#JOGAJUNTO

LDB

Derrubou o invicto

Flamengo FLA 69
x
80 B.Cearense/Cuca CEA
15
1ºQ
X
21
16
2ºQ
X
24
17
3ºQ
X
10
21
4ºQ
X
25

9 de outubro de 2013

Com boa atuação e controle do jogo nas mãos, Basquete Cearense domina Flamengo e quebra invencibilidade do time carioca na LDB 2013

DOCUMENTOS:
69
X
80
69
PTS
80
3
A3C
9
22
A2C
14
16
LLC
25
34
RT
45
14
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Com a vitória, o Basquete Cearense chegou aos 57 pontos na LDB 2013 (Aldo Carneiro/LNB)

O SKY/Basquete Cearense fez o que nenhum time da LDB tinha conseguido anteriormente. Na manhã desta quarta-feira, na cidade de Recife, em Pernambuco, o time de Fortaleza teve uma atuação dominante, venceu o Flamengo, por 80 a 69, e quebrou a invencibilidade do clube rubro-negro na atual temporada da competição Sub-22.

No comando do placar desde o primeiro minuto, a equipe nordestina chegou a ser incomodada pelos cariocas durante o terceiro quarto, quando a diferença caiu para apenas três pontos. Mas os comandados de Espiga não se desesperaram, mostraram frieza e tranquilidade e seguiram tranquilos no controle do jogo.

Com a expressiva vitória, o Basquete Cearense chegou aos 57 pontos e voltou para o grupo dos três primeiros colocados. Agora, a equipe só depende de si para voltar à vice-liderança do maior campeonato de base do basquete brasileiro ao final da quarta etapa do maior campeonato de base do basquete brasileiro. Enquanto isso, o clube da Gávea soma 61 pontos e segue momentaneamente na segunda posição, já que o Minas Tênis Clube, atual líder, já jogou 24 jogos contra 21 de rubro-negros e cearenses.

Principais nomes da equipe do Ceará na LDB 2013, o armador Davi Rossetto, autor de 24 pontos, seis rebotes e cinco assistências, o ala/armador Victor Gusmão, que anotou 16 pontos, e o pivô Erick Camilo, que somou 12 pontos, nove rebotes e cinco assistências, foram fundamentais para o triunfo sobre os flamenguistas.

“Podemos não ser uma super equipe, mas nosso time prova a cada dia que tem muita qualidade. Cada um sabe muito bem o que tem que fazer em quadra e isso dá muita segurança para todo o grupo. Além disso, nós nos preparamos muito para jogar essa LDB e isso faz toda a diferença para nós. Inclusive hoje tivemos mais fôlego no final do que o Flamengo”, disse Davi.

Sem poder contar com o armador Gegê, que permaneceu no Rio de Janeiro para compromissos da equipe adulta no Campeonato Carioca 2013, o Flamengo teve no pivô Douglas sua principal figura na partida, com 18 pontos. Outros bons nomes foram o ala/armador Alef e ala Chupeta, que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Desde os minutos iniciais do confronto, o Basquete Cearense já mostrou que estava disposto a ser o primeiro time a vencer o Flamengo na LDB 2013. Com uma defesa intensa, principalmente sob os dois maiores pontuadores da equipe carioca, Diego e Douglas, o time nordestino começou a partida com tudo. O grande destaque individual do primeiro quarto ficou por conta do pivô Erick Camilo, autor de nove pontos na parcial. Sempre à frente no placar, os representantes de Fortaleza fecharam o período com seis pontos de vantagem: 21 a 15.

Logo no início do segundo quarto, o esquadrão do Ceará aproveitou algumas falhas do Flamengo para ampliar a diferença no placar para a casa dos 11 pontos (30 a 19). Na sequência, os cariocas até esboçaram uma reação e, com uma sequência de cinco a zero, diminuíram o prejuízo para seis pontos (30 a 24). Mas o bom momento dos rubro-negros parou por aí. Sem perder o controle do jogo, os comandados do técnico Espiga se mantiveram tranquilos e não só seguraram o ímpeto dos cariocas como conseguiram aumentar a vantagem.

Com destaque para as atuações do armador Davi, que marcou dez pontos na segunda parcial, e do pivô Erick, que voltou a aparecer bem na partida, o Basquete Cearense seguiu pontuando com tranquilidade. Do outro lado da quadra, o Flamengo encontrou muitas dificuldades para atacar diante da forte defesa do esquadrão do Nordeste. Sendo assim, o confronto chegou ao intervalo com o placar em 45 a 31 a favor do Basquete Cearense.

O primeiro tempo ruim do Flamengo ficou nos vestiários. Com uma postura completamente diferente, o time comandado pelo técnico Paulo Chupeta voltou com tudo para o terceiro quarto. Em pouco mais de dois minutos, a diferença no placar já tinha caído para oito pontos (46 a 38). Depois, Douglas chamou a responsabilidade e, com cinco pontos seguidos, colocou a vantagem dos rivais em apenas três pontos (46 a 43). Mas a resposta do Basquete Cearense foi rápida.

Sem se abater, a equipe de Fortaleza conseguiu se recuperar ainda durante o terceiro quarto e conseguiu aumentar novamente sua vantagem no jogo. Depois de marcar apenas três pontos nos 20 primeiros minutos do duelo, o ala/armador Victor Gusmão apareceu muito bem, marcou oito pontos e foi crucial para o Basquete Cearense não deixar o Flamengo empatar ou até mesmo virar o placar. Então, os nordestinos abriram sete pontos de frente (55 a 48) ao final do terceiro período.

No último quarto, o Basquete Cearense conseguiu controlar muito bem a partida. Sem deixar com que os flamenguistas voltassem a diminuir a vantagem no placar, a equipe comandada por Espiga mostrou muita maturidade e frieza para confirmar a vitória em solo pernambucano sem sustos.

“Nossa postura em quadra foi fundamental para essa derrota. Não mostramos felicidade em quadra e isso ficou claro. Tivemos um começo ruim e o Basquete Cearense, que conta com vários jogadores experientes, soube aproveitar muito bem isso. Mas agora temos que digerir logo essa derrota e pensar no restante da competição”, disse o pivô Douglas, cestinha do Flamengo na partida, com 18 pontos.