#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Deu Ibira no Ibirapuera

18-03-2017 | 06:20
Por Juan Ferreira

Em ação inédita no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, Desafio dos Parques de SP é realizado no Ginásio do Ibirapuera

A edição 2017 do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA segue fazendo história no basquete brasileiro. Em ação inédita na história da Liga Nacional de Basquete (LNB), o tradicional Desafio dos Parques, partida entre os parques Ibirapuera e Villa-Lobos, foi realizado neste sábado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Realizado desde 2012, esta foi a quinta edição do Desafio dos Parques. Em partida disputada em dois tempos de 30 minutos, o Ibirapuera, que foi campeão em todas as edições anteriores, venceu novamente o Villa-Lobos, por 45 a 35, e manteve a hegemonia no clássico entre os parques mais tradicionais de São Paulo.

“Eu que joguei 20 anos no basquete profissional, tenho um projeto social ligado com o basquete, senti muito quando o basquete brasileiro viveu uma época ruim em tudo. A LNB resgatou essa alegria do basquete brasileiro e nos deu essa oportunidade incrível de fazer um jogo aqui no Ibirapuera. Foi a melhor coisa que aconteceu pra gente nessa nossa caminhada longa e dura no basquete de rua”, disse Mamute, do Parque do Ibirapuera.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem a Starbucks como seu Café Oficial.

“Jogando em casa”, o Parque do Ibirapuera venceu a partida manteve seu 100% de aproveitamento no Desafio dos Parques (João Pires/LNB)

Sempre com duas edições por ano, o Desafio dos Parques já contou com a participação de outros parques de São Paulo, mas o projeto social idealizado por Mamute (Ibirapuera) e Rato (Villas) atingiu seu ponto máximo neste ano, sendo uma das programações oficiais do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA.

“Poder fazer parte da maior festa do basquete brasileiro é algo sem palavras pra gente. Apesar de jogarmos com nomes diferentes e camisas diferentes, somos uma família. Hoje o pessoal do Ibirapuera é mais “profissionalizado” e nós do Villa-Lobos um pouco mais amador, mas o sentimento ao final dessa partida foi de uma alegria repleta dos dois lados. Só tenho o que agradecer aos responsáveis”, disse Rato, do Parque Villa-Lobos.

Essa foi a primeira edição do Desafio dos Parques no calendário do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Sob os olhares de diversos atletas que disputam o NBB CAIXA e estarão em quadra neste domingo (19/03) na partida entre NBB Brasil e NBB Mundo, o Desafio dos Parques contou com a participação do ala/pivô Jefferson William, do Gocil/Bauru Basket, como padrinho do Ibirapuera, e o ala norte-americano Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, como padrinho do Villas.

Além de padrinhos, Jefferson e Shamell puderam ajudar seus amigos na partida. Isso porque Jefferson conhece a maioria dos atletas que estiveram em quadra hoje desde sua infância e Shamell joga nos dois parques na intertemporada do NBB CAIXA e também tem amizade com a maioria dos atletas.

“Já joguei muito no Ibirapuera, conheço a maioria da galera aqui desde criança. Esses caras já me ajudaram muito no basquete, foi um prazer muito grande ter apoiado eles do banco de reservas hoje e ter visto eles ganharem na casa deles”, comentou Jefferson William, do Bauru.

Com nomes conhecidos no basquete de rua brasileiro, como Jimi Hendrix, o Desafio dos Parques também contou com nomes bem conhecidos no cenário profissional, como o armador Lucas “Locke”, ex-Bauru e Palmeiras, e o ala/armador Luisinho e o pivô Jeferson Sobral, que já vestiram a camisa da Liga Sorocabana nesta temporada.

“O resultado pouco importa pra nós, já é uma vitória pra gente poder realizar um jogo desse no meio do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Mostramos a grandeza dessa partida e acredito que todos que disputaram saíram de quadra vencedores. A ideia foi ótima e o evento foi perfeito, fico muito feliz por ter sido lembrado”, disse Jeferson Sobral, da Liga Sorocabana.