#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Desempate

13-04-2015 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Com equilíbrio imperando e uma vitória para cada lado, Pinheiros e Brasília desempatam série no Distrito Federal, nesta terça, com transmissão ao vivo do SporTV

O equilíbrio vem sendo a principal marca do playoff oitavas de final entre Pinheiros/SKY e UniCEUB/BRB/Brasília. Sétimo e décimo colocados na fase de classificação do NBB 7, respectivamente, paulistas e candangos vêm fazendo uma série extremamente acirrada e que, após dois jogos em São Paulo, está empatada em 1 a 1.

Mas nesta terça-feira (14/04), as duas equipes desempatarão a disputa por uma vaga nas quartas de final. No Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), o Jogo 3 do confronto melhor de cinco está marcado para às 21h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

“Será um jogo muito duro. Brasília é um time recheado de grandes jogadores e uma equipe com muita tradição aqui no Brasil. Tenho certeza de que eles irão com tudo para esses jogos em Brasília e vai ser um grande duelo. Queremos vencer e eles também. Playoff é assim e temos que estar focados o tempo todo”, declarou o ala/armador norte-americano Jason Smith, do Pinheiros.

Jason Smith, do Pinheiros

Após 2 jogos em São Paulo, cada equipe venceu uma e série está empatada (Wander Roberto/Pinheiros)

Logo no primeiro jogo da série, na capital paulista, os dois times já deram mostras de que a disputa seria das melhores. No Jogo 1, o Brasília mostrou sua força e abriu a disputa com uma vitória fora de casa, por 95 a 91. Já no segundo duelo, também em São Paulo, o enredo foi bem parecido, mas o desfecho foi diferente: triunfo apertado do Pinheiros, por 96 a 90.

“Tínhamos condições de ganhar os dois jogos em São Paulo, tanto que ganhamos bem o primeiro. No segundo estávamos preparados para ganhar de novo, mas não merecemos, eles jogaram melhor e tiveram méritos pela vitória. Agora queremos ganhar os dois jogos em Brasília, pensando primeiro no Jogo 3. Eles virão motivados com essa vitória no último jogo. Com certeza serão duas grandes partidas”, disse o ala Arthur, do Brasília.

+Clique confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Agora igualados na briga por uma vaga nas quartas para enfrentar o vice-líder da fase de classificação Winner/Limeira, pinheirenses e brasilienses vem cumprindo o que o histórico do confronto entre eles diz: muito equilíbrio. Em seis temporadas de NBB, as duas equipes já se enfrentaram em duas semifinais, ambas vencidas pelo esquadrão da capital federal.

“É playoff. Sabíamos que seria uma série muito equilibrada e não tem sido diferente. Vamos melhorar os nossos pontos fortes e tentar anular as principais armas da equipe de Brasília. Sabemos que não será fácil, é um time muito forte, mas estamos preparados e vamos focados em busca dos nossos objetivos”, disse o ala Marcus Toledo, do Pinheiros.

Dono de grande desempenho, Brasília, de Giovannoni, nunca perdeu um jogo na ASCEB em playoffs (Brito Júnior/Divulgação)

 

E neste momento um dado histórico do confronto parece jogar à favor do Brasília. Atuando como mandante, a equipe do Distrito Federal tem desempenho de 27 vitórias em 32 partidas de playoffs (84,3% de aproveitamento). Já no palco das duas próximas partidas, a ASCEB, o time candango nunca sofreu uma derrota sequer. Foram seis partidas no NBB 3, com seis vitórias.

Em jogos de playoffs contra o Pinheiros, os números são ainda melhores para o esquadrão do Planalto Central. São quatro partidas realizadas em Brasília, todas elas vencidas pelo time da casa. No momento, o placar geral do confronto entre os dois times na história do NBB é de 16 triunfos para os candangos e nove para os pinheirenses.

+Clique aqui e confira mais curiosidades históricas sobre oitavas de final do NBB

“Preferimos jogar na ASCEB. É o ginásio em que a gente treina e lá a torcida instiga mais o adversário. O fator casa será muito importante para nós e vamos tentar fechar a série lá em Brasília”, comentou o ala candango Arthur, que fez 13 pontos em cada um dos jogos da série até agora.

Joe Smith, do Pinheiros, e LaMonte, do Brasília

Ao lado de seu irmão Jason, Joe Smith vem sendo um dos destaques da série (Luiz Pires/LNB)

Por sua vez, o Pinheiros aposta em seu poder de fogo para surpreender o Brasília e mudar sua escrita caseira em playoffs. Nos dois primeiros jogos, a equipe paulista teve como principal destaque os irmãos Smith. O mais velho, Joe, foi o cestinha do Jogo 1, com 27 pontos. Já no segundo, foi a vez de Jason brilhar e anotar 30 importantes pontos da vitória pinheirense.

“Foi muito importante para nós vencer o segundo jogo. Ficar com 2 a 0 de desvantagem em uma série de playoff, ainda mais quando você começa jogando em casa, não é nada bom e ainda bem que conseguimos nos recuperar da derrota sofrida no primeiro jogo da série. Agora será uma melhor de três e os jogos tendem a ser mais duros ainda”, disse Jason.

Depois da partida desta terça-feira, a série terá seu quarto duelo já na próxima quinta-feira (16/04), novamente no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas (de Brasília). Se o classificado não for definido na quarta partida, o Jogo 5 será realizado no domingo (19/04), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 16 horas.

“Brasília é um time que pode vencer qualquer partida aqui no NBB. Eles têm muita experiência e qualidade e nós temos que nos portar exatamente da maneira que jogamos a segunda partida. Temos que atuar com bastante intensidade caso a gente queria vencê-los fora de casa”, concluiu Jason Smith, jogador em atividade com a maior média de bolas de 3 pontos do NBB 7 – 2,9 por jogo.

Confira o calendário completo da série entre Pinheiros (7º) e Brasília (11º):

Jogo 1 – Pinheiros 91 x 95 Brasília
Jogo 2 – Pinheiros 96 x 90 Brasília
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 21h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4 – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da ASCEB, em Brasília
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

*Se necessário