São José deixou sua vantagem na casa dos dez pontos logo no início do terceiro período, contando com a mão quente do ala/pivô Jefferson William e do ala Dedé (67 a 55). Mantendo o controle e o domínio do jogo, o time comandado interinamente pelo técnico Marcos Lima fechou a terceira parcial com 16 pontos de frente (74 a 58).

Atrás no placar, o Pinheiros foi para os dez minutos finais disposto a mudar sua situação na partida. A equipe comandada por Cláudio Mortari chegou a assustar os joseenses, reduzindo a diferença, que chegou a ser de 16 pontos, para apenas oito (80 a 72). Mas foi só. O gás pinheirense não foi suficiente para tirar o brio do esquadrão do Vale do Paraíba, que se recuperou na partida e fechou o jogo com 18 pontos de vantagem (95 a 77).