HOJE
Dia deDérby
Por
Rivais de longa data, Paulistano e Pinheiros fazem clássico de SP em jogo isolado do NBB CAIXA nesta sexta-feira
A noite desta sexta-feira (10/03) será de dérby da capital paulista pelo NBB CAIXA 2016/2017. Rivais de longa data, Paulistano/Corpore e EC Pinheiros se enfrentarão às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em partida isolada da competição nacional nesta sexta.
Tradicionais clubes da capital paulista, Paulistano e Pinheiros possuem uma rivalidade histórica e todo o confronto entre os rivais, seja lá qual a modalidade, é tratado como “um campeonato à parte”. E no NBB CAIXA não poderia ser diferente.

Pinheiros, do ala Gemerson, foi derrotado pela Liga Sorocabana nesta quarta e caiu para o oitavo lugar (Murilo Amadei/LSB)
Na oitava colocação, o Pinheiros não atravessa um bom momento. Depois de chegar ao G-4, o time comandado pelo técnico César Guidetti foi derrotado em quatro de suas últimas seis partidas e caiu na tabela de classificação, agora com campanha de 56,5% de aproveitamento (13 vitórias em 23 jogos).
“Será um jogo de superação. Paulistano e Pinheiros sempre é um jogo muito disputado fisicamente e o time que tiver mais concentrado sairá com a vitória. Na situação que estamos, concentração e vontade é o que não vai faltar. Precisamos muito dessa vitória e vamos em busca disso mesmo jogando fora de casa”, disse o ala pinheirense Gemerson.
Do outro lado, o Paulistano vem de três vitórias consecutivas, sendo uma delas sobre o líder Flamengo, e está embalado. Na 10ª posição, com 11 vitórias e 11 derrotas, a equipe dirigida pode encostar ainda mais nos oito primeiros colocados em caso de um triunfo diante de seu maior rival.
“Temos que viver o presente e as três vitórias seguidas ficaram para trás. Paulistano e Pinheiros não é um jogo qualquer e vai ser uma partida muito dura. Queremos nos classificar o melhor possível e uma vitória amanhã (sexta) vai ser muito importante para nós”, disse o ala Lucas Dias, dono de expressivos 31 pontos na vitória recente do Paulistano sobre o Flamengo

Paulistano conquistou grande vitória sobre o Flamengo em sua última partida no NBB CAIXA (João Neto/LNB)
“O Pinheiros tem grandes jogadores, como o Holloway e Bennett, e temos que estar muito concentrados na defesa. Eles precisam da vitória também e temos que estar ligados o tempo todo”, completou Lucas.
Atuando em casa, o Paulistano defenderá uma longa sequência de vitórias sobre seu rival em partidas válidas pelo NBB CAIXA. Nos últimos sete encontros entre as equipes, o clube alvirrubro levou a melhor e o último triunfo do Pinheiros no dérby da capital paulista foi na temporada 2012/2013.
Para apimentar ainda mais o dérby da capital paulista nesta temporada, as duas equipes contam com vários jogadores que já vestiram a camisa do rival. Pelo Paulistano, Georginho e Lucas Dias foram revelados no Pinheiros e “viraram a casaca” nesta temporada. Já no Pinheiros, Gemerson, Holloway e Arthur já atuaram no Paulistano.
“Tenho carinho e muito respeito pelo Paulistano, passei cinco anos lá, mas hoje visto as cores do Pinheiros. Estou muito feliz aqui e vou lutar muito para ajudar a equipe a sair com a vitória”, disse Gemerson, que atuará no Ginásio Antonio Prado Junior como visitante pela primeira vez no NBB CAIXA.

Agora no Paulistano, Lucas Dias construiu grande história com a camisa do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)
Dentre os atletas que já estiveram do outro lado, Lucas Dias é o que tem maior histórico no rival. Nascido em Bauru (SP), o jogador chegou ao Pinheiros com apenas 14 anos e construiu grande história por lá, principalmente com os títulos da LDB 2015 e do Campeonato Paulista Sub-19 no ano anterior.
“A primeira vez que enfrentei o Pinheiros foi bem difícil e estava um pouco ansioso. Fiquei muito tempo lá e foi uma sensação estranha. Só que isso já ficou para trás e agora sou Paulistano. Estou preparado para fazer meu papel e espero conseguir contribuir para nossa vitória”, disse Lucas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca