#JOGAJUNTO

ESG / NBB Caixa

JOGO CONSCIENTE

16-04-2025 | 09:18
Por Liga Nacional de Basquete

No Mês de Conscientização do Autismo, o Desk Manager Mogi Basquete promove ações durante o último jogo da temporada regular do NBB CAIXA voltadas para esse público

A noite dessa quarta-feira (16/04) foi importante para o Desk Manager Mogi Basquete por dois motivos. Um deles era porque, enfrentando o Pato Basquete no Ginásio Professor Hugo Ramos, o “Hugão”, o time poderia confirmar sua classificação aos playoffs do NBB CAIXA. O outro foi que a equipe usou a ocasião para fazer ações importantes para uma causa muito importante, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Mês de Conscientização do Autismo, o clube do interior de São Paulo mostrou que é possível ter adaptações no jeito de torcer e ainda sim, todos ficarem confortáveis na arquibancada e sentirem a emoção do jogo.

Ação para o Mês de Conscientização do Autismo pelo Desk Manager Mogi Basquete. Foto: Kevin Braga

Apresentando a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ou laudo médico, a pessoa diagnosticada e sua acompanhante tiveram direito à entradas gratuitas no Hugão. O Desk Manager Mogi Basquete coloriu as arquibancadas com mensagens de respeito, inclusão e carinho para esse público tão especial.

Nos ginásios, há uma cultura de fazer barulho para torcer e tentar desestabilizar o adversário, mas a equipe promoveu a ação ao contrário. Durante a partida, teve o som reduzido, pensando justamente na sensibilidade auditiva e diminuir um possível desconforto ou ansiedade. Mesmo assim, também houve distribuição de abafadores para tornar a experiência mais tranquila e segura. Por fim, uma sala sensorial foi disponibiliza para pessoas autistas para promover o conforto e autorregulação ao ambiente por essas pessoas.

A ação contou com o apoio do Studio Kids Motriz e da psicóloga Jessica Nunes, que faz acompanhamentos de pacientes na cidade. Alguns deles tiveram a oportunidade prévia de conhecer o ginásio e até praticar alguns arremessos na quadra. “Essa ação que nós estamos fazendo em parceria com o Desk Manager Mogi Basquete, é porque o time é muito querido na nossa cidade, tem uma visibilidade muito grande e queremos promover a inclusão e conseguir trazer informação para mais pessoas”, ressaltou Jessica.

Caldeira entrou para o hino acompanhado de uma criança autista. Foto: Kevin Braga

“Precisamos dessa visibilidade para a causa e, além disso, queremos proporcionar um ambiente inclusivo. Queremos trazer as nossas crianças, os nossos adolescentes, até os adultos TEA para um lugar que, mesmo com barulho, tenha algumas adaptações e que eles consigam permanecer, que eles consigam aproveitar, que eles possam ter essa vivência, que é o mais importante”, acrescentou a psicóloga.

Por fim, a terapeuta explicou como foi o processo para tornar o Hugão mais acolhedor nessa data. “Fizemos algumas adaptações necessárias para que eles consigam curtir o evento. Então, vai ter um cantinho sensorial para regulação, caso necessário, vai ter entrada sem aglomeração, volume reduzido e todos os funcionários foram devidamente orientados. Além disso, contamos com um ebook online com divulgação via QR Code que esteve espalhado pelo ginásio para que as pessoas possam ter mais informações sobre o autismo e sobre como incluir as autistas no seu ambiente”.

O técnico do Desk Manager Mogi Basquete, Fernando Penna, antes do duelo, enalteceu a importância da ação promovida pelo clube. “Jogo importante quarta-feira contra o Pato, nosso último jogo da fase de classificação, então, muito motivado para esse grande jogo que nós teremos para tentar confirmar a nossa vaga para os Playoffs. Mas, o mais importante que acontece fora de quadra nesse momento. Abril é o Mês de Conscientização do Autismo e, nesse jogo, nós teremos convidados autistas para participar do jogo, é um momento importante para reflexão e reconhecer que cada pessoa de espectro é única, com suas próprias formas de sentir, se comunicar e ver o mundo. É um jogo importante para nós tanto dentro como fora das quadras, esperamos cumprir com os dois objetivos de ganhar o jogo e, além disso, conscientizar a população do transtorno do espectro autista.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.