#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Decolagem autorizada

24-10-2017 | 07:40
Por Liga Nacional de Basquete

Com clássicos, estreias e alta expetativa, Copa Avianca começa nesta quinta, em BH; Flamengo, Vasco, Botafogo, Solar Cearense, Vitória e Minas estão na disputa

Vai subir a bola para a tão aguardada Copa Avianca. Nesta quinta-feira (25/10), em Belo Horizonte (MG), Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Solar Cearense, Universo/Vitória e o anfitrião Minas Tênis Clube darão início a um inédito torneio preparatório e aquecerão seus motores para o NBB CAIXA 2017/2018.  A primeira partida será às 16 horas, entre Vasco e Vitória.

As seis equipes se enfrentarão entre si em turno único, em rodadas triplas entre o dia 25 e 30 de outubro. Os dois melhores colocados decidirão o título da Copa Avianca no dia 31, às 19h15, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Todas as partidas acontecerão na Arena Minas Tênis Clube.

“É um mini NBB, um campeonato que já antecipa o clima de rivalidade, de competitividade e que vai exigir muito de todas as equipes. É início de temporada, ainda estamos lapidando o melhor jogo, vamos enfrentar times muito fortes, que se reforçaram bastante, mas a alegria e o entrosamento do nosso grupo podem fazer a diferença. Um bom resultado vai dar mais moral e confiança também para a disputa do NBB”, afirmou Gegê, armador do anfitrião Minas.

Clássicos

Um dos combustíveis que turbinará ainda mais a Copa Avianca são os clássicos. Ao todo, serão quatro confrontos de rivalidade regional. Representantes da região Nordeste no NBB CAIXA, Solar Cearense e Universo/Vitória estarão frente a frente na Arena Minas no domingo (29/10), às 14h45 (de Brasília).

Flamengo x Vasco será um dos clássicos da Copa Avianca (João Neto/LNB)

Entre os cariocas, o primeiro será entre Flamengo e Botafogo, na quinta-feira (26), às 18h15. No dia seguinte (27), às 16 horas, será a vez do Vasco da Gama enfrentar os botafoguenses. E por fim, o grande clássico entre Flamengo e Vasco será no domingo (29), às 17 horas.

“Estou vivendo está atmosfera de time grande, de estar em um clube de camisa, que contém está rivalidade grande. Estamos bastante animados para os clássicos, sabemos das nossas responsabilidades e daremos o máximo para vencer”, disse o ala Dedé Stefanelli, do Vasco da Gama, ao site oficial de seu novo clube.

Reforçados

Todas se reforçaram bastante visando o melhor desempenho possível no NBB CAIXA. Na Copa Avianca, as equipes colocarão suas novas peças em ação para dar a elas o melhor ritmo de jogo possível, afim de chegar no nacional na melhor condição possível. O Solar Cearense, por exemplo, contratou seis atletas: o armador Paulinho Boracini, o ala/armador Betinho, o ala João Felipe Sá, o pivô Bruno Fiorotto e os norte-americanos Eric Laster e Nathan Molony-Benjamin.

“Os reforços se adequaram muito bem ao estilo já existente na equipe. São grandes jogadores que tenho certeza estão famintos para colaborar efetivamente. Estou muito confiante de que essa possa ser a melhor temporada desde o início do projeto”, comentou Davi Rossetto, que vai para sua sexta temporada com a camisa do Basquete Cearense.

Já o Vasco da Gama foi uma das equipes que mais contratou durante a pré-temporada. Ao todo, foram oito reforços: o armador Fúlvio, os alas Dedé Stefanelli, Gui Deodato e Gustavo Basílio, e os pivôs Lucas Mariano, Guilherme Giovannoni, Chris Hayes e Renato Carbonari.

“Foram três meses só fazendo pré-temporada, treinando e só jogamos três partidas amistosas. É um campeonato muito significativo, um pré NBB, com times bastante fortes, e que acrescentará para nosso processo de amadurecimento como equipe. O pensamento é lá na frente, de chegar à final do NBB, mas também queremos fazer uma grande Copa Avianca para começar com o pé direito esta temporada”, disse o vascaíno Dedé Stefanelli.

O Minas, por sua vez, foi ao mercado e buscou nomes de experiência, como o ala/pivô Teichmann, o ala Audrei e o único pentacampeão consecutivo do NBB CAIXA, o armador Gegê. Quem também chegou ao clube mineiro foi o ala/armador Jefferson Campos, o ala Lelê e os norte-americanos Evan Roquemore e Billy Rush. Todos farão suas estreias oficiais com a camisa minastenista.

“É um time novo, que precisa de tempo para estar equilibrado, mas o comprometimento de todos está tornando as coisas mais simples. Temos jogadores experientes como Teichmann, Audrei, Jefferson Campos e o americano Evan, e isso é importante para que o time tenha maturidade e poder de decisão, disse Gegê.

Campeão da última Liga Ouro e estreante no NBB CAIXA, o Botafogo manteve grande parte de seu experiente elenco e contratou peças importantes para a ocupar as carências na equipe. São elas o jovem ala Gabriel Manjialardo e os experientes pivôs André Coimbra e Átila dos Santos.

Vitória terá oportunidade de dar ainda mais entrosamento a seus reforços, como Murilo Becker (Divulgação/FIBA)

Duas equipes presentes na Copa Avianca já estrearam seus novos elencos na Liga Sul-Americana: Flamengo e Vitória. O rubro-negro carioca colocou em ação seus novos contratados, os armadores Arthur Pecos e o venezuelano, David Cubillan, o ala Pilar e o norte-americano MJ Rhett. Já o rubro-negro baiano trouxe o pivô Murilo Becker, os norte-americanos Matt Shaw e Nick Okorie, e os jovens João Pedro e Maique.

“A Copa Avianca será muito importante para nós. Apesar de termos jogado a Sul-Americana, não estávamos totalmente entrosados. Os americanos, por exemplo, estavam há 15 dias no Brasil somente. É uma grande oportunidade para as equipes ganharem ritmo de jogo. Tomara que essa competição dure por mais anos. Vamos usar esse torneio para chegarmos no NBB jogando de igual para igual com todas as equipes e obter o melhor resultado possível”, disse o técnico Régis Marrelli, do Vitória.

Foco na preparação

A Copa Avianca é um torneio preparatório. Portanto, o principal objetivo das equipes é justamente deixar todos prontos para o NBB CAIXA. Durante a pré-temporada, o Solar Cearense, por exemplo, ainda disputou amistosos contra as seleções de Camarões e Chile, além de três participantes do NBB CAIXA e que inclusive estarão na Copa Avianca: Minas, Vasco e Botafogo.

“Foi uma pré-temporada muito intensa, acredito que aproveitamos muito bem o tempo para evoluirmos individualmente e como equipe. Entramos nessa fase competitiva extremamente motivados para fazer uma grande temporada e botar em prática todo o potencial que temos”, declarou Davi Rossetto.

“É uma boa oportunidade de adquirimos ritmo de jogo, avaliarmos o trabalho até aqui e desenvolver mais o entrosamento entre nós. Serão jogos de alto nível que utilizaremos para chegar no NBB da melhor que pudermos”, concluiu o camisa 5 do Carcará.

Quem também fez amistoso contra um de seus adversários na Copa Avianca na pré-temporada foi o Vasco da Gama, que realizou uma partida preparatória contra o Vitória, seu adversário na estreia. Na oportunidade, o clube de São Januário saiu vitorioso contra o time baiano. Agora, a expectativa cruzmaltina é repetir a atuação em Belo Horizonte no dia 25, no Ginásio do Minas Tênis Clube.

“Apesar do amistoso que vencemos deles aqui no Rio, sabemos que eles estavam em preparação para o Sul-Americano. Não vai ter jogo fácil e precisamos estar focados para conseguir ter mais um bom rendimento contra eles e diminuir nossos erros do último duelo”, concluiu Dedé Stefanelli, do Vasco.

No entanto, tem time na Copa Avianca que tem o NBB CAIXA como segundo plano e no momento pensa em outra competição: o Flamengo. A equipe do técnico José Neto se classificou no primeiro lugar do Grupo A e agora terá pela frente a fase semifinal da competição continental, que teve acontecer na primeira semana do mês de novembro.

“Temos o propósito de jogar essa Copa Avianca como um torneio preparatório. Temos mais próxima a Liga Sul-Americana e temos que estar preparados. Acredito que essa sequência de jogos será muito importante para dar ritmo ao time e que possamos chegar na Sul-Americana mais preparados, já que vamos jogar contra equipes muito fortes”, disse o técnico do Flamengo, José Neto, em entrevista à TV Fla.

Confira a tabela completa da Copa Avianca (horários de Brasília):

– 25/10 (quarta-feira)
16h – Vasco da Gama x Universo/Vitória
18h15 – Botafogo x Solar Cearense
20h30 – Minas Tênis Clube x Flamengo

– 26/10 (quinta-feira)
16h – Solar Cearense x Vasco da Gama
18h15 – Flamengo x Botafogo
20h30 – Universo/Vitória x Minas Tênis Clube

– 27/10 (sexta-feira)
16h – Botafogo x Vasco da Gama
18h15 – Flamengo x Universo/Vitória
20h30 – Minas Tênis Clube x Solar Cearense

– 29/10 (domingo)
14h45 – Universo/Vitória x Solar Cearense
17h – Vasco da Gama x Flamengo
19h15 – Botafogo x Minas Tênis Clube

– 30/10 (segunda-feira)
16h – Solar Cearense x Flamengo
18h15 – Botafogo x Universo/Vitória
20h30 – Minas Tênis Clube x Vasco da Gama

– 31/10 (terça-feira)
14h45 – 5º colocado x 6º colocado
17h – 3º colocado x 4º colocado
19h15 – 1º colocado x 2º colocado (Final) – ao vivo no SporTV