HOJE
De volta com olhar diferente
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de um ano fora do NBB, Ênio Vecchi retorna com uma análise mais profunda da competição e tenta implantar o que aprendeu no trabalho com o Joinville

Com a experiência de quem viveu um ano observando o NBB de longe, Ênio Vecchi quer usar tudo o que viu em sua nova equipe (Roberto Dias Borba/Divulgação)
Ênio Vecchi está de volta ao NBB. E quem acha que o técnico, agora no Cia do Terno/Romaço/Joinville, estará um pouco enferrujado em seu retorno, se enganará bastante. O tempo fora da principal competição de basquete no país serviu para o treinador, que se afastou da liga por um ano para comandar a Seleção Brasileira feminina em 2011, aprender novos conceitos de jogo, observando o campeonato de forma mais ampla.
Prestes a fazer o primeiro jogo como técnico do Joinville, contra APAB/FMD/FURB/Altenburg/Alta Papéis/Bom Jesus, em Blumenau (SC), nesta quarta-feira (26/09), às 19h00, Vecchi, que comandou o Vitória e o Londrina em edições passadas do NBB, se disse com uma visão diferente e mais profunda da liga após o ano longe da competição.
“Quando você trabalha de forma direta, está voltado ao seu time, aos jogos da sua equipe e aos confrontos dos próximos adversários. De fora, é possível ver coisas diferentes, vê mais jogos. Isso está me ajudando porque pude observar muitos aspectos de parte tática que estou tentando implantar aqui em Joinville”, afirmou o treinador.
No Joinville, Vecchi está fazendo o que chamou de “trabalho de reestruturação técnica”. “Poucos atletas da temporada passada ficaram para essa. Então, temos priorizado o trabalho para que o elenco adquira conjunto, entrosamento e conhecimento do jogo”, declarou, elogiando o empenho do elenco do time catarinense para corrigir falhas e chegar na ponta dos cascos no NBB 2012/2013.

Vecchi está fazendo uma reestruturação técnica para que Joinville continue disputando o NBB de forma competitiva (Roberto Dias Borba/Divulgação)
“Temos jogadores dedicados e conscientes, o pessoal tem se empenhado, as atividades têm sido fortes. Nos últimos 15 dias, focamos bastante na parte tática. Estamos em um estágio muito importante da nossa preparação”, acrescentou.
A adaptação à cidade catarinense foi rápida, segundo Vecchi, por encontrar um povo que abraça o basquete, que teve um relativo sucesso nas edições passadas do NBB com os antecessores Alberto Bial e José Neto. “A gente percebe não só o carinho, mas como o respeito do povo de Joinville com o time de basquete é muito grande”, falou.
“A receptividade tem sido muito legal. A adaptação é tranquila em uma cidade que vive o basquete e o NBB. A semente foi plantada, agora queremos melhorar em todos os níveis”, concluiu.
A preparação do Joinville começa nesta quarta e deve ser intensificada com a disputa de mais amistosos e alguns torneios, como o Campeonato Sul-Brasileiro e os Jogos Abertos de Santa Catarina. Cerca de dez partidas devem ser feitas até a estreia no NBB 2012/2013, contra o Pinheiros/SKY, fora de casa, no dia 24 de novembro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca