HOJE
Laços culturais
Por Liga Nacional de Basquete
Delegação do Fortaleza Basquete Cearense foi recebida pelo embaixador da Sérvia no Brasil, Aleksandar Ristic, em Brasília, antes da disputa do Torneio Abertura NBB CAIXA 2025
A delegação do Fortaleza Basquete Cearense viveu um momento especial no sábado (27/09), ao ser recebida na Embaixada da Sérvia, em Brasília, pelo embaixador Aleksandar Ristic. A visita reforça os laços culturais e esportivos entre Brasil e Sérvia, países que compartilham uma forte tradição no basquete e que, cada vez mais, encontram pontos de conexão dentro e fora das quadras.
Durante o encontro, dirigentes, membros da comissão técnica e atletas do time cearense participaram de uma imersão cultural, conhecendo aspectos da história e das tradições sérvias, além de discutirem a relevância do país europeu no cenário mundial do basquete. Reconhecida como uma das maiores potências do esporte, a Sérvia é constantemente comparada ao Brasil pela paixão e talento de seus jogadores, sendo considerada por muitos como “os brasileiros da Europa”.

Delegação do Fortaleza Basquete Cearense visita Embaixada da Sérvia em Brasília. Foto: Lucas Castro/FCB
A relação do Fortaleza Basquete Cearense com a Sérvia é direta e sólida. A equipe é comandada pela técnica Jelena Todorovic, que vem implementando seu estilo de jogo em sua primeira experiência no basquete brasileiro, e conta também com o assistente Vladimir Dosenovic e o ala-pivô Aleksa Popovic, todos sérvios. Essa presença reforça a identidade multicultural do clube e amplia as possibilidades de intercâmbio de conhecimento técnico e experiências.
O embaixador Aleksandar Ristic, ao lado do cônsul Strahinja Radakovic e de toda a equipe da Embaixada, recebeu calorosamente a delegação, destacando a importância do fortalecimento das relações entre os dois países por meio do esporte. O Fortaleza Basquete Cearense agradeceu pela acolhida e manifestou o desejo de estreitar ainda mais os vínculos institucionais, esportivos e culturais com a Sérvia, abrindo caminho para futuras iniciativas de cooperação.
Além da visita diplomática, o Fortaleza Basquete Cearense também se prepara para sua participação no Torneio Abertura NBB CAIXA 2025, que acontece em Brasília e vai até o dia 4 de outubro. O time cearense terá a oportunidade de medir forças contra grandes adversários e utilizar a disputa como vitrine para mostrar o trabalho realizado durante a pré-temporada, além de apresentar ao torcedor sua nova identidade em quadra sob o comando da treinadora Jelena Todorovic.
O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca