HOJE
Reconhecimento
Por Liga Nacional de Basquete
Declarações de dirigentes da LNB, CBB e COB destacam diálogo, parceria e integração como marcas da trajetória de Fabián Borro, presidente da FIBA Américas que morreu aos 64 anos
A trajetória de Fabián Borro à frente do basquete continental deixou marcas profundas também no Brasil. Parceiro próximo da Liga Nacional de Basquete e defensor do fortalecimento institucional do esporte, o dirigente argentino foi lembrado por lideranças do basquete brasileiro como uma figura agregadora, de diálogo permanente e compromisso com o desenvolvimento sustentável da modalidade.

Marcelo Sousa, Rodrigo Franco Montoro e Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, com Fabián Borro durante o lançamento da temporada 20225/26 do NBB CAIXA. Foto: Fabrício Miguel/LNB
Ex-presidente e atualmente integrante do Conselho da Presidência da LNB, Kouros Monadjemi também destacou o papel determinante de Borro na valorização dos clubes. “Ele sempre se posicionou ao lado dos clubes e mostrou a importância que eles tinham no desenvolvimento do basquete. A união que nós temos hoje com o basquetebol argentino, fundamentalmente, é por causa da visão e do interesse do Borro durante sua época de presidente da Liga Argentina, depois como presidente da Confederação e, posteriormente, como presidente da FIBA Américas”, afirmou.
Kouros ressaltou ainda a influência direta do argentino no fortalecimento institucional do basquete brasileiro. “Posso dizer que Borro foi fundamental nessa aproximação que tivemos entre a CBB e a Liga. Ele sempre defendeu a posição de que a Liga queria basquete e visualizou que, no futuro, deveríamos criar uma associação das ligas sul-americanas. Por isso, o basquetebol perde um grande comandante, mas precisamos prosseguir e transformar em realidade o sonho que ele teve, de criar e desenvolver a união das ligas sul-americanas para o fortalecimento do basquete”, completou.
Presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro destacou o papel de Borro como elo fundamental na relação entre ligas e confederações. “Tivemos em Fabián Borro um parceiro importante do basquete brasileiro, um dirigente presente, atento e sempre disposto ao diálogo. Sua atuação foi marcada pela capacidade de construir consensos, pelo respeito às instituições e pela defesa permanente da união entre ligas e confederações como base para o desenvolvimento sustentável da modalidade no Brasil e em todo o continente”, afirmou.
+ Morre Fabían Borro, presidente da FIBA Américas, aos 64 anos
Vice-presidente da LNB, Delano Franco ressaltou o lado humano e a paixão de Borro pelo basquete, além de sua proximidade com a Liga. “Fabián Borro viveu o basquete com paixão genuína, dedicação diária e profundo respeito pelas pessoas e instituições que constroem a modalidade. Foi um grande parceiro da Liga Nacional de Basquete, sempre próximo, acessível e aberto ao diálogo, alguém que compreendia o papel das ligas no desenvolvimento do esporte. Sua atuação foi marcada pela disposição permanente em colaborar, somar esforços e fortalecer o basquete de forma integrada, deixando uma contribuição valiosa para o presente e o futuro da modalidade”, declarou.
Presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa manifestou solidariedade em nome do basquete nacional. “Como membro do Conselho da FIBA e presidente da CBB, me solidarizo com a FIBA Américas, deixando uma mensagem de apoio e solidariedade do basquete brasileiro. Meu abraço aos amigos e familiares”, disse.
Atual diretor financeiro do Comitê Olímpico do Brasil, Marcelo Vido, e que trabalhou por 12 anos no Flamengo com os esportes olímpicos, destacou o impacto estrutural da atuação de Borro no basquete. “Foi um grande incentivador e defensor dos clubes de basquete das Américas, além de um verdadeiro guardião da modalidade no continente. Com sua liderança, conduziu um trabalho relevante de conciliação do basquete nacional e foi uma fonte de inspiração para a criação da Liga Nacional de Basquete”, completou.
As manifestações reforçam o reconhecimento ao legado deixado por Fabián Borro, cuja atuação ajudou a fortalecer pontes institucionais e a consolidar uma visão integrada para o crescimento do basquete nas Américas.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
América Towers
Unoesc Basket Joaçaba
Brusque Basquete
Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Fluminense
IVV/CETAF
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
UNIFACISA
Vasco/Tijuca