HOJE
Dia deDérby
Por
Rivais de longa data, Paulistano e Pinheiros fazem clássico de SP em jogo isolado do NBB CAIXA nesta sexta-feira
A noite desta sexta-feira (10/03) será de dérby da capital paulista pelo NBB CAIXA 2016/2017. Rivais de longa data, Paulistano/Corpore e EC Pinheiros se enfrentarão às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em partida isolada da competição nacional nesta sexta.
Tradicionais clubes da capital paulista, Paulistano e Pinheiros possuem uma rivalidade histórica e todo o confronto entre os rivais, seja lá qual a modalidade, é tratado como “um campeonato à parte”. E no NBB CAIXA não poderia ser diferente.
Na oitava colocação, o Pinheiros não atravessa um bom momento. Depois de chegar ao G-4, o time comandado pelo técnico César Guidetti foi derrotado em quatro de suas últimas seis partidas e caiu na tabela de classificação, agora com campanha de 56,5% de aproveitamento (13 vitórias em 23 jogos).
“Será um jogo de superação. Paulistano e Pinheiros sempre é um jogo muito disputado fisicamente e o time que tiver mais concentrado sairá com a vitória. Na situação que estamos, concentração e vontade é o que não vai faltar. Precisamos muito dessa vitória e vamos em busca disso mesmo jogando fora de casa”, disse o ala pinheirense Gemerson.
Do outro lado, o Paulistano vem de três vitórias consecutivas, sendo uma delas sobre o líder Flamengo, e está embalado. Na 10ª posição, com 11 vitórias e 11 derrotas, a equipe dirigida pode encostar ainda mais nos oito primeiros colocados em caso de um triunfo diante de seu maior rival.
“Temos que viver o presente e as três vitórias seguidas ficaram para trás. Paulistano e Pinheiros não é um jogo qualquer e vai ser uma partida muito dura. Queremos nos classificar o melhor possível e uma vitória amanhã (sexta) vai ser muito importante para nós”, disse o ala Lucas Dias, dono de expressivos 31 pontos na vitória recente do Paulistano sobre o Flamengo
“O Pinheiros tem grandes jogadores, como o Holloway e Bennett, e temos que estar muito concentrados na defesa. Eles precisam da vitória também e temos que estar ligados o tempo todo”, completou Lucas.
Atuando em casa, o Paulistano defenderá uma longa sequência de vitórias sobre seu rival em partidas válidas pelo NBB CAIXA. Nos últimos sete encontros entre as equipes, o clube alvirrubro levou a melhor e o último triunfo do Pinheiros no dérby da capital paulista foi na temporada 2012/2013.
Para apimentar ainda mais o dérby da capital paulista nesta temporada, as duas equipes contam com vários jogadores que já vestiram a camisa do rival. Pelo Paulistano, Georginho e Lucas Dias foram revelados no Pinheiros e “viraram a casaca” nesta temporada. Já no Pinheiros, Gemerson, Holloway e Arthur já atuaram no Paulistano.
“Tenho carinho e muito respeito pelo Paulistano, passei cinco anos lá, mas hoje visto as cores do Pinheiros. Estou muito feliz aqui e vou lutar muito para ajudar a equipe a sair com a vitória”, disse Gemerson, que atuará no Ginásio Antonio Prado Junior como visitante pela primeira vez no NBB CAIXA.
Dentre os atletas que já estiveram do outro lado, Lucas Dias é o que tem maior histórico no rival. Nascido em Bauru (SP), o jogador chegou ao Pinheiros com apenas 14 anos e construiu grande história por lá, principalmente com os títulos da LDB 2015 e do Campeonato Paulista Sub-19 no ano anterior.
“A primeira vez que enfrentei o Pinheiros foi bem difícil e estava um pouco ansioso. Fiquei muito tempo lá e foi uma sensação estranha. Só que isso já ficou para trás e agora sou Paulistano. Estou preparado para fazer meu papel e espero conseguir contribuir para nossa vitória”, disse Lucas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.