#JOGAJUNTO

NBB Caixa

força e agressividade

04-06-2024 | 11:16
Por Marcius Azevedo

Em desvantagem contra o Sesi Franca na série pelas Finais do NBB CAIXA, Didi diz que o Flamengo tem de jogar o basquete que norteou sua campanha na temporada

Não há fórmula mágica, ou coelho na cartola neste momento. Em desvantagem com o Flamengo na série contra o Sesi Franca, pelas Finais do NBB CAIXA, Didi afirma que o time precisa recuperar o basquete desempenhado na temporada regular, quando terminou com a melhor campanha, e nos playoffs (foram 8 vitórias) até o primeiro jogo da decisão. No último sábado (01/06), no Maracanãzinho, o Rubro-Negro teve uma atuação distante do que apresentou ao longo da campanha e perdeu por 69 a 56.

Didi quer o Flamengo mais “agressivo” para enfrentar o Sesi Franca. Foto: Maurício Almeida/LNB

“Não fizemos o nosso melhor jogo no sábado, sabemos da nossa capacidade, do que podemos produzir, e estamos trabalhando para corrigir os erros, para chegarmos bem preparados para essa segunda partida. Vai ser mais um confronto muito duro, principalmente por ser fora de casa, mas temos condições de chegar em Franca e empatar essa série”, afirmou Didi.

O segundo jogo das Finais do NBB CAIXA acontece na quinta-feira (06/06), no Pedrocão. A partida terá transmissão da ESPN, sportv, YouTube do NBB CAIXA, NBB BasquetPass, Jumper e FlaTV.

Para Didi, existe apenas um caminho para o Flamengo. “O pensamento é um só: vencer. E não poderia ser diferente. Chegamos até a final jogando um basquete de força e agressividade durante toda a temporada, e precisamos jogar esse basquete”, avisou.

O intervalo de quatro dias do primeiro para o segundo jogo, segundo o ala, serviu para o técnico Gustavo de Conti ajustar o time. O principal problema foi o desempenho ofensivo. O aproveitamento nas bolas de 3 pontos foi de apenas 21% (7/34) e 50% nos arremessos de 2 (13/26), além de 69% no lance livre (9/13).

“Vejo esse intervalo como uma oportunidade de treinarmos e trabalharmos em cima dos erros que cometemos no primeiro jogo. Todos estamos na expectativa desse segundo jogo, nossa postura vai ser outra, estamos muito focados e vamos entrar em quadra em busca do empate na série”, afirmou Didi.

O Flamengo já superou o Sesi Franca como visitante nesta temporada. O triunfo por 88 a 73, pelo segundo turno da fase de classificação, tem pouca influência neste momento. “Cada jogo é um jogo, cada partida tem a sua história. Estamos numa final e as estratégias mudam o tempo todo, os ajustes são feitos a todo momento. É uma série muito equilibrada, são duas grandes equipes, acostumadas a jogar decisões. Temos um objetivo só: vencer.”

O Pedrocão é um ginásio bastante conhecido para Didi. Foram três temporadas de NBB CAIXA pelo Sesi Franca antes de ir para os Estados Unidos. Após ser selecionado no draft da NBA, ele passou pelo Sydney Kings, da Austrália, antes de defender o New Orleans Pelicans e também o Portland Trail Blazers. O jogador também jogou na G-League.

“O Pedrocão é um dos lugares mais importantes do basquete brasileiro, um ginásio cheio de história e que respira basquete. Não é fácil jogar como visitante lá. A torcida é apaixonada, joga junto com o time e faz de tudo para que empurrar Franca. Tive momentos muito felizes lá”, afirmou.

A história com o Sesi Franca nunca será apagada. “Todo mundo sabe a história que eu tenho com Franca, o carinho que tenho por todos lá. Isso nunca vai mudar, nunca vai ser apagado. Hoje eu visto a camisa do Flamengo e vou fazer o meu máximo para ajudar o meu time a ser campeão, mas as amizades que fiz, o respeito por Franca, pela cidade, pelo clube e pela torcida, será sempre o mesmo”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.