#JOGAJUNTO

Mais basquete

Dia de festa!

04-08-2014 | 10:42
Por Liga Nacional de Basquete

Tiago Splitter aparece com o troféu da NBA e, ao lado de seu companheiro Danny Green, leva público ao delírio durante NBA 3X, em Barueri (SP)

Splitter fez a festa do público presente ao aparecer com o troféu da NBA nas mãos (Paulo Silvestre/Divulgação)

Splitter fez a festa do público presente ao aparecer com o troféu da NBA nas mãos (Paulo Silvestre/Divulgação)

O último domingo foi de festa na cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Primeiro brasileiro a ser campeão da NBA, o pivô Tiago Splitter marcou presença no NBA 3x, competição de trios realizada nas imediações do Ginásio José Corrêa, e levou o público que compareceu ao local ao delírio.

Com o troféu da liga norte-americana nas mãos e ao lado de seu companheiro de equipe Danny Green, que veio ao Brasil somente para o evento, Splitter foi a grande atração do NBA 3X. Além da dupla campeã pelo San Antonio Spurs, ainda fizeram a alegria do público presente as Cavalier Girls, cheerleaders do Cleveland Cavalires e Harry, The Hawk, o mascote do Atlanta Hawks.

Splitter e Green foram fundamentais no título conquistado pelos Spurs (Paulo Silvestre/Divulgação)

Splitter e Green foram fundamentais no título conquistado pelos Spurs (Paulo Silvestre/Divulgação)

“É muito bom sentir o carinho dos brasileiros. A festa pela conquista do título ainda não acabou e a oportunidade de ter os fãs comemorando isso comigo é algo que não tem preço. Estou muito feliz, esse troféu é como um filho e é bom carregar ele no colo. Estou vivendo um sonho que queria sonhar ainda por muito mais tempo”, disse Splitter, que aproveitou o dia de folga da Seleção Brasileira para ir até a cidade de Barueri.

Mas o dia não foi só de festa e sim de muita competição em Barueri. Com disputas de trios em quatro categorias (Sub-13, Sub-16, Sub-18 e 18+), tanto no masculino quanto no feminino, foram realizados cerca de 130 jogos ao longo do final de semana para serem conhecidos os campeões.

Entre os homens, na categoria 18+, o título ficou com um time formado por nomes conhecidos do fã de basquete brasileiro. Duda Machado e Fred, ex-Macaé Basquete, Arnaldinho, ex-Espírito Santo Basquete, e Wagner, ex-Winner/Kabum/Limeira, jogaram juntos e foram os grande campeões.

“Foi uma experiência nova, bem diferente do basquete de quadra, com outra dinâmica. Você precisa olhar para a cesta o tempo todo e o que mais gosto é de marcar pontos. Jogar pela primeira vez e ainda ser campeão foi ainda mais bacana. Fiquei impressionado com o evento, com a estrutura, muitas crianças, e é disso que o basquete precisa. Ter esse contato com jogadores da NBA é importante também, é uma modalidade que tem muito a crescer”, disse Duda.

Além das disputas de 3×3, o evento também contou com outros desafios: o “Torneio de 3 Pontos NBA”, “Desafio Meia-Quadra Oi Galera”, “Desafio de Habilidades Adidas”, “1-3-5 Crocantíssimo” e “Torneio de Enterradas Sprite”

Depois do grande sucesso do evento realizado em Barueri, que contou com a presença de mais de 35 mil pessoas nos dois dias de atividades, o NBA 3x já tem data para voltar a acontecer. Entre os dias 10 e 12 de outubro será a vez de o Rio de Janeiro receber a animação da competição de trios organizada pela liga norte-americana de basquete.

Esta é a terceira ‘temporada’ do NBA3X no Brasil. Em 2012, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebeu cerca de 50 mil pessoas em três dias de evento. Em 2013, o evento voltou ao Parque Villa-Lobos com o mesmo sucesso e chegou ao Parque de Madureira, na zona Oeste do Rio de Janeiro, com Anderson Varejão sendo o anfitrião nas duas cidades.

Atletas do NBB, Duda, Wagner, Fred e Arnaldinho foram campeõees no 18+ (Paulo Silvestre/Divulgação)

Atletas do NBB, Duda, Wagner, Fred e Arnaldinho foram campeões e ainda ganharam vaga para o World Tour 3×3 (Paulo Silvestre/Divulgação)