#JOGAJUNTO

Definidos os participantes do Torneio Interligas Brasil/Argentina

29-03-2010 | 05:35
Por Liga Nacional de Basquete

Os quatro primeiros colocados entre os clubes argentinos já garantiram vaga. No NBB, Universo, Flamengo, Minas e Franca serão os representantes

Depois da definição das datas para a realização dos dois quadrangulares do Torneio Interligas Brasil/Argentina, chegou à vez de conhecermos as equipes que participarão do campeonato. Com o término da fase de classificação da Liga Nacional de Basquet, competição organizada pela Asociación de Clubes de Basquetbol, da Argentina, os quatro primeiros colocados que garantiram suas vagas foram: Peñarol, Atenas, Juventud Sionista e Libertad Sunchales. No NBB, campeonato organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Spalding, apesar da competição ainda estar em andamento, os quatro times que disputarão este evento serão: Universo/BRB/ Financeira Brasília, Flamengo, Pitágoras/Minas e Vivo/Franca.

Assim como foi acordado entre as ligas argentina e brasileira, os dois primeiros colocados em seus respectivos campeonatos receberão os terceiros e quartos colocados do outro país. Sendo assim, Peñarol e Atenas, respectivamente, primeiro e segundo da LNB da Argentina, receberão o terceiro e o quarto melhores do NBB, em Mar del Plata, no Poliesportivo Islas Malvinas. Com apenas mais um jogo pela primeira fase do NBB, o Franca, atual quarto colocado, pode no máximo atingir a terceira posição, por isso, já está garantida sua presença no quadrangular que será disputado na Argentina, nos dias 09, 10 e 11 de abril. No momento, o outro brasileiro que viajaria para Mar Del Plata seria o Minas, que aparece, neste instante, como terceiro melhor posicionado.

Antes de a bola laranja subir em território argentino, o primeiro e o segundo colocados do NBB receberão Juventud Sionista e Libertad Sunchales em solo brasileiro, nos dias 06,07 e 08 de abril. Depois de já terem atuado 24 vezes, Universo e Flamengo possuem apenas cinco derrotas e ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda posições na tabela. Os dois ainda podem trocar de posições entre si e, também, são ameaçados pelo Minas, que ainda pode chegar ao segundo posto na fase de classificação. Apesar das colocações finais ainda serem uma incógnita, o local de disputa já foi escolhido. O torneio será realizado no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Esta será a primeira edição do Torneio Interligas Brasil/Argentina.