HOJE
Final de respeito
Por Liga Nacional de Basquete
Com elencos recheados de jogadores de Seleção e recordistas do NBB, Bauru e Flamengo comprovam favoritismo e decidem título do campeonato nacional

Flamengo e Bauru decidem título da sétima edição do NBB a partir da próxima terça-feira (26) (Henrique Costa/Bauru Basket)
Chegou a hora de definir o melhor time do Brasil. O Paschoalotto/Bauru e o Flamengo provaram durante toda a temporada 2014/2015 serem duas das melhores equipes do país, porém nos próximos dias, durante a série melhor de três jogos da Final da sétima edição do NBB, teremos a definição um campeão nacional inédito ou um tricampeão consecutivo do NBB.
O Bauru, que levantou todos os troféus dos quatro torneios que disputou nesta temporada, Campeonato Paulista, Jogos abertos do interior, Liga Sul-Americana e Liga das Américas, e o Flamengo, que dominou todos os campeonatos que disputou na temporada passada, Campeonato Carioca, Liga das Américas, Copa Intercontinental e NBB, começaram a sétima edição do NBB como candidatos ao título nacional, e ambas equipes não decepcionaram e conseguiram provar o favoritismo para a decidirem a Final do principal campeonato do país.
Donos de duas verdadeiras seleções, os elencos de Bauru e Flamengo combinam para um total de sete atletas que disputaram a Copa do Mundo da Espanha no ano passado. Do lado do Bauru, Alex Garcia, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir defenderam a camisa da Seleção Brasileira, que finalizou o torneio com a sexta colocação. Já pelo Flamengo, Marcelinho Machado e Marquinhos atuaram com o selecionado verde-amarelo, enquanto Nico Laprovittola e Walter Herrmann defenderam a Argentina.
Do Sul-Americano da Venezuela, que foi disputado também no ano passado e que terminou com o Brasil com a medalha de bronze, o Flamengo foi representado por Benite, Olivinha, Felício, Gegê e o comandante José Neto, enquanto o Bauru foi representado pelo ala/pivô Jefferson William, que não disputará a Final do NBB 7 por conta de uma lesão no tendão de Aquiles.

Cinco dos 12 jogadores que representaram o Brasil no último Mundial estarão em quadra na Final do NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Com tantos craques que defenderam as seleções brasileira e argentina em dois dois principais torneios do basquetes do mundo, além de vários outros jogadores de peso, os elencos da equipe bauruense e da carioca estão recheados de craques e de jogadores que já escreveram seus nomes na história dos sete anos de NBB.
O confronto entre Bauru e Flamengo terá em quadra seis dos oito maiores cestinhas da história do NBB (2º – Marcelinho Machado 3º – Alex Garcia 4º – Marquinhos 6º – Murilo Becker, 7º – Olivinha 8º – Larry Taylor), terá o embate dos dois maiores reboteiros da história do campeonato nacional (1º – Olivinha 2º – Murilo), e também o duelo entre quatro dos principais jogadores em arremessos certos para 3 pontos (1º – Marcelinho Machado, 5º – Robert Day, 6º – Marquinhos, 7º – Alex Garcia).
Desde a coletiva de imprensa para o início da sétima edição do NBB a palavra que estava na boca de todos os jogadores e técnicos era: equilíbrio. A fase de classificação e as três primeiras fases dos playoffs provaram que o NBB 7 foi pra lá de equilibrado, e Bauru e Flamengo conseguiram se sobressair e chegaram até a decisão.

Enquanto o Bauru tenta seu primeiro título do NBB, o Flamengo briga por seu quarto título (Henrique Costa/Bauru Basket)
Donos de respectivas primeira e terceira melhores campanhas da fase de classificação da temporada 2014/2015 do NBB, os dois times estão acostumados a vencer, possuem atletas habituados em ser campeões, com dois elencos recheados de estrelas, a série Final do NBB 7 tem tudo para manter o equilíbrio e o ótimo nível que se perdurou por todo o NBB 7.
Além de ter todos os melhores recordistas da história do NBB, ter dezenas de jogadores que defenderam suas seleções no Copa do Mundo, no Sul-Americano, um duelo particular também será muito interessante durante a Final do NBB 7.
Rivais nas Finais das duas primeiras edições do NBB, o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, e Alex Garcia, que hoje defende o Bauru mas que atuou nas decisões com a camisa do UniCEUB/BRB/Brasília, estão empatados com um título de NBB para cada e cinco vitórias para cada um no duelo particular em decisão de troféu do NBB.
Apesar de toda a história do confronto entre contra Marcelinho, o camisa 10 do Bauru, tricampeão do NBB com o Brasília (NBB 2, NBB 3 e NBB 4), espera vencer mais uma vez o NBB, desta vez para se tornar o atleta mais vencedor da história do campeonato.
Para Marcelinho, além de também vencer seu quarto campeonato e se tornar o maior vencedor da história do campeonato nacional, títulos no NBB 1, NBB 5 e NBB 6, o experiente ala de 40 anos quer dar o Flamengo o quarto troféu do NBB e também tornar o clube da Gávea o time mais vencedor da história do NBB, com quatro conquistas.
Depois de vencer os quatro primeiros títulos que disputou na temporada 2014/2015, o Bauru agora tem o objetivo de vencer o campeonato nacional. Pela primeira vez em sua história na Final do NBB, a equipe bauruense representa o Estado de São Paulo, e espera se tornar o primeiro campeão da história do NBB fora do eixo Rio-Brasília.

Hoje defendendo a camisa do Bauru, Alex Garcia voltará a enfrentar seu velho rival Marcelinho Machado na Final do NBB (Ricardo Cassiano/LNB)
Confira a programação completa da Final da temporada 2014/2015 do NBB:
– Paschoalotto/Bauru (1º) X Flamengo (3º)
Jogo 1 – 26/05 (terça-feira), às 21h30 – HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 30/05 (sábado), às 10 horas – Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na TV Globo e SporTV
Jogo 3* – 06/06 (sábado), às 10 horas – Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na TV Globo e SporTV
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca