HOJE
Destruidor
Por Liga Nacional de Basquete
Três recordes quebrados e maior pontuador do campeonato: ala Lucas Dias, do Pinheiros, mostra todo o seu talento nas três primeiras etapas da LDB 2014

Lucas Dias é um dos grandes destaques individuais da LDB 2014 (João Neto/LNB)
Lucas Dias Silva, ou apenas Lucas Dias. Esse é o nome de um dos principais destaques individuais da LDB 2014 até o momento. Dono de grandes atuações, o ala do Pinheiros/SKY, de apenas 19 anos, conseguiu estabelecer três novos recordes do maior campeonato de base do basquete brasileiro e ainda ocupa o posto de maior pontuador da atual edição da competição.
Depois de atuar muito pouco na LDB 2013 – foram apenas sete jogos disputados – por conta de sua participação efetiva na equipe adulta, Lucas iniciou a temporada 2014 da competição Sub-22 desde o início ao lado de seus companheiros e tratou de mostrar logo de cara o porquê é considerado uma das maiores promessas do esporte da bola laranja no país.
“Ano passado entrei na equipe só na fase final e isso não foi bom. Estava um pouco desentrosado com o time e não rendi tudo que pudia. Agora, nesse ano, a comissão técnica conversou comigo e me explicou o quanto seria importante eu jogar a LDB desde o começo. E isso está sendo muito bom”, explicou Lucas.
“Tudo isso que está acontecendo é fruto de muito treino. O Brenno (Blassioli) ou o Bruno (Mortari) estão sempre me ajudando e lá no Pinheiros nós fazemos diversos treinos individuais. Isso me dá muita confiança para as partidas e as coisas vem acontecendo naturalmente”, completou o garoto.

Lucas participou de todas as edições da LDB com a camisa do Pinheiros (João Neto/LNB)
Na primeira etapa, realizada na casa pinheirense, no início de novembro, Lucas já começou a dar as caras e teve grandes atuações. Porém seu maior brilho aconteceu no mês de dezembro. Em Joinville (SC), na segunda etapa, o garoto, de apenas 19 anos, escreveu de vez o seu nome na história da LDB. Com os 44 pontos marcados diante do Grêmio Náutico União, o jogador quebrou o recorde de pontos da competição e, de quebra, ainda estabeleceu a maior marca de eficiência (55) em uma só partida.
Sem se dar por satisfeito, o camisa 22 do Pinheiros voltou a instituir um novo recorde para o campeonato Sub-22. Já na terceira etapa da LDB 2014, no Ginásio do Clube Regatas, em Campinas, Lucas converteu nove tiros de três pontos no triunfo de sua equipe sobre o anfitrião Regatas e cravou seu terceiro recorde na LDB – antes, a melhor marca nas bolas de longa distância em um só jogo era de Loroh, do Minas, com oito arremessos certeiros.
“Sempre tive a ajuda e recebi conselhos dos jogadores mais velhos. Muitos caras já passaram por lá e me ajudaram, como o Shamell, Márcio Dornelles, Morro, Felipe. Isso me ajuda muito no dia-a-dia e me deixa mais solto para vim jogar aqui na LDB”, afirmou o jogador, que apesar da pouca idade já disputou quatro edições do NBB.
Além de estabelecer três novas marcas à LDB, Lucas ainda é o maior pontuador da edição 2014. Em 17 jogos disputados, o atleta nascido em Bauru (SP) anotou 345 pontos e tem a segunda maior média por partida (21,5), atrás apenas de Pedro Macedo, do Mogi.
Para construir sua alta pontuação, o camisa 22 pinheirense conta com aproveitamentos de 32,2% nas bolas de três pontos, 59,8% nos arremessos de dois e 76,5% nos lances livres. O garoto ainda apanha 9,4 rebotes por confronto – quarta melhor média da competição – e já registrou sete duplos-duplos no campeonato.
O grande desempenho individual de Lucas é um dos trunfos para a boa campanha pinheirense na LDB 2014 até o momento. Passadas três etapas, a equipe ocupa na vice-liderança da competição, com apenas uma derrota (frente ao Mogi das Cruzes/Helbor) em 16 partidas realizadas (93,7% de aproveitamento), e tem sua classificação para a fase final praticamente sacramentada.
“A participação dele nesta edição da LDB está sendo fundamental tanto para ele quanto para a equipe. O Lucas está sendo um líder dentro da quadra, ele é o primeiro a chegar, é o primeiro a vibrar ou até mesmo falar alguma coisa e isso é excelente para as duas partes”, analisou o técnico Brenno Blassioli, que comandou o Pinheiros na LDB até os últimos jogos de 2014 e, por motivos particulares, deixou o comando da equipe.

Voando: Lucas Dias vive ótimo momento na LDB 2014 (Nelson Toledo/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca