HOJE
Desafio Interligas: o “Jogo da Vida”
Por Liga Nacional de Basquete
Com grandes promessas do basquete em quadra, Desafio Interligas pode ser considerado o "jogo da vida" de alguns atletas
Novidade no Jogo das Estrelas 2019, o Desafio Interligas – Novas Estrelas, entre os destaques Sub-23 das ligas nacionais de Brasil e Argentina, promete ser uma experiência interessante tanto para os atletas quanto para os espectadores.
O público poderá presenciar uma partida com grandes promessas do basquete brasileiro e sul-americano, que em alguns casos já são realidade e se destacam em suas equipes nas competições profissionais, como Yago Mateus, Didi, Felipe Ruivo e Georginho de Paula.
Do outro lado, os jogadores terão a oportunidade de mostrar suas habilidades para o Ginásio Pedrocão lotado e para todo o Brasil, já que será transmitido ao vivo na ESPN e Fox Sports.
Essa chance se torna ainda mais especial para alguns atletas menos badalados, que estão em transição das categorias de base para as equipes principais e aparecem pouco nas partidas.
Para Gui Abreu, ala do Sesi Franca Basquete, a partida tem um gostinho ainda melhor. Em casa, o jogador revelado nas categorias de base do clube francano terá toda a torcida a seu favor, além de conhecer, e muito, todos os cantos do ginásio.
“Cada ano que passa a Liga vem organizando e dando mais visibilidade ao Jogo das Estrelas. Participar de um evento como esse, uns dos principais eventos esportivos nacionais, ainda mais em casa, me deixa muito feliz. A torcida francana sempre apoia muito a equipe e os jogadores, com certeza nesse jogo não será diferente. Será um ótimo final de semana de basquete”, afirmou Gui Abreu.

Gui Abreu, do Franca (Stephan Eilert/Basquete Cearense)
Na atual temporada do NBB CAIXA, Gui já atuou em 15 partidas – muito mais do que nos últimos dois anos, em que somou sete participações na competição nacional – com média de quase cinco minutos em quadra por partida. Aos 19 anos, o jogador sabe que o Desafio Interligas é uma ótima oportunidade para ganhar mais visibilidade.
“É um desafio de muita importância, a visibilidade nos dá a oportunidade de mostrar qualidades àqueles que não conhecem o nosso jogo muito bem, pode nos ajudar ainda mais no processo de adaptação. É também uma experiência a mais contra bons jogadores que jogam em uma liga de qualidade”, completou o atleta francano.
No caso do armador Lucas Vezaro, o “Vezarinho”, do Joinville/AABJ, a situação é um pouco diferente. Peça chave na equipe catarinense, o jogador tem boas médias no atual NBB CAIXA: 10,4 pontos, 2,6 pontos, 6,6 de eficiência em 22,7 minutos por partida.

Vezarinho, do Joinville. e Brite, do Basquete Cearense (Lucas Alvarez/Joinville)
Mesmo com os bons números, o jogador enxerga na partida contra os destaques jovens da Liga Argentina como uma oportunidade única e se mostrou preparado para o confronto.
“Eu encaro como uma oportunidade única e estou muito bem preparado psicologicamente e fisicamente. A expectativa é grande sendo que é a primeira vez em que participo de um evento como esse, estou muito feliz e me sinto honrado em fazer parte das Novas Estrelas do NBB”, afirmou Vezarinho.
Rivalidade Brasil x Argentina
Todo evento que envolve um duelo entre brasileiros e argentinos se torna especial. Com uma forte rivalidade entre os países, principalmente nos esportes, o Desafio Interligas – Novas Estrelas será uma oportunidade para os jovens sentirem na pele um pouco do que isso representa.
É sempre bom lembrar que o Desafio Interligas não é um duelo entre as seleções de Brasil e Argentina, mas sim entre as ligas dos dois países. Mas não importa: o clima da partida será, sim, de Brasil x Argentina.
O pivô Dikembe, do Paulistano/Corpore, eleito MVP da LDB 2017, já vivenciou essa experiência em quadra. No último Sul-Americano Sub-21, realizado em Salta (ARG), em agosto de 2018, o jogador estava presente na vitória que deu o título da competição ao selecionado brasileiro.
Com o objetivo de se firmar no cenário nacional, a expectativa da partida, que já era grande, ficou ainda maior.
“É uma rivalidade pra lá de especial entre Brasil e Argentina. Os dois países sempre querem mostrar quem é o melhor. Nosso time brasileiro vai com tudo, pois somos jovens promessas querendo nos firmar no cenário nacional e um jogo com tanta visibilidade só nos deixa com mais vontade”, afirmou o pivô Dikembe.

Pivôs do CAP na LDB 2017, Dikembe e Victão representarão o Novas Estrelas NBB (João Pires/LNB)
Estreante no NBB CAIXA, o ala/pivô Douglas Santos, do Corinthians, também comentou sobre o duelo que, segundo ele, não é uma oportunidade que aparece sempre.
“Estou muito feliz pelo convite, é um evento incrível. A rivalidade Brasil e Argentina vem de muito tempo, de vários esportes. É uma oportunidade que não vem duas vezes, é bom para ser reconhecido e aparecer um pouco também”, disse Douglas Santos, ala/pivô do Corinthians.

Além do Desafio Interligas, Douglas Santos também disputará o Torneio de Enterradas TNT (Willian Oliveira/Divulgação)
A partida entre as Novas Estrelas do NBB CAIXA e da Liga Argentina acontecerá no primeiro dia do Jogo das Estrelas 2019, sexta-feira (09/01), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), com horário marcada às 19 horas.
O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca