
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03

Destino certo


Ginásio APCEF (PB)
Com pegada defensiva alucinante, Minas sofre apenas 12 pontos no primeiro tempo, domina Paulistano e garante classificação à próxima fase da LDB 2015
Por Liga Nacional de Basquete



Com boa atuação de Rafa Oliveira, Minas venceu mais uma e garantiu sua vaga na segunda fase (Thiago Parmalat/LNB)
O Decisão Engenharia/Minas foi arrasador. Nesta quinta-feira, o time do técnico Cristiano Grama mostrou todo seu poder defensivo e não deu chance alguma ao Paulistano/Unimed. Com um primeiro tempo fulminante, no qual sofreu apenas 12 pontos, a equipe de Belo Horizonte comandou as ações desde o início e saiu de quadra com triunfo, pelo placar de 69 a 34, e de quebra, com a vaga na próxima fase da LDB 2015.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O cara: O triunfo do Minas teve o protagonismo de um atleta que pouco aparece, mas tem tamanha importância para a equipe: o ala/pivô Rafa Oliveira. Muitas vezes coadjuvante do grande elenco minastenista, ele é aquele que faz o “trabalho sujo”, sempre brigando nos rebotes e se aproveitando das rebarbas, sem muito alarde, mas extremamente eficiente. E desta vez, o camisa 13 foi o cestinha da partida, com 15 pontos, além de ter apanhado seis rebotes.
Fala aí: “Viemos para essa etapa com o intuito de ganhar os jogos na defesa, e hoje não foi diferente. Na etapa passada, em Rio Claro (SP), não defendemos muito bem e não conseguimos nosso objetivo de conquistar as quatro vitórias. Para esse focamos totalmente na marcação e essa vitória foi graças a isso. Agora teremos um jogo duro amanhã contra o Pinheiros, que é uma equipe muito forte, valendo a liderança e vamos tentar repetir nosso bom desempenho defensivo para conquistar mais essa vitória”, disse Rafa Oliveira, do Minas.
“Meu bom desempenho foi graças aos meus companheiros, que confiam em mim e sabem da minha característica e do meu estilo de jogo. O Henrique (Coelho) sempre faz as jogadas e sabe onde eu vou estar, sabe que eu vou entrar livre nas costas do adversário para fazer a cesta. Tudo isso é graças aos meus companheiros e ao nosso entrosamento dentro de quadra”, completou Rafa.
Momento decisivo: O início do jogo definiu como seria o desfecho da partida. Com uma corrida de 13 a 1 nos primeiros seis minutos de jogo, o Minas sufocou o Paulistano e venceu o primeiro quarto por 22 a 5. Ainda com ritmo alucinante, os mineiros chegaram a abrir 27 pontos de frente (35 a 7) ainda no primeiro tempo e foi para o intervalo na frente por 37 a 12. Depois, a vantagem foi ampliada para a casa dos 40 pontos ao final do terceiro quarto (62 a 22) e terminou na casa dos 30 no fim do confronto.
Números comprovam: A forte defesa do Minas fez com que o Paulistano tivesse extrema dificuldade para pontuar. O que pode provar esse cenário é o aproveitamento do clube paulista na pontuação geral (34 em 161 – 21,1%), com direito a apenas uma bola de 3 pontos convertida em 23 tentadas (04,3% de aproveitamento) e 11 para 2 pontos em 37 arremessadas (29,7% de aproveitamento).
Põe na conta: Agora, o clube de Belo Horizonte somou sua 16ª vitória em 18 partidas na competição e garantiu classificação à próxima fase por não ter mais chances de ser ultrapassado pelo primeiro clube fora do G-8. Do outro lado, o Sport perdeu a chance de se firmar no grupo dos oito primeiros colocados e agora tem campanha de 11 êxitos em 18 oportunidades.
E agora: Minas e Paulistano agora terão compromissos fundamentais na última rodada da quarta etapa. Nesta sexta-feira, os mineiros medirão forças com o líder Pinheiros, às 13h30 (de Brasília), em duelo crucial pela liderança da LDB 2015. Já os alvirrubros farão um confronto mais do que direto por um lugar no grupo dos oito primeiros colocados que avançam à próxima fase diante do Sport Club do Recife, às 09h30.