HOJE
Digno de final
Por Liga Nacional de Basquete
Em duelo decidido apenas na prorrogação, Brasíla leva a melhor sobre o anfitrião Vitória de maneira emocionante e fica com o título da Copa Universo
Com duas vitórias cada, Universo/Vitória e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília decidiram o vencedor da Copa Universo no último duelo do torneio realizado em Salvador (BA) nesta terça-feira (25/10). E o enredo da partida foi digno de uma final. Na prorrogação, o time candango venceu de maneira dramática, pelo placar de 79 a 76 e garantiu o título da competição preparatória para o NBB CAIXA 2016/2017.
Após vencer Minas e Caxias nas duas rodadas iniciais, a equipe da capital federal precisou segurar uma grande reação dos baianos para vencer a terceira em Salvador. Na liderança desde os minutos iniciais, os comandados de Bruno Savignani foram pouco a pouco aumentando a vantagem no placar e abriram 28 pontos de frente ao final do terceiro quarto.
Só que o Vitória não se entregou e, de maneira espetacular, levou a decisão para a prorrogação. Com grande participação de Chris Hayes, o time baiano venceu o período final por 39 a 11 e deixou tudo igual ao final dos 40 minutos. Mas no tempo extra os candangos foram mais eficientes e garantiram o emocionante resultado positivo.
“Vai ter aplauso e puxão de orelha nos jogadores. No basquete não se permite perder a concentração, e foi o que aconteceu hoje. O Vitória continuou firme e conseguiu buscar o resultado. Fizemos três períodos muito bons, principalmente na defesa. Mas em dois minutos em que você perde a concentração, o jogo complica. Vamos trabalhar muito para isso não acontecer mais”, avaliou o técnico Bruno Savignani.
-
Giovannoni e o troféu de campeão -
Giovannoni e o troféu de campeão -
Deryk, do Brasília, e Dawkins, do Vitória -
Hayes, do Vitória -
Giovannoni, do Brasília, e Gabriel, do Vitória -
Kurtz, do Vitória -
Lucas Mariano, do Brasília -
Jefferson Campos, do Brasília -
Coimbra, do Vitória -
Renato, do Vitória, e Pilar, do Brasília -
Hayes, do Vitória -
Hayes, do Vitória
Cada equipe teve um dos cestinhas das partidas. Com 21 pontos, além de nove rebotes, o pivô Lucas Mariano comandou o ataque candango. Do outro lado, o ala/pivô norte-americano Chris Hayes teve grande desempenho, principalmente no último quarto, e teve a mesma pontuação do camisa 28 do Brasília.
“Nosso time não fez um bom jogo, mas não faltou luta em nenhum momento. Nossa equipe é nova e está pegando entrosamento, só o espírito do time está muito bom. Conseguimos colocar bastante energia em quadra e a torcida entrou no jogo. Temos que saber usar o fator casa ao longo da temporada e hoje, apesar da derrota, nossa reação no último quarto mostrou que podemos ter uma grande campanha aqui em Salvador”, disse o técnico Régis Marrelli, do Vitória.
Antes de se concentrar na sua estreia no NBB CAIXA, o Brasília disputará o Grupo E da Liga Sul-Americana, entre os dias 01 e 03 de novembro, na cidade de Santiago del Estero, na Argentina, e tentará uma vaga na decisão do torneio continental. Já o Vitória terá sua primeira partida na competição nacional no dia 09/11, fora de casa, contra o Rio Claro Basquete.
“Esse torneio foi muito bom, não só para a preparação da equipe mas também para apresentarmos esse ‘novo’ Vitória para o torcedor. Trocamos praticamente todo o elenco, só ficou o Edu, então pudemos mostrar essas caras novas para nossa torcida já nesse torneio. Espero que essa iniciativa se mantenha nos próximos anos e outras equipes organizem torneios assim também”, completou Marrelli.
Minas vence Caxias e fica em 3º
Na primeira partida da rodada desta terça, o Minas Tênis Clube venceu o Banrisul/Caxias Basquete, pelo placar de 74 a 71, e ficou com o terceiro lugar da Copa Universo. Ambas as equipes ainda não haviam vencido no torneio e o clube de Belo Horizonte conquistou seu primeiro triunfo em solo baiano.
Em partida decidida apenas nos minutos finais, o time mineiro teve no armador norte-americano Scott Rodgers sua principal figura. Recém-contratado pelo Minas, o jogador que disputou a última temporada do NBB CAIXa pelo São José deixou a quadra com 16 pontos e quatro assistências.
+ Clique aqui e confira a galeria de fotos do jogo entre Minas e Caxias
Outras novidades da equipe para esta temporada, o ala/pivô Mosso e o também norte-americano Darion Rackley foram outras figuras importantes para a vitória mineira, com 11 e dez pontos, respectivamente. Do lado do Caxias, que atuou no torneio desfalcado de Fred e Marcão, os destaques ficaram por conta de Arthur, cestinha do jogo, com 17 pontos, e Vinícius, autor de 14 pontos e cinco assistências.
Curiosamente, as duas equipes se enfrentarão logo na primeira rodada do NBB CAIXA 2016/2017, no dia 08/11 (terça-feira), às 19 horas (de Brasília), em Belo Horizonte. A partida marcará a estreia de mineiros e gaúchos na nona edição do maior campeonato de basquete do país.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca












