#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Diz aí, xerife!

31-03-2018 | 04:03
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos maiores defensores do NBB CAIXA, Teichmann acredita na “pegada” do Minas para playoff contra o Vitória

Uma coisa é certa: o Universo/Vitória não terá vida fácil com o “xerife” Guilherme Teichmann, do Minas Tênis Clube. Dono de expressivos números defensivos no NBB CAIXA, o ala/pivô é uma das grandes armas da equipe mineira o playoff que está por vir.

O primeiro compromisso dessa empolgante série de oitavas de final será neste domingo (01/04), na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“Vamos entrar com muita confiança nesses playoffs. Se continuarmos na pegada que estamos, como o que fizemos na última vitória contra o Basquete Cearense, estaremos condicionados a jogar de uma maneira muito competitiva. Esperamos continuar nessa pegada, porque vamos com tudo para esses playoffs”, analisou Teichmann, finalista do NBB CAIXA 2009/2010 pelo Flamengo.

Teichmann é o grande “xerife” do Minas e espera que a pegada esteja lá em cima para série contra o Vitória (Orlando Bento/Minas TC)

Xerife de terno

Aos 35 anos de idade, Teichmann está esbanjando disposição nessa temporada pelo Minas. Quem o conhece há tempos sabe que a defesa sempre esteve em seu sangue, mas os números defensivos na presente edição são impressionantes:

Ele é o segundo maior reboteiro (7,2 por jogo), líder em tocos (1,4 por jogo) e segundo maior ladrão de bolas (1,9 por jogo) da décima edição do NBB CAIXA. Apesar da média de pontos não ser tão alta (7,9 por jogo), sua presença é extremamente impactante.

Mas não é só na defesa que Teichmann se destaca. No ataque, além dos 7,9 pontos por jogo, ele distribui 3,0 assistências por jogo. Parece pouco? É a maior média de servidas de um jogador de garrafão na atual temporada do NBB CAIXA.

+Ranking completo de assistências do NBB CAIXA 2017/2018

O xerife do Minas é dono de uma leitura de jogo e uma técnica que poucos têm no NBB CAIXA – considerando não só os pivôs, mas também os atletas das demais posições. Qualidade no passe, visão de jogo, maturidade. Ele é daqueles que “joga de terno”. Além disso, tem toda sua disposição e potência física como “cereja do bolo”.

Como as imagens valem mais do que mil palavras, aí vão algumas jogadas de Teichmann na atual temporada:

Campanha e destaques

O Minas Tênis Clube finalizou a fase de classificação na nona colocação, com campanha de 14 vitórias e 14 derrotas (50% de aproveitamento). O início de temporada foi bastante animador para a equipe mineira, que rondou o G-4 durante boa parte da metade de 2017 na atual edição.

Mesmo com os altos e baixos, os comandados do técnico Espiga apresentaram ao NBB CAIXA algumas peças que podem fazer total diferença em um playoff. Um deles é o armador Gegê.

Depois de ser campeão pelo Bauru e levantar seu quinto troféu consecutivo, o armador se transferiu para o Minas com a missão de ser um protagonista e vem dando conta do recado. É o líder em assistências deste NBB CAIXA (7,0 por jogo) e detém os dois recordes do fundamento na temporada (15 e 14).

+Estatísticas: veja os destaques do NBB CAIXA em cada fundamento

A outra é Wesley Castro. Apontado por muitos como a grande revelação da temporada, o ala/pivô de apenas 23 anos vem surpreendendo a todos com atuações incríve. Cestinha do Minas (13,9 pontos por jogo), ele aparece como grande candidato ao prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu do campeonato, tendo em vista que não passava de um mero coadjuvante na temporada anterior.

Gegê e Wesley formam, ao lado de Teichmann, o grande tripé de sustentação da equipe do técnico Flávio Espiga. Os alas/armadores Evan Roquemore e Jefferson Campos, e os experientes Audrei e Anderson Mosso também fazem a força minastenista, que promete fazer uma série de arrepiar contra o oitavo colocado Vitória.

Minas conta com um grupo forte para os playoffs do NBB CAIXA (Orlando Bento/Minas TC)

Desfalques

O Minas entrará em quadra nos playoffs desfalcada do pivô norte-americano Ryan Rhoomes, contratado no limite da janela de transferências do NBB CAIXA, no mês de janeiro. O pivô sofreu uma grave lesão no joelho e ainda está em recuperação.

O também norte-americano Billy Rush alegou problemas familiares e se desligou da equipe na reta final da fase de classificação. O ala de 2,00m de altura vinha sendo de um dos bons nomes do elenco minastenista no NBB CAIXA e certamente seria uma pela importantíssima para o time nos playoffs.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Calendário da série

Jogo 1 – 01/04 (domingo), às 14 horas, na Arena Minas, em Belo Horizonte (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 04/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 06/04 (sexta), às 21 horas, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (ao vivo no Twitter)
Jogo 4* – 09/04 (segunda), horário a definir, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador

* Se necessário