HOJE
Dia de Marcelinho?
Por Liga Nacional de Basquete
Prestes a alcançar duas marcas no NBB, Marcelinho Machado pode ter noite histórica nesta quinta-feira; veja curiosidades do duelo entre Flamengo e Paulistano
Já foi Final
Flamengo e Paulistano não é um confronto qualquer. Na temporada 2013/2014, as duas equipes fizeram a Final do NBB, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Em jogo único, o time carioca levou a melhor, pelo placar de 78 a 73, e conquistou seu terceiro título da competição na história.
Os caras
Os principais nomes da decisão de 2013/2014 ficaram por conta do ala Marcelinho Machado, autor de 16 pontos, mesma marca do pivô norte-americano Meyinsse, que ainda pegou quatro rebotes e foi eleito o MVP daquela Final. Pela equipe paulista, os maiores anotadores foram Holloway, hoje no Pinheiros, com 15 pontos, e Dawkins, ainda remanescente no elenco alvirrubro, com 14 tentos e seis rebotes.

Com Meyinsse MVP, Flamengo foi campeão do NBB 2013/2014 do NBB em cima do Paulistano (Luiz Pires/LNB)
Bem mais Flamengo
Por falar em histórico, rubro-negros e alvirrubros se enfrentaram em 19 oportunidades no NBB. Destes, 17 foram vencidos pela equipe do Rio de Janeiro e apenas duas pelo clube da capital paulista.
Foi no 1º turno
Uma destas vitórias do Paulistano sobre o Flamengo foi no primeiro turno da atual temporada do NBB. Em duelo válido pela quinta rodada, realizado no Ginásio Antonio Prado Jr, a equipe do técnico Gustavo De Conti bateu os atuais tricampeões, por 67 a 61, e quebrou um jejum de dez jogos e quatro temporadas sem vencer o clube da Gávea no NBB.

Destaque do Paulistano, Caio Torres foi MVP da Final do NBB 12/13 pelo próprio Flamengo (delima/dubem)
Dominou e levou
Para sair de quadra com a vitória sobre o Flamengo no primeiro turno e quebrar o incomodo jejum, o Paulistano contou com grande atuação do pivô Caio Torres, responsável por 22 pontos, sete rebotes e 24 de eficiência. Pelo lado rubro-negro, o destaque ficou por conta do ala Marquinhos, com 13 pontos.
Marcante demais
Caio Torres, por sua vez, disputou seus dois primeiros NBB’s na carreira justamente com a camisa do Flamengo, nas temporadas 2011/2012 e 2012/2013. Na segunda, o pivô não só conquistou o título como também faturou o prêmio de MVP da Final, ao anotar um expressivo duplo-duplo de 23 pontos e dez rebotes (26 de eficiência) no triunfo rubro-negro sobre o Uberlândia, na HSBC Arena, por 77 a 70.
Soberano
Ainda falando nele, Caio Torres é o líder em bolas de 2 pontos convertidas nesta temporada do NBB, com média de 5,7 por partida. De quebra, o camisa 13 do Paulistano é o quarto cestinha do campeonato, com média de 16,7 pontos por partida, além de ser o reboteiro de sua equipe, com 6,2 sobras de média por duelo. Que fase!
Já passou por lá
Por falar em reencontro, o ala/pivô Rafael Mineiro, do Flamengo, iniciou sua trajetória no NBB com a camisa do Paulistano, em 2008/2009, quando tinha apenas 21 anos. Na mesma temporada, o jogador, agora com 27 anos, registrou em média 11,2 pontos e 5,3 rebotes por partida.

Valtinho, do Paulistano, enfrentou o Flamengo 27 vezes no NBB e tem seu recorde pessoal de pontos justamente contra os rubro-negros (delima/dubem)
Conhece bem
O experiente Valtinho, armador do Paulistano, fez história enfrentando o Flamengo. O jogador já disputou 27 jogos, com direito a três Finais de NBB contra a equipe rubro-negra – ganhou uma e perdeu duas. Além disso, seu recorde pessoal de pontos na competição nacional foi anotado justamente contra o clube da Gávea:
Na temporada de abertura do NBB (2008/2009), no primeiro dérbi entre Flamengo e Brasília na história do campeonato, o “Maestro” registrou incríveis 32 pontos, sendo 17 deles vindos de 18 lances livres tentados (94,4% de aproveitamento), e totalizou 33 de eficiência. Valtinho só não foi cestinha deste duelo, vencido pelo próprio Brasília, por 82 a 78, porque do outro lado estava Marcelinho Machado, autor de 34 pontos.
A fase é boa
No atual momento, o Flamengo é o líder isolado do NBB, com 15 vitórias, sendo nove delas nas últimas nove rodadas, e só três derrotas (83,3% de aproveitamento). De quebra, na última semana, a equipe do técnico José Neto venceu as três partidas que fez na primeira fase da Liga das Américas 2016 e ficou com a liderança do Grupo C, ao vencer Gimnasia Indalo (ARG), Aguilas de Tunja (COL) e Correcaminos de Colón (PAN).
Dia de Marcelinho
Pode ser um dia histórico para Marcelinho Machado. Líder absoluto em bolas de 3 pontos na do NBB, o experiente ala de 40 anos precisa de quatro tiros longos para ser o primeiro jogador na história a chegar à marca de 800 convertidas. Além disso, o capitão do Flamengo está a apenas dois rebotes de completar 1.000 na competição e ser o 19º atleta a registar este feito.
Alvo certo
Ainda falando nele, Marcelinho possui média de 19,4 pontos em duelos contra o Paulistano no NBB (253 pontos em 13 jogos). Já na atual temporada, o jogador tem média de 12,3 pontos e é o terceiro cestinha do Flamengo no campeonato.
Arsenais potentes
Flamengo e Paulistano possuem dois dos melhores ataques deste NBB: os cariocas o terceiro (84,7 pontos por jogo) e os paulistas o quinto (81,2 pontos por jogo).
Coletividade vencedora
Dono de um fortíssimo elenco, o Flamengo vem se destacando pelo jogo coletivo e este estilo vem dando muito certo. O time do Rio de Janeiro é líder em assistências deste NBB, com média de 19,3 por partida. Uma das provas da extrema coletividade da equipe é o curioso fato de nenhum atleta rubro-negro figurar no Top 10 de assistências do campeonato. Os principais garçons da equipe são Rafa Luz (3,9 por jogo), Marquinhos (3,4 por jogo), Marcelinho Machado (3,1 por jogo) e Gegê (3,1).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
