HOJE
Deu Ibira no Ibirapuera
Por Juan Ferreira
Em ação inédita no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, Desafio dos Parques de SP é realizado no Ginásio do Ibirapuera
A edição 2017 do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA segue fazendo história no basquete brasileiro. Em ação inédita na história da Liga Nacional de Basquete (LNB), o tradicional Desafio dos Parques, partida entre os parques Ibirapuera e Villa-Lobos, foi realizado neste sábado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Realizado desde 2012, esta foi a quinta edição do Desafio dos Parques. Em partida disputada em dois tempos de 30 minutos, o Ibirapuera, que foi campeão em todas as edições anteriores, venceu novamente o Villa-Lobos, por 45 a 35, e manteve a hegemonia no clássico entre os parques mais tradicionais de São Paulo.
“Eu que joguei 20 anos no basquete profissional, tenho um projeto social ligado com o basquete, senti muito quando o basquete brasileiro viveu uma época ruim em tudo. A LNB resgatou essa alegria do basquete brasileiro e nos deu essa oportunidade incrível de fazer um jogo aqui no Ibirapuera. Foi a melhor coisa que aconteceu pra gente nessa nossa caminhada longa e dura no basquete de rua”, disse Mamute, do Parque do Ibirapuera.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem a Starbucks como seu Café Oficial.

“Jogando em casa”, o Parque do Ibirapuera venceu a partida manteve seu 100% de aproveitamento no Desafio dos Parques (João Pires/LNB)
Sempre com duas edições por ano, o Desafio dos Parques já contou com a participação de outros parques de São Paulo, mas o projeto social idealizado por Mamute (Ibirapuera) e Rato (Villas) atingiu seu ponto máximo neste ano, sendo uma das programações oficiais do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA.
“Poder fazer parte da maior festa do basquete brasileiro é algo sem palavras pra gente. Apesar de jogarmos com nomes diferentes e camisas diferentes, somos uma família. Hoje o pessoal do Ibirapuera é mais “profissionalizado” e nós do Villa-Lobos um pouco mais amador, mas o sentimento ao final dessa partida foi de uma alegria repleta dos dois lados. Só tenho o que agradecer aos responsáveis”, disse Rato, do Parque Villa-Lobos.

Essa foi a primeira edição do Desafio dos Parques no calendário do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA (João Pires/LNB)
Sob os olhares de diversos atletas que disputam o NBB CAIXA e estarão em quadra neste domingo (19/03) na partida entre NBB Brasil e NBB Mundo, o Desafio dos Parques contou com a participação do ala/pivô Jefferson William, do Gocil/Bauru Basket, como padrinho do Ibirapuera, e o ala norte-americano Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, como padrinho do Villas.
Além de padrinhos, Jefferson e Shamell puderam ajudar seus amigos na partida. Isso porque Jefferson conhece a maioria dos atletas que estiveram em quadra hoje desde sua infância e Shamell joga nos dois parques na intertemporada do NBB CAIXA e também tem amizade com a maioria dos atletas.
“Já joguei muito no Ibirapuera, conheço a maioria da galera aqui desde criança. Esses caras já me ajudaram muito no basquete, foi um prazer muito grande ter apoiado eles do banco de reservas hoje e ter visto eles ganharem na casa deles”, comentou Jefferson William, do Bauru.
Com nomes conhecidos no basquete de rua brasileiro, como Jimi Hendrix, o Desafio dos Parques também contou com nomes bem conhecidos no cenário profissional, como o armador Lucas “Locke”, ex-Bauru e Palmeiras, e o ala/armador Luisinho e o pivô Jeferson Sobral, que já vestiram a camisa da Liga Sorocabana nesta temporada.
“O resultado pouco importa pra nós, já é uma vitória pra gente poder realizar um jogo desse no meio do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Mostramos a grandeza dessa partida e acredito que todos que disputaram saíram de quadra vencedores. A ideia foi ótima e o evento foi perfeito, fico muito feliz por ter sido lembrado”, disse Jeferson Sobral, da Liga Sorocabana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca