HOJE
Diferença mínima!
Por Liga Nacional de Basquete
Rivais nas quartas de final, Basquete Cearense e Mogi decidiram a vaga no G-4 da fase de classificação no saldo de cestas; confira as informações e curiosidades da série

Com campanhas idênticas, 18 vitórias e nove derrotas, na fase de classificação, Basquete Cearense e Mogi se enfrentam na série que abre as quartas de final do NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
A série que abre as quartas de final do NBB CAIXA 2015/2016 não poderia ser mais equilibrada. Com campanhas idênticas e uma vitória para cada lado na fase de classificação da competição, Solar Cearense e Mogi das Cruzes/Helbor iniciam a disputa por uma vaga na semifinal neste sábado, às 14h10 (horário de Brasília), no Ginásio Hugo Ramos, com transmissão ao vivo da RedeTV!
Nas oitavas de final, o Mogi encontrou outro adversário nordestino, o Universo/Vitória, e se deu bem. Com Shamell inspirado a equipe mogiano “varreu” os baianos, por 3 a 0, e se tornaram o primeiro time a garantir vaga nas quartas. Já os cearenses tiveram folga na primeira etapa dos playoffs e farão sua estreia na fase final diante do elenco paulista.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Confira os dados, estatísticas e curiosidades do confronto entre Basquete Cearense e Mogi:
Idênticos
A campanha na fase de classificação do NBB CAIXA das duas equipes foi exatamente igual, 19 vitórias e nove derrotas. Porém, devido ao saldo de pontos nos confrontos diretos, a equipe cearense terminou na quarta colocação enquanto o Mogi ficou em quinto.
Descanso mais que merecido
Devido a esta espetacular campanha do Basquete Cearense, o elenco comandado por Alberto Bial avançou a fase quartas de final sem precisar disputar as oitavas e terão o mando de quadra em um hipotético Jogo 5 da série contra o Mogi.
Um já foi!
Não será o primeiro nordestino que o Mogi enfrentará nestes playoffs. Na fase oitavas de final a equipe enfrentou o Vitória e venceu os três jogos disputados. Confira como foi a série:
Jogo 1 – Vitória 72 x 74 Mogi – Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador (BA)
VIT – Calvo 22 pontos e dez rebotes
VIT – Kojo dez pontos, nove rebotes e seis assistências
MOG – Shamell 17 pontos e sete rebotes
MOG – Lucas Mariano 14 pontos e três bolas de 3 pontos
Jogo 2 – Mogi 81 x 67 Vitória – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP)
MOG – Shamell 19 pontos e oito bolas de 2 pontos
MOG – Filipin 15 pontos
MOG – Larry Taylor 11 pontos, quatro rebotes e seis assistências
VIT – Calvo 20 pontos e quatro bolas de 3 pontos
VIT – Kojo nove pontos, cinco rebotes e 11 assistências
Jogo 3 – Mogi 81 x 58 Vitória – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP)
MOG – Filipin 16 pontos e cinco rebotes
MOG – Paulão 13 pontos e nove rebotes
VIT – Calvo 16 pontos e dez rebotes
VIT – Feliz dez pontos e 11 rebotes

Nas oitavas de final o Mogi bateu o Vitória, por 3 a 0, e foi a primeira equipe a disputar a fase à se classificar as quartas de final (Francisco Galvão/EC Vitória)
Pouco tempo, muita história
Apenas na quarta temporada dentro do NBB CAIXA, as duas equipes já acumulam grandes histórias dentro da competição. Presente duas vezes nos playoffs, a fase semifinal está entalada na garganta do torcedor mogiano. Já o Basquete Cearense, que também disputou a fase final do campeonato em duas edições, está pela primeira vez nas quartas de final. Confira o retrospecto das equipes nos playoffs:
Basquete Cearense
NBB CAIXA 2012/2013
Oitavas de final – Paulistano 3 x 2 Basquete Cearense
Destaque do Basquete Cearense na série: André Goes 19,2 PPJ e 3,6 APJ
NBB CAIXA 2013/2014
Oitavas de final – Bauru 3 x 0 Basquete Cearense
Destaque do Basquete Cearense na série: Felipe 17,7 PPJ e 9,7 RPJ
Mogi
NBB 2013/2014:
Oitavas de final – Mogi 3 x 1 Pinheiros
Destaque do Mogi na série: Daniel Alemão 12,0 PPJ e 10,8 RPJ
Quartas de final – Mogi 3 x 2 Limeira
Destaque do Mogi na série: Toledo 17,5 PPJ e 8,0 RPJ
Semifinal – Flamengo 3 x 1 Mogi
Destaque do Mogi na série: Toledo 13,8 PPJ e 7,2 RPJ
NBB 2014/2015:
Quartas de final – Mogi 3 x 2 Macaé
Destaque do Mogi na série: Shamell 21,4 PPJ e 3,4 RPJ
Semifinal – Bauru 3 x 2 Mogi
Destaque do Mogi na série: Shamell 17,6 PPJ e 3,8 RPJ
Só não fez chover!
Em sua última visita ao “Hugão”, o ala/armador Duda Machado, do Basquete Cearense, desbancou sete adversários de peso e saiu com o título do Torneio dos 3 Pontos no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA 2015/2016. Na fase classificatória, o atleta anotou 21 pontos e avançou a grande decisão junto à Isaac Sosa (do Minas), Lucas Dias (do Pinheiros) e Shamell (do Mogi). Na final, o jogador da equipe nordestina desbancou os três concorrentes, ao fazer 18 pontos, e manteve o troféu da competição com a família Machado.
Equilíbrio
Nos dois confrontos entre as equipes na fase de classificação o equilíbrio tomou conta. Confira como foram as partidas:
Primeiro turno
Basquete Cearense 83 x 76 Mogi – Ginásio Paulo Sarasate
CEA – Duda 25 pontos, oito rebotes e cinco assistências
CEA – Davi 22 pontos e sete rebotes
CEA – Audrei 15 pontos e sete rebotes
MOG – Tyrone 18 pontos, nove rebotes e quatro assistências
MOG – Shamell 16 pontos e duas assistências
MOG – Paulão 16 pontos e quatro rebotes
Segundo turno
Mogi 78 x 73 Basquete Cearense – Ginásio Hugo Ramos
MOG – Tyrone 18 pontos, sete rebotes e quatro assistências
MOG – Shamell 18 pontos e quatro rebotes
CEA – Audrei 17 pontos e dois rebotes
CEA – Davi nove pontos, sete rebotes e dez assistências

Na fase de classificação as equipes se enfrentaram duas vezes com uma vitória para cada lado (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Fortaleza Hugo Ramos
Invicto como mandante durante grande parte NBB CAIXA 2015/2016, o Mogi teve uma campanha espetacular na fase de classificação dentro do “Hugão”. Foram 12 vitórias e apenas duas derrotas para a equipe, segundo melhor retrospecto na condição nesta temporada, atrás apenas do Bauru, que teve 13 resultados positivos e um negativo.
Shamonster!
Maior cestinha da história do NBB CAIXA, Shamell terminou pela sexta vez entre os cinco maiores pontuadores da fase de classificação. O norte-americano teve média de 17,7 pontos por partida, a segunda maior da temporada, atrás apenas de Neto, da Liga Sorocabana, que encerrou sua participação nesta edição, com 19,1 de média.
Só evoluindo!
Jogador Mais Evoluído da temporada 2014/2015 do NBB CAIXA, Davi Rossetto é um dos principais responsáveis pela ótima campanha do Basquete Cearense na edição 2015/2016. Com média de 13,1 pontos, 4,0 rebotes e 4,9 assistências por jogo, o armador foi o atleta mais eficiente de seu time na fase de classificação da competição (14,43 de valorização por partida).
De tudo um pouco!
A boa campanha mogiana não veio por acaso. O elenco comandado por Danilo Padovani se faz presente entre os cinco primeiros em cinco estatísticas diferentes. Confira: Segundo colocado em roubos (com média de 11,13), quarto em pontos (81,55) e em arremesso de 2 pontos convertidos (21,10 por jogo), e quinto em lances livres convertidos (15,94) e em eficiência (94,00).
Deixa com o alienígena!
Um dos principais responsáveis pela eficácia mogiana ao recuperar as bolas foi Larry Taylor. O norte-americano, que é o líder da estatística na história do NBB CAIXA (com 499 roubos), foi o segundo maior ladrão da fase de classificação, com média de 2,00 por partida.
Reencontro
Jogador fundamental do Mogi na temporada 2012/2013, o ala/pivô Toledo hoje joga do outro lado. O atleta teve média de 12,0 pontos, 6,3 rebotes e 1,9 bolas recuperadas nas 44 partidas que fez com o uniforme mogiano.

Jogador fundamental do Basquete Cearense, o ala/pivô Toledo defendeu o Mogi na temporada 2012/2013 do NBB CAIXA (Allan Conti/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca