HOJE
De volta ao Pedrocão
Por Liga Nacional de Basquete
Jogo 4 entre Sesi Franca e Flamengo pelas Finais do NBB promete pegar fogo
No próxima quinta-feira, às 18h30, a bola sobe para Sesi Franca e Flamengo, no quarto jogo das Finais do NBB 21/22. Em mais um embate de grande nível entre duas das equipes mais clássicas do basquete brasileiro, os dois primeiros duelos foram vencidos pela equipe francana, enquanto os rubro-negros levaram para casa o jogo 3 forçando a continuidade da série de finais. Com a realização do jogo de número quatro, o próximo desafio será disputado, novamente, no Ginásio do Pedrocão e pode selar de vez o destino da temporada, seja com o troféu para a equipe da casa ou com um quinto e último encontro entre as equipes.

Na última partida, o Flamengo venceu por 81 a 75, com forte presença da torcida (Bruno Lorenzo/LNB)
Jogo 1
A abertura da série foi realizada no Pedrocão, casa do Sesi Franca, devido a melhor campanha durante a fase de classificação do campeonato. Com os ingressos quase esgotados, os francanos tiveram um apoio enorme da torcida, conseguiram abrir uma boa vantagem logo no segundo quarto e controlaram a vitória durante todo o restante da partida.
A dupla de pivôs Lucas Mariano e Lucas Dias combinaram para 40 pontos e 10 bolas de três (75% das bolas de perímetro do Sesi Franca), acompanhados também por mais uma grande atuação de Georginho de Paula, com 17 pontos, sete rebotes e cinco assistências.
Ver essa foto no Instagram
Jogo 2
Em um dos jogos mais defensivos da história das Finais e dos Playoffs, o Sesi Franca venceu o Flamengo por 64 a 62, a pontuação mais baixa já vista em uma decisão de NBB. Em um duelo com tantos atiradores de elite e pontuadores natos, quem mais se destacou no jogo 2 foram as defesas, que literalmente fecharam as portas para infiltrações e troca de passes, isolando os jogadores e forçando jogadas individuais. O jogo corrido, de contra ataques rápidos, foi limitado pela marcação alta que ambas as equipes apresentaram dentro de quadra.
No primeiro tempo, a medida que o aproveitamento nos arremessos subia, o Flamengo conseguia abrir uma boa vantagem sobre o adversário. Já na volta dos vestiários, brilhou a estrela de dois jogadores francanos: Santiago Scala, que anotou 8 pontos seguidos, e Jhonatan Luz, que se entregou 100% na parte defensiva e ofensiva, alcançando inclusive o prêmio de King of The Game, oferecido por Budweiser.
Ver essa foto no Instagram
Jogo 3
Já no último duelo, a força do extenso elenco carioca se fez presente no Maracanãzinho, junto a motivação da torcida rubro-negra que chegou em peso. O Flamengo conquistou o jogo 4 com direito a uma atuação de gala de Olivinha, que marcou a história da partida, que ao sair no intervalo com um ferimento no supercílio, retornou utilizando uma touca de natação para estancar o sangramento, e ainda anotar 27 pontos, sete rebotes e 27 de eficiência.
A escrita de um jogo aguerrido e forte defensivamente continuou e, dessa vez, o volume da linha de três pontos de ambas as equipes subiu e o trabalho de garrafão foi bem mais efetivo, aumentando também a pontuação na partida. O esperado é que esse “estilo de basquete” siga até o final da série, com as equipes disputando ponto a ponto até o apito final.
Ver essa foto no Instagram
Expectativas para o Jogo 4
Para o duelo de quinta-feira, os ingressos do Pedrocão foram esgotados em poucas horas de vendas e a expectativa é de que o ginásio de 4 mil lugares tenha lotação máxima. As torcidas tem sido um show à parte nas finais, influenciando diretamente no jogo e atuando como um sexto jogador em todos os embates até aqui.
Os duelos individuais também tem marcado essa série. Georginho e Yago são dois personagens que, desde a final de 2020/21, chamam a atenção dos espectadores e imprensa especializada por serem atletas completos e com vasto repertório de jogadas esguias e dinâmicas. Lucas Dias e Lucas Mariano, que brilharam no jogo 1, tem travado grandes disputadas no garrafão com Olivinha e Vitor Faverani, que por sua vez, se destacaram bastante no jogo 3, demonstrando um grande equilíbrio neste duelo a parte das equipes. Por fim, os argentinos Franco Balbi e Santiago Scala, dois dos principais gringos das equipes, se enfrentam desde a infância, quando ainda jogavam em Junín (cidade natal dos dois jogadores) e, por isso, são adversários de longa data.
+ Confira os líderes de estatísticas até o Jogo 3 das Finais
O tão esperado jogo 4, independente do resultado, entrará para a história do NBB. Em caso de vitória do Flamengo, a equipe carioca forçará um jogo 5 após estar perdendo por 2 a 0, feito que apenas duas equipes conseguiram. Já o Franca, em caso de vitória, levantará o troféu do NBB de maneira inédita, caracterizando como mais um grande feito histórico da tradicional equipe. A bola sobe para esse grande nesta quinta-feira (9/6), às 18h30, no Ginásio do Pedrocão, com transmissão no Youtube e Tik Tok do NBB, ESPN, TV Cultura e FlaTV.
Próximas transmissões:
Jogo 4: 9/06 (quinta-feira) – 19h – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
Jogo 5 (*): 11/06 (sábado) – 16h10 – Franca x Flamengo – Pedrocão – (Cultura/ESPN/Youtube/Tiktok)
*Se necessário
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca