HOJE
Dia de festa!
Por Liga Nacional de Basquete
Tiago Splitter aparece com o troféu da NBA e, ao lado de seu companheiro Danny Green, leva público ao delírio durante NBA 3X, em Barueri (SP)

Splitter fez a festa do público presente ao aparecer com o troféu da NBA nas mãos (Paulo Silvestre/Divulgação)
O último domingo foi de festa na cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Primeiro brasileiro a ser campeão da NBA, o pivô Tiago Splitter marcou presença no NBA 3x, competição de trios realizada nas imediações do Ginásio José Corrêa, e levou o público que compareceu ao local ao delírio.
Com o troféu da liga norte-americana nas mãos e ao lado de seu companheiro de equipe Danny Green, que veio ao Brasil somente para o evento, Splitter foi a grande atração do NBA 3X. Além da dupla campeã pelo San Antonio Spurs, ainda fizeram a alegria do público presente as Cavalier Girls, cheerleaders do Cleveland Cavalires e Harry, The Hawk, o mascote do Atlanta Hawks.

Splitter e Green foram fundamentais no título conquistado pelos Spurs (Paulo Silvestre/Divulgação)
“É muito bom sentir o carinho dos brasileiros. A festa pela conquista do título ainda não acabou e a oportunidade de ter os fãs comemorando isso comigo é algo que não tem preço. Estou muito feliz, esse troféu é como um filho e é bom carregar ele no colo. Estou vivendo um sonho que queria sonhar ainda por muito mais tempo”, disse Splitter, que aproveitou o dia de folga da Seleção Brasileira para ir até a cidade de Barueri.
Mas o dia não foi só de festa e sim de muita competição em Barueri. Com disputas de trios em quatro categorias (Sub-13, Sub-16, Sub-18 e 18+), tanto no masculino quanto no feminino, foram realizados cerca de 130 jogos ao longo do final de semana para serem conhecidos os campeões.
Entre os homens, na categoria 18+, o título ficou com um time formado por nomes conhecidos do fã de basquete brasileiro. Duda Machado e Fred, ex-Macaé Basquete, Arnaldinho, ex-Espírito Santo Basquete, e Wagner, ex-Winner/Kabum/Limeira, jogaram juntos e foram os grande campeões.
“Foi uma experiência nova, bem diferente do basquete de quadra, com outra dinâmica. Você precisa olhar para a cesta o tempo todo e o que mais gosto é de marcar pontos. Jogar pela primeira vez e ainda ser campeão foi ainda mais bacana. Fiquei impressionado com o evento, com a estrutura, muitas crianças, e é disso que o basquete precisa. Ter esse contato com jogadores da NBA é importante também, é uma modalidade que tem muito a crescer”, disse Duda.
Além das disputas de 3×3, o evento também contou com outros desafios: o “Torneio de 3 Pontos NBA”, “Desafio Meia-Quadra Oi Galera”, “Desafio de Habilidades Adidas”, “1-3-5 Crocantíssimo” e “Torneio de Enterradas Sprite”
Depois do grande sucesso do evento realizado em Barueri, que contou com a presença de mais de 35 mil pessoas nos dois dias de atividades, o NBA 3x já tem data para voltar a acontecer. Entre os dias 10 e 12 de outubro será a vez de o Rio de Janeiro receber a animação da competição de trios organizada pela liga norte-americana de basquete.
Esta é a terceira ‘temporada’ do NBA3X no Brasil. Em 2012, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebeu cerca de 50 mil pessoas em três dias de evento. Em 2013, o evento voltou ao Parque Villa-Lobos com o mesmo sucesso e chegou ao Parque de Madureira, na zona Oeste do Rio de Janeiro, com Anderson Varejão sendo o anfitrião nas duas cidades.

Atletas do NBB, Duda, Wagner, Fred e Arnaldinho foram campeões e ainda ganharam vaga para o World Tour 3×3 (Paulo Silvestre/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca