HOJE
Dobradinhabrasileira
Por Liga Nacional de Basquete
Em Cali (COL), Minas e Bauru estreiam na primeira fase da Liga Sul-Americana 2018 nesta terça-feira; etapa acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro
A Liga Sul-Americana está de volta. Nesta terça-feira (16/10), em Cali, na Colômbia, Sendi/Bauru Basket e Minas Tênis Clube estrearão pela primeira fase da competição, no Grupo C. Com jogos entre os dias 16 e 18 de outubro, no Ginásio Coliseo Evangelista Mora, os dois brasileiros terão pela frente o Quimsa (ARG) e o Fast Break (COL).
Após chegar à semifinal do Paulista 2018 e estrear no NBB CAIXA com derrota para EC Pinheiros, no último sábado (13/10), o Bauru será o primeiro brasileiro do Grupo C a entrar em quadra. A equipe comandada pelo técnico Demétrius Ferracciú enfrentará o Quimsa, já nesta terça-feira (16/10), às 20h45.
“Nós sabemos como é difícil chegar até um campeonato internacional e como é difícil disputá-lo. A qualidade das equipes é alta e estamos em um grupo bem equilibrado. O jogo contra o Quimsa já é decisivo porque será um adversário direto pela classificação do grupo. Eles possuem uma equipe tradicional, trabalham bem o conjunto e, com certeza, vai ser um grande jogo. Nosso desafio maior será manter a equipe consistente durante a partida e vencer esse confronto contra um concorrente direto logo na primeira rodada”, disse o técnico do Dragão.
Visualizar esta foto no Instagram.
Após a conquista do Campeonato Mineiro e série de amistosos realizados dentro e fora do país, o Minas estreará pela Liga Sul-Americana também nesta terça-feira, contra o dono da casa Fast Break, às 23h. A partida marcará de vez o pontapé inicial da equipe minastenista na temporada, que tem estreia marcada no NBB CAIXA 2018/2019 na próxima segunda-feira (22/10), contra o São José Basketball, no Ginásio Lineu de Moura, às 20 horas.
“Tivemos uma pré-temporada ideal, com bastante tempo para preparação. Acredito que a equipe está bem preparada, muito bem fisicamente. Será um dos pontos fortes dessa nossa fase. Com o passar dos jogos, a parte tática e a parte técnica vão começar a se aperfeiçoar. Podemos surpreender, temos armas e forças para isso. É uma oportunidade única, vamos tentar fazer valer. Um bom resultado aqui nos dá um gás para o início do NBB”, disse o ala/pivô Paranhos, do Minas.
Dentre os quatro brasileiros na competição (Flamengo, Minas, Bauru e Franca), um já estreou e alcançou a classificação de forma invicta. Com três vitórias em três oportunidades, o Sesi Franca Basquete garantiu uma das duas vagas do Grupo A e agora aguardará os próximos adversários para a fase final da competição.
Sistema de disputa
Na primeira fase da Liga Sul-Americana, apenas os dois melhores colocados dos grupos A, C e D garantirão vaga na próxima fase, juntamente do melhor terceiro colocado dentre os três grupos. Já no Grupo B, apenas o primeiro colocado se classifica.
Na próxima etapa, os oito classificados serão divididos em dois grupos e jogarão todos contra todos. O primeiro colocado de cada chave irá para a finalíssima, que será decida em série melhor de três jogos.
Confrontos do Grupo C da Liga Sul-Americana:
16/10 (Terça-feira)
20h45 – Sendi/Bauru Basket x Quimsa (ARG)
23h – Minas Tênis Clube x Fast Break (COL)
17/10 (Quarta-feira)
20h45 – Minas Tênis Clube x Sendi/Bauru Basket
23h – Quimsa (ARG) x Fast Break (COL)
18/10 (Quinta-feira)
20h45 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube
23h – Fast Break (COL) x Sendi/Bauru Basket
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca