#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Difícil de segurar

Sesi Franca FRA 70
x
80 Flamengo FLA
24
1ºQ
X
18
15
2ºQ
X
24
16
3ºQ
X
17
15
4ºQ
X
21

Ginásio Pedrocão

18 de janeiro de 2014

Flamengo controla Franca, deslancha no último quarto e soma sétima vitória consecutiva; atuais campeões fecham 1º turno na liderança do NBB 2013/2014

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
70
X
80
70
PTS
80
5
A3C
9
22
A2C
21
11
LLC
11
42
RT
33
11
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Está difícil de parar o Flamengo na temporada 2013/2014 do NBB. Neste sábado, a equipe rubro-negra superou o Vivo/Franca, fora de casa, no Ginásio do Pedrocão, no interior paulista, pelo placar de 80 a 70, somou a sétima vitória consecutiva e encerrou o primeiro turno do maior campeonato de basquete do país na liderança da tabela de classificação.

Em ótimo momento na competição nacional, os atuais campeões seguem isolados na primeira colocação, agora com um total de 13 triunfos em 16 jogos disputados (81,3% de aproveitamento). Enquanto isso, o time francano conheceu sua oitava derrota em 15 partidas realizadas no NBB (46,7% de aproveitamento) e segue na nona posição.

Para sair vitorioso, o esquadrão flamenguista contou com bons desempenhos do ala Marcelinho Machado e do armador Laprovittola, ambos com 23 pontos – o argentino ainda distribuiu seis assistências. Pelo lado do time da casa, o destaque ficou por conta do pivô Paulão Prestes, que também anotou 23 tentos.

O primeiro quarto foi praticamente um duelo a parte entre o pivô francano Paulão e o ala rubro-negro Marcelinho. Com um ótimo aproveitamento nos arremessos, os jogadores comandaram as ações ofensivas de suas equipes e marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente, nos dez minutos iniciais de jogo. Com a liderança do placar nas mãos desde o primeiro minuto da partida, o time da casa manteve um bom ritmo, também contou com bons lances de Léo Meindl e fechou o período na frente, por seis pontos: 24 a 18.

No início do segundo quarto, a equipe do interior paulista continuou contando com atuação inspirada de Paulão e chegou a estender sua vantagem para nove pontos (30 a 21). Mas, do outro lado, o Flamengo passou a contar com um desempenho acima da média de Laprovittola, autor de 11 pontos e duas assistências no período, e virou o jogo. Primeiro, o argentino deu duas boas assistências para Shilton anotar quatro pontos seguidos. Depois, converteu cinco pontos seguidos e com a ajuda do recém-chegado Washam levou o Flamengo à ponta do placar. Sob a batuta de seu armador, que ainda converteu mais um tiro de três pontos na parcial, o Flamengo não deixou o ritmo cair e levou o jogo para os vestiários com três pontos de frente: 42 a 39.

Na volta do intervalo, o Flamengo conseguiu administrar a vantagem no placar e o grande responsável por isso foi Gegê. Com uma sólida atuação, o jovem armador marcou cinco pontos e ainda registrou dois rebotes, duas assistências e duas bolas recuperadas na terceira parcial e comandou o bom rendimento do time rubro-negro. Do outro lado, Figueroa e Paulão até tentaram fazer com que os donos da casa tomassem a ponta do marcador para si. Mas o bom rendimento da dupla não foi o suficiente e foi a equipe carioca que foi para o último período na frente: 59 a 56.

O clube da Gávea consolidou sua vitória de maneira arrasadora no último quarto. Sem dar chances aos rivais, os atuais campeões do NBB voltaram a contar com a pontaria calibrada de Marcelinho e Laprovittola e dominaram completamente as ações nos dez minutos finais. Com uma sequência de 17 pontos contra apenas três dos rivais, os representantes do Rio de Janeiro estenderam a vantagem no placar para 17 pontos (76 a 59), com pouco mais de três minutos para o término do jogo. Então, com tranquilidade, a equipe confirmou seu 13º triunfo na temporada.