#JOGAJUNTO

Déjà Vu

12-05-2013 | 12:23
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e São José repetem última temporada e disputam vaga na final do NBB 2012/2013; confronto terá início nesta terça-feira

São José, do armador Fúlvio, ou Flamengo, do ala Marquinhos: quem leva a melhor na série? (Arte/LNB)

Flamengo e São José travaram uma batalha na última temporada por uma vaga na decisão do NBB. E o duelo ocorrerá novamente na atual edição da maior competição de basquete do país. Após vencerem seus duelos pela fase de quartas de final, cariocas e joseenses repetirão a disputa por um lugar na final do campeonato nacional. O primeiro capítulo da série acontecerá na próxima terça-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Na temporada 2011/2012, o time do interior paulista levou a melhor. Dono da melhor campanha na fase de classificação, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli aproveitou o fato de decidir o confronto em seus domínios e venceu o duelo por três jogos a dois. Porém, para este ano, os papéis se inverteram. Agora, o clube da Gávea, líder da primeira fase da atual edição do NBB, terá a vantagem de fazer três partidas em casa.

Além disso, o esquadrão rubro-negro reformulou completamente seu elenco e apenas dois jogadores seguem na equipe após o revés na temporada passada: o pivô Caio Torres e o ala Duda Machado. O terceiro atleta nesta lista seria o experiente ala Marcelinho Machado, mas o camisa quatro segue em recuperação de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito.

“Vai ser uma série dura e temos que entrar forte, buscando a vitória no primeiro confronto, mesmo atuando fora de casa. Tivemos um período de descanso e, posteriormente, trabalhamos forte, por isso, creio que chegaremos preparados para esta série que será marcada pelo equilíbrio”, disse o ala/armador Vitor Benite, uma das principais contratações do Flamengo para o NBB 2012/2013.

Porém, se o time do Rio de Janeiro mudou completamente em relação ao último campeonato, o mesmo não pode ser dito da equipe de São José dos Campos. A agremiação do Vale do Paraíba manteve a mesma base que venceu o Flamengo nas semifinais e ficou com o vice-campeonato da edição passada do NBB, após perder para o Uniceub/BRB/Brasília na decisão.

“Em relação às semifinais do ano passado, nosso time manteve a base e o Flamengo mudou muito, inclusive a comissão técnica (saiu Gonzalo Garcia e entrou José Neto). Agora, é outra situação, outro momento. O Flamengo é a melhor equipe, fez a melhor campanha da primeira fase e foi a única a fechar as quartas de final em três a zero. Eles são os favoritos ao título e teremos uma tarefa difícil. Mas, ao longo desta temporada, , mostramos nossa força, conquistamos o título do Campeonato Paulista com duas vitórias fora de casa em quintos jogos, na semifinal contra Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, e na final diante do Pinheiros, em São Paulo, e vencemos os atuais tricampeões do NBB também nesta situação. Temos consciência de que este primeiro jogo é fundamental para nossas pretensões na série”, afirmou o treinador do São José, Régis Marrelli.

Os times chegam ao confronto após passarem pelas quartas de final de maneira completamente distinta. Os flamenguistas eliminaram o Paulistano/Unimed por três jogos a zero, enquanto que os representantes do interior do Estado de São Paulo venceram uma verdadeira batalha e eliminaram o Uniceub/BRB/Brasília, que se sagrou campeão das três últimas edições do NBB, por três a dois, com direito a uma vitória na partida de número cinco em pleno Ginásio Nilson Nelson, na capital federal.

Esta será a terceira oportunidade em que as equipes se encontrarão na fase de playoffs da competição nacional. Além da semifinal da última temporada, as equipes se enfrentaram nas quartas de final do NBB 2009/2010 com vitória por três a zero dos cariocas. Porém, o passado pouco importa e as equipes estão bastante ligadas no confronto deste ano. Prova disso são os discursos dos dois lados com as principais “armas” dos rivais na ponta da língua.

“Vamos encarar uma equipe que tem um grupo coeso, bastante entrosado, composto por jogadores de qualidade e que trabalha muito bem no pick and roll com o Fúlvio e tem uma transição rápida e eficiente com o Laws e com o Dedé, sem falar no trabalho de garrafão do Murilo. Vamos trabalhar para tentar conter os pontos fortes do São José e para que isso ocorra, vamos estudá-los e treinar em cima disso”, disse Benite, terceiro cestinha da equipe flamenguista na competição, com média de 13,4 pontos por jogo.

“Além das mudanças de jogadores e comissão técnica, o Flamengo mudou muito sua defesa para esta temporada. Primeiro, vamos precisar atacar com qualidade diante da forte defesa deles. Depois, temos que nos preocupar em exercer um ótimo trabalho defensivo, já que eles possuem ótimos jogadores em todas as posições. Sempre deixo claro para meus jogadores que o time que tiver a melhor defesa e conseguir anular seus adversários levará a melhor”, completou o comandante do time paulista.

Ao contrário do que fez durante toda a temporada, inclusive nas oitavas e quartas de final, em que a entrada era franca, o time joseense organizará um esquema solidário para os torcedores que quiserem comparecer ao jogo desta terça-feira. Para adquirir ingresso para o jogo, os fãs deverão se dirigir à bilheteria do Ginásio Lineu de Moura com um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho em bom estado.

Confira o calendário completo da série:

Flamengo (1º) x São José/Unimed (7º)
14/05 (terça-feira) – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas
17/05 (sexta-feira) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas
19/05 (domingo) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas
23/05 (quinta-feira)* – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas
25/05 (domingo)* – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h45

*Se necessário