HOJE
Dia de Guerra
Por Liga Nacional de Basquete
Técnico com mais vitórias na história do NBB CAIXA, Guerrinha comemora marca de 300 jogos e projeta duelo contra Flamengo: “briga de cachorro grande”
A disputa direta pela liderança do NBB CAIXA não é o único atrativo que deixa o duelo desta terça-feira (08/01) entre Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor para lá de especial. Pelo menos para o técnico Guerrinha. Em pleno confronto pelo topo da tabela de classificação, o comandante mogiano completará a marca de 300 jogos na história do campeonato nacional. O duelo será na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Ele é o segundo treinador com mais partidas na competição, já que o técnico Régis Marrelli, do Universo/Vitória, também completou 300 jogos nesta segunda-feira (08/01), contra o Sendi/Bauru. Além disso, Guerrinha é o técnico com mais vitórias no NBB CAIXA, com 189 triunfos, 110 derrotas (63,21% de aproveitamento).
+Saiba mais: confira os #10Fatos da partida entre Flamengo e Mogi
“Trezentos jogos durante 10 anos, eu fiquei só uma temporada fora. É gratificante porque é um mundo muito competitivo. Eu tenho o segundo maior número de vitórias na antiga CBB, sou eu que tenho mais no NBB e sou o segundo com mais partidas. Isso mostra um trabalho de qualidade meu. O início da minha carreira no NBB, em Bauru, foi com equipes modestas e a gente continuou um trabalho árduo, só no final que foi com uma equipe competitiva e agora também com equipe competitiva. Estou entrando na minha vigésima temporada como técnico e é muito gratificante estar em uma liga como o NBB, competitiva e sempre querendo melhorar. Isso nos faz sentir orgulho”, destacou Guerrinha.
O comandante mogiano atua há 20 temporadas como técnico. Nos campeonatos organizados pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), ele soma 264 jogos, com 164 vitórias e um título nacional. Um aproveitamento de 62%. Juntando competições da CBB e da Liga Nacional de Basquete, Guerrinha atuou em 563 jogos e tem 353 vitórias – 62,69% de aproveitamento.
Se tratando somente da “Era NBB”, Guerrinha comandou Bauru por sete temporadas e conquistou um vice-campeonato em 2014/2015. O treinador está na segunda temporada pelo Mogi e pela equipe já ganhou um Campeonato Paulista e uma Liga Sul-Americana. Segundo ele, o título do NBB CAIXA que falta é importante não só como uma conquista pessoal, mas especialmente para coroar o trabalho em uma cidade que respira basquete como Mogi das Cruzes.
+Confira desempenho, história e mais informações no perfil do técnico Guerrinha
“Em termos de brasileiro, como jogador eu tive cinco títulos e como treinador eu tive um. Agora no NBB, sim (falta para coroar). A gente pega jogadores ‘top’ da NBA que não conseguiram título. Aqui, atletas como Shamell, Larry, que ajudaram a construir a Liga e que não têm títulos (de NBB) ainda. Mas isso faz parte. É o momento, tem outras equipes que mereceram mais. É a cerejinha do bolo. É um sonho nosso não só ter essa cerejinha no basquete brasileiro, mas principalmente pela cidade de Mogi que merece”, declarou Guerrinha.
No entanto, o foco principal para o jogo desta terça-feira é o duelo pela liderança do NBB CAIXA. Com campanha de dez vitórias em 12 partidas na temporada (83,3% de aproveitamento), a equipe mogiana ocupa a primeira colocação de maneira isolada, mas, para seguir no topo, precisa vencer o Flamengo, vice-líder, com sete triunfos em nove jogos (77,8% de aproveitamento). Caso contrário, será ultrapassado pelo rival.
“Estamos em um grande momento, fazendo um primeiro turno com um aproveitamento excelente, mesmo com todo equilíbrio, com todos os times evoluindo este ano. E a gente está mantendo o primeiro lugar. Será uma disputa direta pela liderança contra o Flamengo, que é um super time, com grandes jogadores, de história no basquete, com um excelente trabalho do Neto e da comissão técnica. Vai ser briga de cachorro grande”, afirmou Guerrinha.
+Seleção da Semana: Mogi e Flamengo são representados na relação dos melhores atletas da semana
“Nossa equipe é experiente e o basquete tem mostrado que o fator quadra depende de jogar bem. Temos que encontrar nosso jogo, resolver os problemas no jogo e desenvolver o que faz de melhor e tirar o melhor do adversário. Essa é a nossa estratégia para o jogo. O Flamengo tem muitas qualidades coletiva e individual. Vamos para um jogo muito legal, tentando levar o Mogi para brigar no topo da classificação, como no ano passado”, finalizou o treinador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.