HOJE
De volta à elite
Por Liga Nacional de Basquete
Tradicional praça do basquete brasileiro nos anos 80 e 90, Rio Claro sela sua volta à elite do basquete brasileiro e volta a estar entre os principais clubes do país

Campeões nacionais e das Américas, Rio Claro está de volta à elite do basquete brasileiro (Luiz Pires/LNB)
O tradicional Rio Claro está de volta à elite do basquete brasileiro. Com o título da Liga Ouro 2014 conquistado na noite desta terça-feira, diante de seu torcedor, no Ginásio “Felipão”, a equipe do interior paulista assegurou uma vaga na sétima edição do NBB e garantiu à cidade seu retorno aos principais holofotes da modalidade no país.
Cinco vezes campeão Estadual (1987, 1991, 1993, 1994 e 1995), duas vezes campeão nacional (1992 e 1995), campeão da Copa América de 1995, campeão Sul-Americano também em 95 e vice em 96, o Rio Claro foi uma das maiores potências na década de 90 não só pelos títulos, mas também por projetar grandes atletas para o cenário nacional, como Benite, hoje no Flamengo, além nascidos em Rio Claro, Valtinho, do Unitri/Magazine Luiza, e Eric Tatu, MVP da Final da Liga Ouro com a camisa do rio-clarense.

Prata da casa, Tatu comemora o título com o filho (Douglas Carraretto/LNB)
“Acho que de todos os títulos da minha carreira, sem dúvida nenhuma esse é o mais especial. Eu vim para cá com o objetivo de conseguir levantar o basquete da cidade de Rio Claro, e nós conseguimos. Estou muito feliz. Um título na minha casa com ginásio lotado, toda a minha família, amigos, colegas de faculdade, escola, de 1ª série, e a cidade toda está de parabéns por fazer essa grande festa”, disse o dono da festa, Tatu.
Além dos nascidos em Rio Claro, outras grandes figuras do basquete nacional passaram pelo time rio-clarense, como Demétrius, hoje técnico do Winner/Kabum/Limeira, Paulinho Villas Boas, Danilo Castro, Márcio Dornelles, Vanderlei Mazucchini, hoje coordenador da CBB, e o técnico Guerrinha, atual campeão paulista pelo Paschoalotto/Bauru, curiosamente auxiliado por Marcelo Tamião, comandante do Rio Claro Basquete na conquista da Liga Ouro 2014.
“Muito do que eu coloco em prática hoje eu aprendi com o Guerrinha naquela época. Aprendi muito com ele, é um excelente profissional, que me mostrou muitas coisas dentro do basquete e fez muito belo basquete da cidade de Rio Claro. Hoje, como treinador, eu tento seguir uma linha de trabalho, mas sei que ainda tenho muito a aprender e acrescentar ao basquete de Rio Claro”, declarou Marcelo Tamião.
Capitão do Rio Claro na conquista da Liga Ouro, o ala/pivô Vinícius é nascido na cidade e criado nas categorias de base rio-clarenses. O camisa 4 da equipe campeã da Divisão de Acesso ao NBB presenciou os grandes craques e títulos dos “anos dourados” do basquete de Rio Claro, mas desta vez, ele estava em quadra, levantando um troféu de campeão.
“Esse ginásio é o meu quintal de casa. Vivo nesse ginásio há mais de 12 anos. É muito gratificante sair da arquibancada e vir para a quadra e ainda ser respeitado pelo trabalho que faço. A gente bateu muito na trave para chegar ao NBB, mas esse ano montamos um time para chegar lá. Tivemos um ano de dúvidas, mas foi aí que a gente se uniu e conseguimos esse feito. Ginásio cheio, a cidade respirando basquete, acho que essa é imagem forte da cidade de Rio Claro. Espero que o NBB 2014/2015 seja muito bom para nós e para toda a cidade”, disse Vinícius.

Natural de Rio Claro, Vinícius levantou o troféu de campeão da Liga Ouro 2014 (Douglas Carraretto/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca