HOJE
De novo, Pinheiros?
Por
Dono de três das quatro maiores viradas dos playoffs, Pinheiros empata série contra Flamengo e tem nova chance de fazer história no NBB CAIXA

Holloway é um dos grandes nomes do Pinheiros na série (Daniel Vorley/ECP)
Virada é uma palavra frequente para o EC Pinheiros. E agora, o clube da capital paulista terá a chance de fazer história novamente. Depois de vencer o Flamengo pela segunda vez seguida, nesta segunda-feira (01/05), a equipe empatou a série em 2 a 2 e forçou a realização do Jogo 5 do confronto válido pelas quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017.
Em todo o histórico dos playoffs do NBB CAIXA, apenas quatro vezes uma equipe conseguiu vencer uma série após estar perdendo por 2 a 0. Só que três destas “viradas históricas” foram protagonizadas pelo Pinheiros, sendo a última delas na última temporada.
“Em uma série de playoffs tudo é possível. Mesmo quando você está em desvantagem ou o adversário está em uma condição melhor na série, você tem que lutar e acreditar até o fim. Agora vamos ao Jogo 5 e está tudo aberto. Estamos confiantes e vamos seguir com nosso plano de jogo para buscar essa vitória”, disse Bennett, um dos grandes destaques da vitória pinheirense no Jogo 4.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 4 entre Pinheiros e Flamengo
Na edição 2011/2012, a equipe paulista reverteu o cenário diante do Joinville nas quartas de final e foi o primeiro a se classificar depois de estar com 2 a 0 de desvantagem em uma série. No ano seguinte, nas oitavas de final, o clube repetiu o feito, diante do Limeira.
A última virada pinheirense foi nas oitavas de final da temporada passada, contra o Minas Tênis Clube. Depois de perder as duas primeiras partidas, sendo uma delas em casa, o time comandado por César Guidetti venceu três jogos seguidos e garantiu vaga nas quartas após protagonizar mais uma virada.
“Viramos uma série ano passado contra o Minas e podemos fazer isso de novo, o que seria histórico. Vamos lutar até o fim e mostrar que nossa equipe pode ganhar do Flamengo. Buscamos após estar 2 a 0 e isso nos dá muita motivação para esse Jogo 5”, disse Holloway, que marcou 32 pontos no Jogo 4 nesta segunda-feira.

Pinheiros, de Bennett, viu o Flamengo abrir 2 a 0 na série e deixou tudo igual com vitória no Jogo 4 (Daniel Vorley/ECP)
Derrotado em casa na abertura da série, o time paulista viu o Flamengo vencer o Jogo 2 e ficar a uma vitória das semifinais. Na última quarta, em uma partida de tudo ou nada, o Pinheiros venceu em pleno Ginásio do Tijuca e se manteve vivo. Já nesta segunda-feira, a equipe voltou a vencer os rubro-negros, desta vez em casa, para deixar tudo igual no confronto.
“Estou muito orgulhoso pela entrega da equipe desde o início da série. A parte tática é importante, a parte técnica também, mas nada é mais importante que a entrega. Tem que deixar tudo, se jogar nas bolas e nos rebotes. Acredito que esse esteja sendo o grande mérito dessa equipe”, disse César Guidetti, que estava na três viradas pinheirense, sendo duas como assistente e a outra já como técnico na última temporada.
Além da equipe da capital paulista, a única equipe a conseguir a tal feito foi o Mogi das Cruzes/Helbor, na edição 2013/2014, contra o Limeira.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca