HOJE
Digno de playoff
Por Liga Nacional de Basquete
Em duelo equilibrado do início ao fim, líder Flamengo leva a melhor sobre o já classificado Franca, na prorrogação, e conquista a 24ª vitória no NBB 2013/2014
Mesmo com o primeiro lugar já garantido, o Flamengo entrou em quadra neste sábado e conquistou uma emocionante vitória. No Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o time rubro-negro levou a melhor sobre o Vivo/Franca, na prorrogação, por 92 a 89, e conquistou sua 24ª vitória na temporada 2013/2014 do NBB.
Com direito a muitas alternâncias no placar, Flamengo e Franca fizeram um jogo acirrado até o final. O time visitante teve duas oportunidades para vencer o jogo (uma no tempo normal e uma na prorrogação), porém não obteve sucesso em ambos chutes e os cariocas confirmaram a vitória.
O time carioca ainda têm três jogos a fazer na fase de classificação, contra São José, Mogi das Cruzes e Basquete Cearense, todos fora de casa. Já Franca fechou sua participação na na etapa inicial da sexta edição do campeonato nacional com 15 vitórias em 32 jogos (46,9% de aproveitamento) e ficou com o 10º lugar.
“Foi um jogo bastante complicado, mas a nossa equipe manteve o foco e conseguiu uma vitória difícil na prorrogação. Isso mostra que nosso time quer muito mais, está trabalhando duro. Quando entramos em quadra, entramos para ganhar sempre, não importa se já estamos classificados em primeiro. Ainda temos três jogos pela frente e vamos buscar mais três vitórias para chegar com moral nos playoffs”, disse o flamenguista Olivinha, autor de 14 pontos e sete rebotes.
Os destaques do time carioca no jogo foram os alas Marcelinho e Marquinhos com 20 e 19 pontos, respectivamente. Mesmo com a derrota, o pivô Paulão Prestes entrou para a história do NBB. Além de marcar 17 pontos, o camisa 15 francano apanhou expressivos 21 rebotes e igualou o recorde do fundamento, pertencente a Shilton, hoje atleta Flamengo e que estabeleceu a marca em 2009 ainda com a camisa do Joinville.
“Nosso time vem crescendo no decorrer do campeonato. Hoje perdemos nos detalhes para o líder do campeonato, fora de casa, e mostramos que podemos jogar de igual para igual com qualquer time do NBB”, afirmou Paulão.
Os primeiros minutos do confronto foram equilibrados, mas a partir dos cinco minutos finais do quarto o Franca foi com tudo com tudo pra cima do campeão da Liga das Américas. Com ótimos desempenhos dos pivôs Paulão Prestes e Lucas Mariano, ambos com cinco pontos, o time visitante chegou a abrir nove pontos de vantagem no placar (17 a 8). Porém através de duas cestas para três seguidas,uma de Gegê e uma de Marcelinho e mais uma cravada de Marquinhos, o Flamengo colocou novamente equilibrou o duelo.
O segundo período novamente começou truncado. O líder do NBB6 conseguiu engrenar a partida, e não só reduziu a vantagem do Franca, como passou a frente do placar e abriu sete pontos no placar. O ala/pivô norte-americano, Washam, com expressivos 12 pontos no quarto, ajudou o Flamengo a fechar o primeiro tempo na frente: 44 a 37.
A volta do intervalo foi difícil para o time carioca. Os anfitriões não conseguiram manter o bom aproveitamento nos arremessos e aos poucos Franca, que contou com oito rebotes de Paulão só no terceiro quarto, foi conseguindo diminuir a vantagem no placar. Faltando pouco menos de três minutos para o término do quarto, uma bola para três pontos de Basden, colocou os paulistas na liderança (53 a 51). Porém Marcelinho fez questão de “dar o troco na mesma moeda”, e consequentemente, devolver a liderança do placar para o Flamengo (54 a 53).
O ponto negativo da terceira parcial foi a lesão do jovem pivô Lucas Mariano, do Franca, que deixou a quadra com uma suspeita de entorse no tornozelo esquerdo. Com o placar acirrado, os dois times começaram o último quarto jogando com segurança e exploraram jogadas com seus homens de garrafão. Então, Paulão Prestes anotou oito pontos para o Franca, enquanto que Olivinha contribuiu com seis tentos para o Flamengo.
Faltando 57 segundos para o término da partida, o Marcelinho colocou o Flamengo na frente do placar com uma bola de três. Os segundos finais da partida foram marcados por muitos lances livres das duas equipes. Faltando 14 segundos, com o jogo empatado 82 a 82, o Franca teve a oportunidade de vencer o jogo com uma bola para três do ala/armador Socas, porém o chute foi curto e o jogo foi para a prorrogação.