HOJE
Disputanão falta
Por Liga Nacional de Basquete
Com três Jogos 5, quartas de final do NBB CAIXA 16/17 é marcada por equilíbrio jamais visto na competição

Com duas vitórias consecutivas, Pinheiros forçou o quinto e decisivo jogo na série contra o Flamengo (Daniel Vorley/ECP)
As quartas de final estão provando todo o equilíbrio já demonstrado ao longo da temporada regular e das oitavas de final do NBB CAIXA 16/17. Com três Jogos 5, a fase em que os oito melhores times da competição se encontram repetiu o feito realizado também nas edições 12/13 e 14/15, porém com confrontos ainda mais acirrados entre as equipes sobreviventes.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Se no NBB CAIXA 12/13 o Flamengo varreu o Paulistano/Corpore e no 14/15 o Limeira conquistou três vitórias impactantes sobre o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, na série vencida por 3 a 1 (93 a 76, 98 a 83 e 89 a 76), desta vez, todos os confrontos válidos pelas quartas de final apresentaram uma disputa extremamente equilibrada entre os times.
Na série “mais tranquila” desta edição, o Gocil/Bauru Basket perdeu o Jogo 1 dentro de casa, por 88 a 87, com direito a prorrogação, e na sequência conquistou três vitórias suadas, todas por apenas um dígito de diferença (77 a 73, 85 a 76, ambas como visitante, e 80 a 78, ao lado de sua torcida para fechar o confronto).
Outro aspecto que demonstra este intenso equilíbrio nos confrontos é a força que os visitantes vêm tendo nestas quartas de final, colando dúvida constante sobre o vencedor de cada partida. Com os três Jogos 5 ainda por fazer, esta fase quartas de final já igualou a da edição 14/15 do NBB CAIXA no número de vitórias entre os times que jogaram fora de casa, com nove. Em todas as quatro séries, pelo menos por duas ocasiões o time visitante foi até o ginásio do rival e saiu de lá vitorioso.
A primeira das três decisões ocorrerá na sexta-feira (05/05), às 19h30 (de Brasília), no Tijuca Tênis Clube, para Flamengo e EC Pinheiros, com transmissão dos canais SporTV. As outras duas serão no sábado (06/05), uma às 14 horas, entre Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/Vitória, no Hugão, com transmissão da Band, e a outra às 18 horas, no Ginásio Pedrocão, com o Franca Basquete/Magazine Luiza e Paulistano/Corpore, com transmissão do #NBBnaWeb via Facebook.
Quem vencer a série entre Flamengo e Pinheiros enfrentará o Bauru em uma das semifinais do maior campeonato de basquete do país. Já os ganhadores dos confrontos entre Mogi e Vitória e Franca e Paulistano farão o outro confronto semifinal da competição. Os dois duelos terão início no começo da próxima semana.

Vitória e Mogi também fazem série equilibrada que só será decidida no Jogo 5 (Raul Spinassé/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca