#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De volta ao topo

01-12-2011 | 06:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com norte-americanos inspirados, Uberlândia conquista importante vitória em casa sobre Brasília, 84 a 73, e retoma a liderança do NBB

Divulgação

O Unitri/Universo voltou ao topo do NBB, nesta quinta-feira, após vencer o Uniceub/BRB/Brasília, em casa, por 84 a 73. Com a dupla de norte-americanos Robby Collum e Robert Day inspirada, os mineiros seguraram a reação brasiliense no último quarto para garantir a vitória.

Collum, com 20 pontos, e Day, com 17, foram os destaques do Uberlândia. O cestinha da partida foi o ala/armador Alex, do Uniceub/BRB/Brasília, com 23 pontos, seguido por Guilherme Giovannoni, com 20.

Com a vitória do Flamengo sobre o Itabom/Bauru, até então a única equipe invicta da temporada, o Unitri/Universo empatou com os rubro-negros e com o Pinheiros/SKY – que também venceu na rodada – no primeiro lugar da tabela. Mas os mineiros levam vantagem nos critérios de desempate e assumem a ponta da competição.

Jogando em casa, o time de Uberlândia não teve vida fácil contra o atual bicampeão. Embora tenha permanecido o tempo todo a frente no marcador, os brasilienses seguiam na cola, sem deixar os mineiros escaparem.

No último quarto, Uberlândia entrou vencendo por seis pontos de vantagem, mas viu a diferença cair para apenas um quando restava cerca de um minuto para o fim. Foi então que o armador Valtinho apareceu e, com frieza, converteu sete lances livres nos segundos finais, pondo fim a reação do rival.

Ainda houve tempo para Robby Collum converter uma última cesta de 3 pontos, que deu número finais ao jogo.

Minas vence a primeira

O Minas Tênis Clube conquistou a primeira vitória na temporada ao bater o Vivo/Franca, fora de casa. Mesmo com a torcida contra, os mineiros contaram com uma grande atuação do argentino Luciano Gonzalez, autor de 30 pontos, para fazer 89 a 77.

O francanos, pela primeira vez, puderam contar com o time completo a disposição. O armador Fernando Penna, recuperado de contusão, e o trio de norte-americanos Sowell, Johnson e Basden, com a documentação regularizada, fizeram a primeira partida em casa na competição.

Mas nem mesmo os 29 pontos de Sowell, cestinha do Franca na partida, foram o suficiente para superar a jovem equipe mineira, que agora comemora o primeiro triunfo no campeonato.

Em São José dos Campos, o São José/Unimed/Vinac não deu chances ao Vila Velha/Garoto/BMG e venceu, 87 a 47. A dupla Fúlvio e Murilo foi o destaque da noite. O armador saiu de quadra com 16 pontos e nove assistências e viu o companheiro ser o cestinha, com 23 pontos. Do lado capixaba, Matheus Dalla e Bruno Silva foram os maiores anotadores, com 10 pontos cada.

Já o Pinheiros/SKY teve mais trabalho diante do Araraquara, mas contou com um desempenho irrepreensível no segundo tempo para sair com a vitória, 106 a 83, e se manteve junto aos líderes. O ala Marquinhos foi o cestinha do jogo, com 27 pontos, seguido por Olivinha, com 24. O ala pivô ainda conquistou um duplo-duplo ao coletar 11 rebotes. Pelo time do interior paulista, Luisinho foi o destaque, com 24 pontos.

Confira os resultados da quinta rodada do NBB:
01/12 (Quinta-feira)

Tijuca/Rio de Janeiro 85 x 78 Liga Sorocabana
Araraquara 83 x 106 Pinheiros/SKY
Vivo/Franca 77 x 89 Minas Tênis Clube
Unitri/Universo 84 x 73 Uniceub/BRB/Brasília
São José/Unimed/Vinac 87 x 47 Vila Velha/Garoto/BMG
Flamengo 81 x 66 Itabom/Bauru
Winner/Limeira 86 x 70 Paulistano/Unimed