#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De olho no NBB!

16-09-2015 | 03:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com participações de Minas, Basquete Cearense e Macaé, quadrangular em Belo Horizonte chega ao fim e esquenta preparação das equipes para o NBB

Com pouco mais de 50 dias para o início da próxima edição do NBB, as equipes estão a todo vapor com suas preparações para o maior campeonato de basquete do país. Em Belo Horizonte, no início desta semana, três times que participarão da competição nacional disputaram a primeira fase do Campeonato Mineiro e deram sequência às suas pré-temporadas.

Entre os dias 13 e 15/09, no Olympico Club, em Belo Horizonte, Minas Tênis Clube, Ginástico/Olympico, e os convidados Solar Basquete Cearense e Macaé Basquete se enfrentaram em um quadrangular que representou a etapa inicial da competição do Estado de Minas Gerais.

Quem teve o melhor desempenho foi o Basquete Cearense. Depois de vencer quatro amistosos no Estado de São Paulo, o time dirigido pelo técnico Alberto Bial triunfou em seus três compromissos na capital mineira e se manteve invicto em sua pré-temporada. A primeira vítima dos nordestinos foi o Ginástico/Olympico, por 71 a 59. Depois, os representantes de Fortaleza venceram o Minas, por 84 a 59, e o Macaé, pelo placar de 100 a 56.

“Um quadrangular interestadual, para uma equipe que vem garimpando aquela região, tentando fazer uma região pródiga com o basquetebol, e temos todas as possibilidades para isso, a gente acredita que, com esse resultado, com equipes de dois estados do sudeste (São Paulo e Minas Gerais), tem uma importância super positiva no nosso calendário de trabalho. Mas, mais do que isso, o que eu sinto que foi mais legal é que os preparativos que fizemos para esses dois primeiros meses foram muito eficazes”, avalia Alberto Bial.

Cearense, do técnico Alberto Bial, venceu todas as suas partidas em Belo Horizonte (delima/ETEX)

Cearense, do técnico Alberto Bial, venceu todas as suas partidas em Belo Horizonte (delima/ETEX)

Apenas com a derrota para os cearenses na conta, o Minas foi outra equipe que teve um bom desempenho no quadrangular. Utilizando como base a equipe Sub-22 que disputa a LDB e com as presenças de Shilton e Ansaloni no garrafão, o time dirigido pelo técnico Demétrius Ferraciú fechou sua participação no quadrangular com vitória sobre o rival Ginástico, resultado que lhe rendeu a vantagem de decidir em casa o título estadual.

“Esses jogos do Mineiro são muito bons. O time vem num ritmo muito alto, especialmente os garotos, que vem jogando a LDB há algum tempo, e temos um entrosamento muito bom, já que essa base está junta há dois ou três anos. O que queremos é continuar com essa pegada e com esse ritmo para termos uma sequência positiva na fase final do Campeonato Mineiro”, destacou o pivô minastenista Ansaloni.

Ainda com seu elenco em formação e também com alguns desfalques, Macaé não somou nenhuma vitória em Belo Horizonte. Por sua vez, o Ginástico, que pode aparecer como uma das novidades da próxima edição da Liga Ouro (Divisão de Acesso ao NBB), fechou sua participação com um triunfo e duas derrotas.

Depois da realização do quadrangular válido pela primeira fase, Minas e Ginástico decidirão quem ficará com o posto de campeão estadual em um playoff melhor de cinco jogos. Por atuarem como convidados, Basquete Cearense e Macaé não disputam o título e usaram as partidas apenas para seguirem com suas preparações para o NBB 2015/2016.

Minas e Ginástico voltarão a se enfrentar para decidir quem fica com o título estadual (Orlando Bento/Divulgação)

Minas e Ginástico voltarão a se enfrentar para decidir quem fica com o título estadual (Orlando Bento/Divulgação)

Confira todos os resultados do quadrangular:

13/09 (domingo)
Ginástico/Olympico 59 x 71 Solar Basquete Cearense
Decisão Engenharia/Minas 69 x 54 Macaé Basquete

14/09 (segunda-feira)
Decisão Engenharia/Minas 59 x 84 Solar Basquete Cearense
Ginástico/Olympico 91 x 67 Macaé Basquete

15/09 (terça-feira)
Macaé Basquete 56 x 100 Solar Basquete Cearense
Ginástico/Olympico 62 x 77 Decisão Engenharia/Minas