HOJE
Decisão parao Super 8
Por Liga Nacional de Basquete
Em situações diferentes, Vasco e Pinheiros se enfrentam com pensamento na Copa Super 8; veja a situação das equipes
O início da Copa Super 8 está muito próximo. Com apenas mais uma semana de jogos para encerrar o primeiro turno do NBB CAIXA 2018/2019, sete equipes já se classificaram, restando apenas a última vaga para o torneio.
A partir de agora todo jogo é uma decisão, caso do duelo entre Vasco da Gama e EC Pinheiros, que acontecerá nesta terça-feira (11/12), no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas, com transmissão ao vivo na ESPN.
+Saiba mais detalhes sobre o confronto Vasco e Pinheiros
Visualizar esta foto no Instagram.
Amanhã tem #GiganteDoBasquete em São Januário e você está convocado! 💢🏀 #Vascodagama
A Copa Super 8 é um torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno no final do mês de dezembro e, em formato de mata-mata, dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, da próxima temporada.
Na oitava colocação, com quatro vitorias e sete derrotas (36,4% de aproveitamento), o Vasco da Gama fará suas últimas duas partidas do turno em casa, contra Pinheiros, nesta terça-feira, e Mogi das Cruzes/Helbor, na sexta-feira.
O time comandado pelo técnico Alberto Bial precisará de uma campanha superior à do Joinville, atual nono colocado, por ter perdido o confronto direto. Logo, duas vitórias garatem o Gigante da Colina no Super 8, enquanto que um triunfo deixa a equipe praticamente lá.

Em grande fase, armador Felipe Ruivo foi eleito MVP da final da LDB 2018 e ganha cada vez mais espaço no time principal (Ricardo Bufolin/ECP)
Já o Pinheiros vive uma fase bem diferente. Na terceira colocação, com oito vitórias em onze oportunidades (72,7% de aproveitamento), o clube da capital paulista já está garantido no torneio que vale uma vaga para a Liga das Américas de 2020.
O time comandado pelo treinador César Guidetti ainda tem grandes chances de terminar o turno na segunda colocação e garantir mando de quadra no Super 8 até as semifinais, pelo menos.
Uma vitória no duelo com o Vasco já coloca a equipe na vice-liderança, por igualar a campanha do Flamengo (nove triunfos e três derrotas) e levar vantagem no confronto direto – vencido pelo Pinheiros, por 74 a 61.
Seis equipes disputam a última vaga
Os sete primeiros colocados do NBB CAIXA 2018/2019 já estão confirmados na Copa Super 8 – Sesi Franca Basquete, Flamengo, EC Pinheiros, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore, Life/Fitness Minas e Botafogo.
A oitava e última vaga está sendo disputada por seis equipes, do oitavo ao 13º lugar (Vasco da Gama, São José Basketball, Corinthians, Joinville/AABJ, Basquete Cearense e Sendi/Bauru Basket) – apenas o Universo/Caixa/Brasília não tem chances de classificação.

Retorno do ídolo Dedé deu um gás a mais para a Águia do Vale buscar uma vaga no G-8 (Arthur Marega Filho/São José Basketaball)
O São José não depende apenas de si para conseguir a classificação. O time joseense precisa vencer o Brasília, nesta quinta-feira, e contar com dois tropeços do Vasco para se garantir no torneio do fim de dezembro.
A situação do Corinthians é um pouco mais complicada. Para conseguir a vaga, a equipe do Parque São Jorge precisa vencer seu último jogo com o Bauru, além de contar com dois tropeços do Vasco e um do São José para ficar na oitava colocação.
O Joinville estava bem encaminhado, até as derrotas para São José, no último sábado, e Paulistano, nesta segunda-feira, que deixaram a equipe na décima primeira colocação do NBB CAIXA. Agora, o time comandado pelo técnico Daniel Lazier terá que torcer por pelo menos uma derrota do Vasco, e tropeços de São José e Corinthians, além de vencer o último jogo, contra o líder Sesi Franca.
A combinação de resultados para garantir a classificação de Basquete Cearense ou Bauru é ainda mais complexa. O Basquete Cearense precisará vencer sua partida, contar com pelo menos um tropeço vascaíno e derrotas de São José, Corinthians e Joinville.

Carcará e Dragão, mesmo com inícios bem abaixo do esperado, ainda tem pequenas chances (Stephan Eilert/Basquete Cearense)
O Dragão terá como último adversário o Corinthians, fora de casa, neste sábado. Por ter perdido os confrontos diretos contra todas as outras equipes que disputam a última vaga para o Super 8, o Bauru precisará, além de vencer o Timão, torcer por derrotas de todas as outras equipes.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca