#JOGAJUNTO

LDB

Defesa de sucesso

31-12-2012 | 02:32
Por Liga Nacional de Basquete

A forte marcação do Bauru é um dos principais trunfos da equipe, que é uma das favoritas ao título da LDB 2012: "O jogo começa na defesa"

No quesito roubos de bola, o Bauru é o segundo da LDB, com média de 14 por partida (Orlando Bento/Divulgação)

A defesa é um dos pontos principais de um jogo de basquete, algo essencial para uma equipe obter sucesso em suas partidas e campeonatos. Um dos favoritos ao título da LDB 2012, o Bauru usa de sua defesa uma de suas principais armas contra os adversários, além de um ataque fenomenal.

Com essas poderosas armas, os bauruenses terminaram a primeira fase da competição em primeiro lugar do grupo C, com 100% de aproveitamento e o segundo time com mais roubos de bola da LDB 2012, com incrível média de 14 por partida. O Bauru também terminou como a equipe com maior média de assistências (22,5 p/jogo), e de pontos, com a incrível média de 103,7 pontos por partida nessa fase, fruto de uma ótima defesa:

“A parte defensiva é primordial  pra uma equipe que quer ter resultados positivos. Tendo uma defesa boa, possibilita-se o contra ataque e cestas fáceis, então facilita o jogo. No final da partida isso faz muita diferença, trabalhamos bastante a parte defensiva, pois o jogo começa na defesa”, disse o técnico Hudson Previdelo.

Mas qual seria o segredo para ter uma defesa tão eficiente? A pegada defensiva dos bauruenses tem sido essencial para ganhar jogos e abrir boa vantagem nas partidas nessa competição.

Nandão é um dos donos do garrafão baruense nessa LDB (Orlando Bento/Divulgação)

Um dos melhores defensores da LDB, o ala/armador Gui Deodato procura incentivar seu time a marcar bem, mas destaca que a vontade é o ponto principal: “primeiramente, para defender tem que ter vontade, eu procuro mostrar isso para o time, todo mundo desse time gosta muito de defender, mas antes de tudo tem que ter vontade.”

Um dos “xerifões” do garrafão do Bauru, o pivô Nandão, um monstro na parte física, destaca seu porte, mas não esquece a disposição e a garra da equipe quando o assunto é a marcação: “O segredo é muita disposição, estamos pecando um pouco ainda no rebotes, mas um ajuda o outro, também temos muita força física, intimidando o adversário na defesa”, comentou o atleta.

Além de uma árdua prática, o técnico Hudson Previdelo disse que a conversa também é aplicada como forma de treinamento, e cita a sua forte defesa como uma filosofia bauruense:

“Isso é treinado e muito conversado, os nossos jogadores que jogam no adulto já tem essa filosofia, o Bauru sempre teve isso, uma defesa forte e um jogo de contra-ataque em transição muito forte, então isso vem sendo passado para as categorias de base. Nos treinos eu enfatizo e cobro uma defesa agressiva uma postura defensiva que vai facilitar os jogos para a gente”, comentou o treinador.

Apesar de uma excelente defesa, Gui mantém os pés no chão, mas conta que a equipe precisa treinar e melhorar mais ainda para obter sucesso e chegar ao título da LDB: “Temos muito a melhorar na nossa defesa, está muito boa, nós, se treinados, temos potencial para sermos campeões”.

O técnico da equipe bauruense segue o mesmo pensamento de Gui, mas confia na regularidade e entrosamento de seu time para conquistar a glória máxima da competição:

“Sabemos que tem outras equipes favoritas, umas cinco ou seis equipes, mas nós somos uma delas, esperamos continuar bem e com consistência na defesa, mesmo tendo um ataque bastante qualificado. Mas apostamos no nosso conjunto entre defesa e ataque para termos uma chance de surpreender e ganhar o campeonato”, finalizou Hudson Previdelo.

O Bauru foi a melhor equipe em números da primeira fase da LDB 2012 (Orlando Bento/Divulgação)