#JOGAJUNTO

LDB

Deramaula

24-10-2017 | 12:28
Por Liga Nacional de Basquete

Com Bruno Savignani e Léo Costa no comando, clínicas para treinadores são um sucesso na LDB 2017

Foi um grande sucesso a realização das clínicas ministradas pelos técnicos Bruno Savignani e Léo Costa, entre sábado e segunda-feira (21 e 23/10), durante as etapas de Curitiba (PR) e do Rio de Janeiro (RJ) do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017, que contou com a participação de técnicos e assistentes técnicos das equipes presentes na competição.

“Se desse para dar nota 11 para a iniciativa da LNB em realizar essa clínica eu daria. É muito importante essa cultura de trocar informações, aprender um com os outros. Eu não conhecia o Léo Costa profundamente, apenas o seu trabalho, e achei uma clínica muito rica. Aprendi muito e gostei muito da riqueza de detalhes”, disse David Pelosini, técnico do EC Pinheiros na LDB 2017.

As clínicas foram divididas em duas partes, uma teórica e outra prática. No Rio de Janeiro, a teórica ocorreu no sábado, enquanto em Curitiba, foi realizada no domingo, no Hotel Go Inn. Já a prática foi realizada nesta segunda-feira nas duas capitais, nos ginásios sedes das duas etapas.

“É sempre muito importante este momento de trocar informações e experiências. É obvio que se tratam de treinadores que estão há algum tempo trabalhando na base, que já participaram de muitas clínicas, mas acho que é sempre hora de estar adquirindo novos conhecimentos”, declarou Bruno Savignani, técnico responsável por ministrar a clínica de Curitiba.

Técnico do Brasília durante uma temporada e meia, Bruno Savignani ganhou grande destaque ao comandar a equipe candanga a uma grande campanha no NBB CAIXA 16/17. O agora treinador, também acumulou experiência dentro da quadra, com o próprio time da capital federal, além dos anos em que atuou no basquetebol italiano e francês.

“Acho que o fundamental é trocar experiências. Nem sempre aquilo que a gente vê no jogo, na televisão ou jogando contra a gente consegue ver da mesma maneira que em uma clínica, parando, mostrando, porque a clínica é realmente voltada para os treinadores. Eu tentei passar da melhor maneira possível alguns conceitos defensivos que eu acredito, que venho estudando e que eu utilizei neste último NBB CAIXA”, completou Bruno.

Já Léo Costa foi treinador do Macaé Basquete nas últimas quatro temporadas da principal competição do basquete nacional. A campanha de maior destaque da equipe fluminense sobre o comando dele ocorreu na edição 14/15, quanto os macaenses chegaram até a fase quartas de final.

“Foi uma experiência muito boa. Fiquei muito orgulhoso de participar e ser lembrado pela LNB para ministrar essa clínica. Essa troca de experiências está sendo muito boa para todos e já me acrescentou muito. Espero que eu também tenha conseguido passar alguma coisa proveitosa para os treinadores presentes”, afirmou Léo Costa, técnico responsável por ministrar a clínica do Rio de Janeiro.