#JOGAJUNTO

LDB

Desencantou

B.Cearense/Cuca CEA 70
x
69 Flamengo FLA
21
1ºQ
X
12
26
2ºQ
X
17
17
3ºQ
X
20
6
4ºQ
X
20

Gin. Antonio Prado Jr

23 de novembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cearense deixa escapar vantagem de 25 pontos, resiste à pressão do Flamengo no último quarto e conquista primeira vitória na segunda etapa da LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
70
MANTEVE
5º Colocado (*)
X
69
MANTEVE
9º Colocado (*)
70
PTS
69
10
A3C
8
14
A2C
13
12
LLC
19
31
RT
36
14
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Solar Cearense entrou na segunda etapa com a quarta melhor campanha do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, mas sofreu duas derrotas nos dois primeiros jogos em São Paulo (SP). No entanto, nesta quinta-feira (23/11), o Carcará desencantou e alçou seu primeiro voo. Com larga vantagem construída no primeiro tempo, o time nordestino segurou uma incrível reação do Flamengo, ganhou no sufoco por 70 a 69 e retomou o caminho das vitórias na competição nacional Sub-20.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Teve sufoco: O Basquete Cearense foi dominante durante a maior parte da partida, principalmente no primeiro tempo, e chegou a ter 25 pontos de vantagem na metade do terceiro quarto (64 a 39). No entanto, a equipe nordestina viu o Flamengo emplacar uma corrida de 20 a 2 entre os dois minutos finais do terceiro período e os quatro primeiros do último e cortar a diferença para sete pontos em um piscar de olhos (66 a 59). Em seguida, os rubro-negros ficaram com três pontos atrás (69 a 66) e tiveram duas chances de empatar a partida, mas não aproveitaram.

Põe na conta: Ao conquistar sua primeira vitória na segunda etapa, o Carcará somou seu quarto triunfo em toda a competição e permanece flertando com o quarto lugar. Por sua vez, o Flamengo segue sem saber o que é vencer em São Paulo (SP) e tem campanha total de um resultado positivo em seis oportunidades, o que os deixa no limite da zona de classificação à próxima fase.

+Confira a tabela de classificação completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Os caras: Principal referência ofensiva do Carcará, o armador Juliano Armani foi o maior anotador da equipe na partida, com 18 pontos. Além disso, o camisa 3 ainda deu quatro assistências e roubou quatro bolas. Quem também se destacou foi o eficiente ala Gabriel, autor de um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes. O ala/pivô Walisson Guilherme também teve papel de destaque no triunfo nordestino, com nove pontos, seis rebotes, quatro assistências e dois tocos.

Fala aí: “Entramos focados para conquistar nossa primeira vitória nessa segunda etapa, em que começamos com duas derrotas. Abrimos quase 20 pontos no primeiro tempo, mas o Flamengo teve uma reação incrível, mas a vantagem conquistada no primeiro tempo fez a diferença para nós. Conseguimos segurar a reação deles e conquistar essa importante vitória. Não importa se é de um ou 30 pontos, o que importa é vencer para ganhar confiança e conseguir uma boa classificação para a fase final”, disse Juliano Armani, do Basquete Cearense.

Reação de valor: O contraste entre o primeiro e o segundo tempo do Flamengo foi enorme. Nos dois períodos iniciais, a equipe parecia desmotivada diante do ótimo aproveitamento ofensivo do Basquete Cearense, que acertou dez bolas de 3 pontos em 20 tentadas (50% de aproveitamento) nos 20 primeiros minutos. Já na segunda metade do duelo, o time do técnico Rodrigo Silva mudou a postura, entrou mais vibrante e determinado e mudou a história do jogo. Sem sofrer um arremesso de 3 pontos sequer, o clube da Gávea ganhou o último quarto por 20 a 6 e por pouco não conseguiu a virada.

Lutaram: Os grandes destaques individuais da equipe rubro-negra ficaram por conta do armador João Matheus, autor de 17 pontos (5/8 nos arremessos de quadra, sendo 3/5 nos 3 pontos), e do pivô Thiago Sorriso, que fez 14 de seus 16 pontos no segundo tempo, sendo 11 deles só no terceiro quarto. O ala Danilo Monteiro, com 12 pontos e oito rebotes, também se sobressaiu, assim como o pivô João Vitor, que registrou oito pontos e 11 rebotes.

Fala aí: “Faltou para nós um pouco de motivação no começo. A defesa deles encaixou muito bem no primeiro tempo, não conseguimos aproveitar as bolas boas e eles acabaram abrindo uma vantagem que fez a diferença. Isso serve de aprendizado para entrarmos mais focados nos próximos jogos para conseguirmos resultados melhores. Essa reação com certeza nos motiva muito para sabermos que podemos vencer qualquer equipe aqui, basta querer”, disse o cestinha do Flamengo, João Matheus.

Basquete Cearense conquistou sua primeira vitória na segunda etapa da LDB e manteve a boa colocação entre os 8 primeiros (João Neto/LNB)

Voaram na frente: O Carcará foi superior na primeira parte do duelo. Com alto aproveitamento nas bolas de 3 pontos (4/6), a equipe nordestina abriu 12 pontos de vantagem através de uma corrida de 11 a 0 em pouco mais de dois minutos na segunda metade do primeiro quarto (21 a 9). Com boa diferença nas mãos, o time de Fortaleza fechou a parcial inicial com 21 a 12 de frente.

Ampliou: No segundo período, as bolas de 3 pontos continuaram caindo, e a larga diferença aumentou ainda mais. Do outro lado, o Flamengo atacava sob comando do armador João Matheus, que fez 13 pontos (4/5 nos arremessos de quadra) no primeiro tempo. No entanto, a atuação do camisa 10 rubro-negro não foi suficiente para frear o ímpeto do Basquete Cearense, que acertou mais cinco tiros longos na parcial estendeu a margem para 18 pontos antes da ida ao intervalo: 47 a 29.

Nova estratégia: Se no primeiro tempo o Basquete Cearense baseou seu jogo nas bolas de 3 pontos, no terceiro quarto a estratégia foi apostar no jogo interno e transição rápida. Com isso, a vantagem nordestina chegou a ser de 25 pontos (64 a 39) na reta final do terceiro período. Entretanto, o Flamengo aliviou um pouco o prejuízo ao aplicar uma corrida de 10 a 0 nos dois minutos finais da parcial e cortou a diferença para 15 pontos (64 a 49).

Pressão: O bom momento rubro-negro se manteve no último quarto, e a vantagem do Carcará foi reduzida para nove pontos logo nos três primeiros minutos de ação (66 a 57). Mais vibrante, o time do técnico Rodrigo Silva explorou bem as jogadas de pick and roll com o pivô João Vitor e cortou a diferença para seis pontos (66 a 60). No momento de maior pressão, Juliano Armani chamou a responsabilidade para o Basquete Cearense e fez três pontos seguidos que deram um respiro para os nordestinos (69 a 60).

Final dramático: O Flamengo permaneceu empolgado e, antes de entrar no minuto final, tinha apenas três pontos de desvantagem (69 a 66). A equipe carioca teve duas chances de efetuar o arremesso para empatar, mas cometeu duas violações consecutivas em seus dois ataques – uma andada de Danilo e uma de cinco segundos na reposição de bola na lateral – e perdeu as chances de virar o jogo.

Alívio: Com um lance livre convertido por Emílio a 20 segundos do fim, o Carcará abriu quatro pontos (70 a 66) e respirou aliviado. Na saída rubro-negra, o ala Amorim até converteu um tiro de 3 pontos que baixou a diferença para um ponto (70 a 69) a três segundos do apagar das luzes, mas o Basquete Cearense se livrou da bola rapidamente e só deixou o cronômetro estourar para soltar o grito da vitória.

Fala aí: “Em momento de pressão é importante a gente se juntar, todo mundo acreditar um no outro e acertar os erros. O mais importante foi a nossa união, nossa vontade de vencer, pois estávamos precisando muito desse resultado para nossa sequência nessa segunda etapa”, completou Juliano Armani, que foi eleito o MVP da sede Curitiba na primeira etapa da LDB.

E agora: Depois de conhecer sua primeira vitória na segunda etapa da LDB, o Basquete Cearense terá como próximo adversário o embalado São José Basketball (SP), nesta sexta-feira (24/11), às 09 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP). No mesmo dia e local, o Flamengo lutará pela reabilitação diante do Sogipa (RS), às 15h45.