HOJE
Dobradinha mineira
Por Liga Nacional de Basquete
Minas anuncia dupla de reforços para a temporada 2014/2015: o experiente pivô Shilton, ex-Flamengo, e o ala Alex Oliveira, ex-São José
No fim da tarde desta quarta-feira, o Minas Tênis Clube anunciou os dois primeiros reforços para a temporada 2014/2015 do basquete brasileiro. Para as disputas do Campeonato Mineiro 2014 e também da sétima edição do NBB, o clube de Belo Horizonte acertou as contratações do experiente pivô Shilton, ex-Flamengo, e o ala Alex Oliveira, que estava no São José/Unimed.
Aos 31 anos, Shilton chega para comandar o garrafão do time mineiro. Com experiência de sobra, o pivô fez parte do elenco do Flamengo que conquistou o bicampeonato do NBB (2012/2013 e 2013/2014) e também o título da Liga das Américas 2014 e, agora, será uma das referências da equipe de Belo Horizonte na próxima temporada.
Antes de atuar pelo Flamengo, Shilton vestiu a camisa do Joinville nas quatro primeiras temporadas do NBB e teve desempenhos brilhantes. Na equipe do Sul do país, o jogador, de 1,98m de altura, foi o líder em rebotes da primeira e terceira edições da competição nacional, com médias de 11,9 e 8,5 sobras, respectivamente.
Ao todo, Shilton disputou 207 partidas no NBB e é o terceiro jogador com mais rebotes na história do maior campeonato de basquete do país. Com 1.469 sobras, o novo reforço do Minas só se encontra atrás de seu ex-companheiro de time Olivinha, do Flamengo, e Murilo, do Paschoalotto/Bauru, que somam 1.904 e 1.640, respectivamente, na lista histórica dos reboteiros do campeonato.
Por sua vez, Alex chega ao Minas depois de defender o São José na última edição do NBB. O jogador, de 30 anos e 1,94m de altura, disputou todas as edições do campeonato e também vestiu as camisas do Bauru e do Paulistano/Unimed, por três e dois anos, respectivamente.
Com um total de 174 partidas disputadas na competição nacional, o ala registra médias de 10,5 pontos e 3,3 rebotes por jogo em sua carreira. No NBB 1, na época jogador bauruense, Alex esteve no Jogo das Estrelas.
A dupla já iniciou os trabalhos de pré-temporada com o restante da equipe. O time que agora será comandado pelo técnico Demétrius tem como base o esquadrão Sub-22 do Minas e conta com grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro, como o armador Henrique Coelho, eleito o Destaque Jovem do NBB 6, e o ala/armador Danilo Siqueira.