HOJE
De volta ao Pedrocão
Por Liga Nacional de Basquete
Jogo 4 entre Sesi Franca e Flamengo pelas Finais do NBB promete pegar fogo
No próxima quinta-feira, às 18h30, a bola sobe para Sesi Franca e Flamengo, no quarto jogo das Finais do NBB 21/22. Em mais um embate de grande nível entre duas das equipes mais clássicas do basquete brasileiro, os dois primeiros duelos foram vencidos pela equipe francana, enquanto os rubro-negros levaram para casa o jogo 3 forçando a continuidade da série de finais. Com a realização do jogo de número quatro, o próximo desafio será disputado, novamente, no Ginásio do Pedrocão e pode selar de vez o destino da temporada, seja com o troféu para a equipe da casa ou com um quinto e último encontro entre as equipes.
Jogo 1
A abertura da série foi realizada no Pedrocão, casa do Sesi Franca, devido a melhor campanha durante a fase de classificação do campeonato. Com os ingressos quase esgotados, os francanos tiveram um apoio enorme da torcida, conseguiram abrir uma boa vantagem logo no segundo quarto e controlaram a vitória durante todo o restante da partida.
A dupla de pivôs Lucas Mariano e Lucas Dias combinaram para 40 pontos e 10 bolas de três (75% das bolas de perímetro do Sesi Franca), acompanhados também por mais uma grande atuação de Georginho de Paula, com 17 pontos, sete rebotes e cinco assistências.
Ver essa foto no Instagram
Jogo 2
Em um dos jogos mais defensivos da história das Finais e dos Playoffs, o Sesi Franca venceu o Flamengo por 64 a 62, a pontuação mais baixa já vista em uma decisão de NBB. Em um duelo com tantos atiradores de elite e pontuadores natos, quem mais se destacou no jogo 2 foram as defesas, que literalmente fecharam as portas para infiltrações e troca de passes, isolando os jogadores e forçando jogadas individuais. O jogo corrido, de contra ataques rápidos, foi limitado pela marcação alta que ambas as equipes apresentaram dentro de quadra.
No primeiro tempo, a medida que o aproveitamento nos arremessos subia, o Flamengo conseguia abrir uma boa vantagem sobre o adversário. Já na volta dos vestiários, brilhou a estrela de dois jogadores francanos: Santiago Scala, que anotou 8 pontos seguidos, e Jhonatan Luz, que se entregou 100% na parte defensiva e ofensiva, alcançando inclusive o prêmio de King of The Game, oferecido por Budweiser.
Ver essa foto no Instagram
Jogo 3
Já no último duelo, a força do extenso elenco carioca se fez presente no Maracanãzinho, junto a motivação da torcida rubro-negra que chegou em peso. O Flamengo conquistou o jogo 4 com direito a uma atuação de gala de Olivinha, que marcou a história da partida, que ao sair no intervalo com um ferimento no supercílio, retornou utilizando uma touca de natação para estancar o sangramento, e ainda anotar 27 pontos, sete rebotes e 27 de eficiência.
A escrita de um jogo aguerrido e forte defensivamente continuou e, dessa vez, o volume da linha de três pontos de ambas as equipes subiu e o trabalho de garrafão foi bem mais efetivo, aumentando também a pontuação na partida. O esperado é que esse “estilo de basquete” siga até o final da série, com as equipes disputando ponto a ponto até o apito final.
Ver essa foto no Instagram
Expectativas para o Jogo 4
Para o duelo de quinta-feira, os ingressos do Pedrocão foram esgotados em poucas horas de vendas e a expectativa é de que o ginásio de 4 mil lugares tenha lotação máxima. As torcidas tem sido um show à parte nas finais, influenciando diretamente no jogo e atuando como um sexto jogador em todos os embates até aqui.
Os duelos individuais também tem marcado essa série. Georginho e Yago são dois personagens que, desde a final de 2020/21, chamam a atenção dos espectadores e imprensa especializada por serem atletas completos e com vasto repertório de jogadas esguias e dinâmicas. Lucas Dias e Lucas Mariano, que brilharam no jogo 1, tem travado grandes disputadas no garrafão com Olivinha e Vitor Faverani, que por sua vez, se destacaram bastante no jogo 3, demonstrando um grande equilíbrio neste duelo a parte das equipes. Por fim, os argentinos Franco Balbi e Santiago Scala, dois dos principais gringos das equipes, se enfrentam desde a infância, quando ainda jogavam em Junín (cidade natal dos dois jogadores) e, por isso, são adversários de longa data.
+ Confira os líderes de estatísticas até o Jogo 3 das Finais
O tão esperado jogo 4, independente do resultado, entrará para a história do NBB. Em caso de vitória do Flamengo, a equipe carioca forçará um jogo 5 após estar perdendo por 2 a 0, feito que apenas duas equipes conseguiram. Já o Franca, em caso de vitória, levantará o troféu do NBB de maneira inédita, caracterizando como mais um grande feito histórico da tradicional equipe. A bola sobe para esse grande nesta quinta-feira (9/6), às 18h30, no Ginásio do Pedrocão, com transmissão no Youtube e Tik Tok do NBB, ESPN, TV Cultura e FlaTV.
Próximas transmissões:
Jogo 4: 9/06 (quinta-feira) – 19h – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
Jogo 5 (*): 11/06 (sábado) – 16h10 – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
*Se necessário
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.