#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disputa final

04-12-2012 | 09:46
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de passarem por duas fases, Flamengo e Brasília concentram todas as atenções na decisão da Liga Sul-Americana, na Argentina, a partir desta terça

Hora da verdade: Flamengo e Brasília lutam por cada bola que pode dar o título sul-americano de 2012 (Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

Três jogos para ser o melhor da América do Sul. É o caminho que Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília vão ter de trilhar nesta semana no quadrangular final da Liga Sul-Americana de Basquete 2012. De terça (04/12) a quinta (06/12), as equipes brasileiras estarão na cidade de Corrientes, na Argentina, onde será disputada a fase decisiva, que ainda terá os argentinos do Peñarol e Regatas Corrientes, anfitrião da sede da disputa pelo título sul-americano.

A final será disputada em turno único, com as quatro equipes se enfrentando entre si. Quem fizer mais pontos leva a taça. O Flamengo estreia contra o Peñarol, a partir das 21h00 (horário de Brasília). Logo em seguida, o Brasília pega os donos da casa, o Regatas Corrientes. Ambas as partidas serão realizadas nesta terça -feira (04/12), com transmissão ao vivo pelo SporTV 3.

Atual tricampeão do NBB e campeão sul-americano de 2010, o Brasília começou a competição continental no grupo B da primeira fase, em que terminou com o segundo lugar, eliminando Malvin (Uruguai) e Amistad (Bolívia) e perdendo apenas para o líder Regatas Corrientes, o rival da estreia no quadrangular final. Para chegar à decisão, o time candango foi o segundo colocado da chave F das semifinais, deixando Pinheiros/SKY e Tiburones (Venezuela) pelo caminho.

Os jogadores do time brasiliense que vêm se destacando na competição são o ala/pivô Guilherme Giovannoni, com 18,3 pontos por partida, o ala/armador Alex, (18 pts/jg) e o ala Arthur (15,5 pts/jg).

“Acho que quando se consegue uma classificação tão importante como essa, temos de fazer um balanço positivo. Mas acredito que podemos melhorar para o Final Four”, disse Giovannoni. “Durante todos os jogos a equipe teve paciência. No fim, claro, o nosso entrosamento foi fundamental para as vitórias”, acrescentou.

Já o Flamengo, campeão sul-americano em 2009, iniciou o torneio no grupo C, também na segunda posição, como o Brasília, desclassificando o Hebraica Macabi (Uruguai) e o Deportes Castro (Chile), mas sendo superado pelo Penãrol, também adversário na decisão da competição. O desempenho rubro-negro foi melhor nas semifinais, em que os cariocas venceram os três jogos que disputaram e carimbaram o passaporte para a final com a liderança da chave F.

Os principais nomes do Flamengo até agora no torneio são o ala Marquinhos, com 17,8 pontos por jogo, o ala/pivô Olivinha (16,5 pts/jg) e o armador Vitor Benite (15 pts/jg).

“É um torneio curto, e estamos encarando todos os jogos como se fosse uma final. O time está muito bem preparado, e temos de manter a mentalidade forte durante todos os jogos, não podemos vacilar. Acredito que teremos uma disputa duríssima, pois todas as  equipes vieram muito fortes. Não há favoritos”, afirmou o técnico José Neto.

A rivalidade Brasil-Argentina também foi abordada pelos protagonistas da decisão sul-americana. “É sempre muito grande, mas a verdade é que será um grande torneio, pois são quatro equipes com chances reais de título”, declarou Giovannoni. “Acho que as quatro equipes dessa final estão no mesmo nível. Vai depender de quem errar menos, estiver mais focado”, completou Benite.

Confira as datas e os horários (de Brasília) dos jogos do quadrangular final da Liga Sul-Americana 2012

04/12/2012 – terça-feira
20:00 – Peñarol (ARG) x Flamengo
22:10 – Regatas Corrientes (ARG) x Uniceub/BRB/Brasília

05/12/2012 – quarta-feira
20:00 – FlamengoUniceub/BRB/Brasília
22:10 – Regatas Corrientes (ARG) x Peñarol (ARG)

06/12/2012 – quinta-feira
20:00 – Peñarol (ARG) x Uniceub/BRB/Brasília
22:10 – Regatas Corrientes (ARG) x Flamengo