
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Dez em dez


Basquete Cearense leva a melhor sobre o Tijuca, chega ao décimo triunfo e segue com 100% de aproveitamento na LDB 2014
Por Liga Nacional de Basquete



O Basquete Cearense chegou à sua décima vitória consecutiva na LDB 2014 (Anderson Stevens/Divulgação)
O Basquete Cearense venceu o Tijuca Tênis Clube no começo da noite desta quinta-feira (04/12), em Recife (PE), em jogo válido pela segunda etapa da edição de 2014 da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Com o placar de 69 a 53, a equipe nordestina acumulou sua décima vitória em dez partidas disputadas até o momento na competição (100% de aproveitamento).
O cestinha do Basquete Cearense foi Victor Gusmão, que marcou 15 pontos e pegou quatro rebotes. Rômulo também teve importante participação, com 12 tentos e rebotes. Mas o real guarda da cesta do time da capital do Ceará foi o jovem Leal, que pegou 12 rebotes, além de ter feito seis pontos.
Apesar do resultado, a equipe vencedora encontrou certa dificuldade em engatar neste jogo. Diferente dos dois últimos jogos, a pontuação foi baixa (82 e 79 contra Flamengo e Macaé, respectivamente). Vale ressaltar, no entanto, a diferença no número de rebotes recolhidos por cada time hoje. Enquanto o Basquete Cearense dominou com 53, o Tijuca pegou apenas 29.
“Esse é um segredo que não conto para ninguém, até porque não estou preocupado em o que temos que fazer para nos parar. Quem tem que se preocupar com isso são os nossos adversários. Minha preocupação é com o modo como vamos conseguir a vitória”, disse o técnico Flávio Espiga quando perguntado sobre como parar o Basquete Cearense.
“Hoje, por exemplo, não me agradou muito. os jogadores rodaram que jogam mais tempo acaram saindo e os que entraram não produziram da maneira que tinham que produzir. Não jogamos o melhor basquete, não achamos o caminho mais fácil e entramos sempre em confronto com o adversário. Mas não tem problema, hoje foi assim e agora vamos nos preparar para os próximos jogos e continuar ganhando”, avaliou o comandante.
O Tijuca, que chegou à sua nona derrota em dez jogos (10% de aproveitamento), teve Alan como seu maior marcado, com 11 pontos. Jefferson teve sete tentos, além de sete rebotes.
+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da edição 2014 da LDB
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
O jogo
O Basquete Cearense começou a impor o ritmo de jogo desde o início da partida. Com um primeiro quarto consistente, a equipe estabeleceu uma vantagem larga e ganhou uma folga bem administrada por todo o time. Apesar dos 100% de aproveitamento de Alan do outro lado (sete pontos de sete tentados no período), o Tijuca não conseguiu se estabelecer no jogo e se viu atrás com o placar de 23 a 12 ao final da parcial.
O segundo quarto foi mais equilibrado. Com uma troca maior na pontuação, os times se viram mais próximos no período, mas mesmo com as suas tentativas, o Tijuca não conseguiu estabelecer seu ritmo para virar a peleja. Pelo lado do Basquete Cearense, foi a vez de Erick Camilo ser perfeito nos arremessos, com seis pontos em seis tentados. Devido à boa administração do placar por parte do time do Nordeste, a equipe foi para o intervalo vencendo por 42 a 26.
No terceiro período, o Basquete Cearense sofreu um baque: o pivô Sualisson sofreu uma torção no tornozelo e precisou sair da quadra. Mas o técnico Flavio Espiga soube fazer bom uso de seu elenco. O também pivô Leal, apesar da baixa pontuação na parcial (apenas dois pontos), pegou quatro rebotes e teve desempenho de destaque, com boa postura em quadra. O Tijuca ainda teve chances de ter um melhor rendimento, mas o time que estava na frente continuou com a liderança e entrou no último quarto vencendo por 59 a 37.
O Basquete Cearense teve uma queda de ritmo no período derradeiro, o que permitiu ao time fluminense ter um melhor aproveitamento no ataque. Com um ritmo menos denso e a maioria dos seus titulares no banco, a equipe de Fortaleza viu o Tijuca vencer a parcial por 16 a 10, mas mesmo assim não o bastante para derrotar os invictos, que saíram vitoriosos novamente por 69 a 53.