#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disputa direta

14-12-2015 | 06:56
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas similares no NBB, Franca e Basquete Cearense fazem duelo direto por posições, nesta terça-feira, no Pedrocão, com transmissão ao vivo via web

Nesta terça-feira (15/12), Franca Basquete e Solar Cearense duelarão diretamente por melhores posições na tabela de classificação do NBB. No Ginásio Pedrocão, às 20 horas (de Brasília), a bola subirá para o confronto entre duas equipes, que possuem campanhas bem parecidas na competição. O duelo terá transmissão ao vivo via web, no site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Os dois times estão em colocações próximas. Com cinco vitórias em nove jogos, os francanos estão na sexta posição, com um triunfo a mais que o elenco nordestino, que é dono do nono lugar. Uma vitória no Pedrocão pode aumentar a sequência positiva dos cearenses para dois triunfos seguidos e colocar os paulistas para baixo na classificação da atual edição do NBB.

Após duas derrotas seguidas no NBB (para o Pinheiros e Rio Claro), a equipe francana conseguiu se reabilitar na competição ao vencer o São José, por 91 a 79. Porém, no último sábado, jogando em casa, os comandados de Lula Ferreira foram derrotados de maneira dramática para o Mogi das Cruzes/Helbor. Na prorrogação, com uma cesta no último segundo, o armador Larry Taylor decretou a vitória da equipe visitante, por 90 a 88.

Nezinho, do Franca, e Jimmy, do Mogi

Destaque contra o Mogi, Nezinho, do Franca, está com média de duplo-duplo no NBB 2015/2016 (Newton Nogueira/Divulgação)

Voltando de contusão, Nezinho teve um ótimo desempenho na partida diante dos mogianos e registrou um expressivo duplo-duplo de 15 tentos e 14 assistências. Na temporada, o experiente armador apresenta média de dois dígitos em dois fundamentos, com 13,0 pontos e 10,0 passes decisivos por partida. Como reforço para esta temporada, já esta provando seu valor e caiu nas graças da torcida francana.

Para receber o esquadrão de Fortaleza, o Franca terá o desfalque do pivô Thiago Mathias. O atleta, que sofreu uma entorse no joelho durante o jogo contra o Guaros de Lara, da Venezuela, na Liga Sul-Americana 2015, perdeu as últimas seis partidas da temporada e deve retornar somente em 2016.

Já o Basquete Cearense vem em alta. O elenco comandado por Alberto Bial tem duas vitórias seguidas no NBB, sobre o Macaé (em casa) e Rio Claro (fora) em sequência, contando com boas atuações de seu ala/pivô Toledo, que pode chegar à marca de 1.000 pontos na história do NBB. Para isso, basta conseguir um ponto na partida para alcançar a marca em 87 jogos no campeonato.

“Para este jogo, a gente se preparou bastante. Optamos por ficar em Franca, treinar mais tempo por aqui, até para evitar o cansaço da nossa viagem de ir para Fortaleza e voltar, porque é muito longa. Sabemos que vamos enfrentar um time forte, na cidade do basquete. Nós estamos focados. A equipe de Franca vem se fortalecendo. Teve um tropeço na última rodada. Estamos embalados por duas vitorias, mas o que aconteceu já passou. Temos que pensar, agora, nesta partida”, comentou Toledo, do Basquete Cearense.

Davi Rossetto, do Basquete Cearense, e Mosso, do Macaé

Em alta, Basquete Cearense não perde há duas partidas na atual temporada do NBB (LC Moreira/Divulgação)