#JOGAJUNTO

LDB

Dois a zero

Tijuca LDB TTC 77
x
57 Vitoria (BA) LDB ECV
25
1ºQ
X
15
21
2ºQ
X
12
16
3ºQ
X
23
15
4ºQ
X
7

9 de outubro de 2013

Com tranquilidade, Tijuca leva a melhor sobre Vitória (BA) e acumula segunda vitória em dois jogos disputados na quarta etapa da LDB 2013

DOCUMENTOS:
77
X
57
77
PTS
57
4
A3C
2
24
A2C
19
17
LLC
13
46
RT
40
11
ASS
7

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Time do armador Pitico segue em um bom momento na competição Sub-22 (Aldo Carneiro/LNB)

O Tijuca Tênis Clube ainda não sabe o que é perder na quarta etapa da LDB 2013. Na primeira partida da rodada desta quarta-feira, no Ginásio do Sport Club do Recife, em Pernambuco, o time carioca conquistou sua segunda vitória em dois jogos disputados ao superar o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, pelo placar de 77 a 57.

Junto aos dois triunfos conquistados em solo nordestino, o clube tijucano também venceu seus últimos quatro jogos da terceira etapa da competição Sub-22, realizada no Rio de Janeiro. Sendo assim, a equipe comandada pelo técnico Carlinhos não sabe o que é perder no maior campeonato de base do basquete brasileiro há seis jogos.

Para sair vencedor nesta quarta-feira, o Tijuca contou novamente com uma atuação acima da média de seus três principais jogadores. O ala/pivô Wesley foi o principal destaque, com um expressivo duplo-duplo, de 20 pontos e 18 rebotes. Enquanto isso, o ala Leandro mostrou toda seu repertório ofensivo e marcou 19 pontos, enquanto que o armador Pitico somou 15 tentos.

Agora os cariocas chegaram aos 50 pontos ganhos na tabela de classificação e seguem firmes na briga por uma vaga no grupo dos oito primeiros colocados da LDB 2013.

“Estamos focados em conseguir a classificação. Não vamos desistir e estamos focados nisso. Hoje mostramos mais uma vez a força do nosso conjunto e espero que isso se repita nas próximas partidas aqui em Recife”, disse Leandro, que converteu cinco belas enterradas durante o duelo.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

A partida começou truncada, com as duas equips abusando dos erros. Mas aos poucos o Tijuca foi se encontrando em quadra, graças aos desempenhos do armador Pitico e do ala/pivô Wesley. Com um aproveitamento praticamente impecável, a dupla foi responsável por 23 dos 25 pontos (13 de Pitico e dez de Wesley) da equipe carioca no primeiro quarto. Do outro lado da quadra, o Vitória insistiu nos tiros de três pontos, sem sucesso, e não conseguiu equilibrar as ações. Desta maneira, os comandados do técnico Carlinhos colocaram dez pontos de frente (25 a 15) ao final da parcial inicial.

Para o segundo quarto, o comandante tijucano resolveu preservar Pitico. Coube então a Wesley assumir o protagonismo do time do Rio de Janeiro sozinho. Mostrando muita intensidade dos dois lados da quadra, o ala/pivô anotou sete pontos seguidos logo nos primeiros instantes do segundo período, dominou completamente os rebotes e foi fundamental para que os cariocas aumentassem a vantagem no placar para 17 pontos (32 a 15).

Já na parte final da segunda parcial ficou a cargo de Leandro comandar o Tijuca em quadra. Discreto nos dez primeiros minutos de jogo, o ala ficou por um bom tempo no banco de reservas e o respiro fez muito bem ao atleta. O camisa 6 do clube do Rio de Janeiro deu três belas enterradas praticamente seguidas e ajudou a equipe a se manter tranquila na frente. Enquanto isso, os baianos seguiram abusando de tiros de três pontos errados e não tiveram forças para reagir. Então, os alvirrubros seguiram tranquilos na liderança do placar: 46 a 27.

Na volta dos vestiários, o Vitória se apresentou melhor. Mais ligada, a equipe da Bahia conseguiu melhorar seu desempenho e reduzir a desvantagem no placar. Os alas Luiz e Icaro apareceram bem e conduziram o time nordestino a uma vitória parcial por 20 a 14 no terceiro quarto para baixar a vantagem tijucana para 13 pontos (60 a 47) ao final do período.

Mesmo com a reação na última parcial, o esquadrão rubro-negro não conseguiu ameaçar o controle da partida dos rivais nos dez minutos finais de jogo. Com muita calma e tranquilidade, o Tijuca soube encaminhar sua vitória e ainda conseguiu ampliar ainda mais a diferença no placar antes do término da partida.