#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Domingo dasEstrelas

18-03-2017 | 04:23
Por Douglas Carraretto

Torneios, celebridades, diversão e duelo de estrelas: veja tudo que vai rolar neste domingo (19/03) do Jogo das Estrelas 2017

O Jogo das Estrelas terá seu dia principal de atividades neste domingo (19/03). Com ingressos esgotados no Ginásio do Ibirapuera, a festa terá início às 10 horas (de Brasília) e contará com a realização dos torneios individuais (Habilidades, 3 Pontos e Enterradas), o Desafio das Celebridades e o duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, incluindo o inédito show da banda Jota Quest no intervalo.

Todos os eventos deste domingo serão transmitidos ao vivo. Os torneios estarão no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, a partir das 10 horas, o Desafio das Celebridades será exibido no site Globoesporte.com a partir de 11h30, e o tão esperado confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo passará ao vivo no SporTV, às 12h30.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem a Starbucks como Café Oficial.

Casa Air Max recebe atletas para entrega dos uniformes

NBB Brasil e NBB Mundo visitaram a Casa Air Max neste sábado (João Pires/LNB)

Na manhã deste sábado (18/03), os atletas que participarão do duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo foram até a Casa Air Max, da Nike, na Avenida Paulista, para receber os uniformes que usarão no Jogo das Estrelas neste domingo (19/03).

As camisas da partida serão usadas para homenagear duas grandes potências do basquete brasileiro entre as décadas de 70 e 80: Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano, ambos da cidade de São Paulo.

Os dois clubes estarão representados no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo. A equipe brasileira vestirá a cor azul em alusão ao Monte Líbano, vice-campeão do mundo em 1985, enquanto que a legião dos estrangeiros usará a cor vermelha em homenagem ao Sírio, campeão Mundial de Clubes em 1979.

A LNB também homenageará os atletas que fizeram parte destas históricas equipes e nomes como Marcel, Pipoka, Marquinhos Abdalla, Cadum Marcelo Vido, Dodi e Eduardo Agra estarão no Ginásio do Ibirapuera e receberão placas comemorativas em relação às expressivas conquistas na década de 80 durante a grande festa do basquete brasileiro.

Depois da entrega dos uniformes, os atletas foram ao Ginásio do Ibirapuera realizar seus primeiros treinos oficiais.

Finalistas do Desafio de Habilidades abre domingo das Estrelas

Palacios é um dos finalistas das Habilidades (João Pires/LNB)

O domingo das Estrelas começará em grande estilo, com a decisão do Desafio de Habilidades. Depois da eliminatória que aconteceu neste sábado (18/03), cinco atletas avançaram à final: Palácios (Vasco da Gama), Betinho (Campo Mourão), Cafferata (Liga Sorocabana) Tyrone (Mogi) e Georginho (Paulistano).

Os atletas encontrarão com os pré-classificados Davi Rossetto (Solar Cearense), e Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) e Kenny Dawkins (Universo/Vitória), armadores mais votados de NBB Brasil e NBB Mundo na pré-votação do Jogo das Estrelas.

A decisão, que passará ao vivo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, às 10 horas, será formada pelos seguintes confrontos:

Palácios (Vasco) x Betinho (Campo Mourão)
Fúlvio (Brasília) x Cafferata (Liga Sorocabana)
Davi Rossetto (Solar Cearense) x Tyrone (Mogi)
Kenny Dawkins (Vitória) x Georginho (Paulistano)

Com formato inédito em 2017, a corrida do Desafio de Habilidades não é mais contra o relógio, mas sim contra um adversário. Neste ano, a disputa acontece em confrontos “um contra um”, com dois competidores fazendo o percurso ao mesmo tempo, no melhor estilo mano a mano. Quem terminar primeiro, ganha o confronto.

Quatro estágios compõe o circuito. O início será com o zigue-zague por quatro obstáculos. Depois, os competidores realizarão um passo direto dentro de um arco. Na sequência, atravessarão a quadra e farão uma bandeja ou enterrada e, por último, atravessarão a quadra novamente e terminarão com um arremesso de 3 pontos.

Com altíssimo nível, Torneio de 3 Pontos dá sequência ao evento

Duda Machado terá concorrência pesada na defesa do título dos 3 Pontos (Fotojump/LNB)

Depois do Desafio de Habilidades vem o Torneio de 3 Pontos. Com atiradores de elite na disputa, a competição tem como atual campeão o ala/armador Duda Machado (Solar Cearense), que tentará manter seu posto diante da concorrência de Marquinhos (Flamengo), David Jackson (Vasco da Gama), Jefferson (Gocil/Bauru Basket), Deryk Ramos (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor).

Em um tempo máximo de 60 segundos, o participante faz um total de 25 arremessos, cinco de cada posição. Cada bola normal convertida vale um ponto, enquanto que um tiro convertido com a bola colorida vale dois pontos.

Os competidores terão a opção de escolher uma posição para um carrinho composto somente de bolas coloridas, o que aumenta ainda mais as chances de melhorar a pontuação do atleta, já que cada tiro convertido neste caso vale dois pontos.

Os dois melhores desempenhos da fase classificatória avançarão à final. Quem vencer, ficará com o título. Assim como os demais, o Torneio de 3 Pontos também será transmitido ao vivo para todo o país através do programa Esporte Espetacular, logo após o Desafio de Habilidades, que começará às 10 horas.

Torneio de Enterradas fecha disputas individuais

“Batman do NBB”, Gui Deodato está de volta ao Torneio de Enterradas (Fotojump/LNB)

O tão aguardado Torneio de Enterradas colocará fim à programação de torneios individuais do Jogo das Estrelas. Depois das Habilidades e 3 Pontos, a disputa de cravadas promete agitar o Ginásio do Ibirapuera, é claro, com transmissão ao vivo através do Esporte Espetacular.

Maior campeão da história da competição, Gui Deodato (Gocil/Bauru) está de volta depois de duas temporadas longe do torneio. Os concorrentes serão Danilo Siqueira (Minas), vice-campeão em 2013, Corderro Bennett (EC Pinheiros) e Jhonatan (Paulistano/Corpore), que substitui o atual campeão Mogi, lesionado.

O regulamento do Torneio de Enterradas segue o mesmo do ano passado. Na primeira rodada, os quatro participantes serão divididos em dois confrontos, que serão disputados em uma melhor de três. Os dois vencedores avançarão à finalíssima, que por sua vez será realizada em um turno único.

Os confrontos serão os seguintes: Gui Deodato reeditará a final de 2013 com Danilo Siqueira, enquanto que Bennett medirá forças com Jhonatan. Assim como em 2016, o sistema de eleição dos jurados segue em formato inédito. Ao invés de apontarem notas a cada enterrada, o júri escolherá o vencedor a cada rodada.

Desafio das Celebridades terá sua 2ª edição no Jogo das Estrelas

O Jogo das Estrelas 2017 novamente receberá um toque a mais de ‘estrelato’. Logo após os torneios individuais, o Desafio das Celebridades terá sua segunda edição realizada e contará mais uma vez com o confronto entre os times dos apresentadores da TV Globo, Ivan Moré e Alex Escobar. O duelo será às 11h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo através do site Globoesporte.com.

Time Alex Escobar foi o vencedor do Desafio das Celebridades na temporada passada (Fotojump/LNB)

Em 2016, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), o Time Alex Escobar levou a melhor, por 45 a 36. Os destaques ficaram por conta dos ex-jogadores Danilo Castro e Cadum Guimarães.  O ídolo mogiano, do time vencedor, registrou 11 pontos, nove rebotes e 19 de eficiência. Já o atual comentarista do #NBBnaWeb, do Time Ivan Moré, fez um duplo-duplo e ainda foi o cestinha do duelo: 17 pontos e dez rebotes (19 de eficiência).

Reunindo artistas, apresentadores, fenômenos da internet e alguns ex-jogadores de basquete, a partida dos famosos terá, assim como na edição passada, apenas dois quartos de dez minutos. Para este ano, o nível das celebridades está alto, e a disputa promete ser de arrepiar.

Em busca da revanche, o Time Ivan Moré entrará em quadra com nomes como a ex-jogadora Alessandra, a atleta olímpica do salto com vara Fabiana Murer, o ex-jogador de basquete Pipoka, o ex-jogador de futebol Raí, o surfista Pedro Scooby, o comentarista do SporTV Jorge de Sá e o apresentador do Canal Chuá, Chiquitito Bruno, entre outros.

Já o esquadrão de Alex Escobar contará com personalidades como a ex-jogadora de basquete Janeth, a surfista Karen Jonz, o ex-jogador de futebol Fábio Luciano, o medalhista de ouro no salto com vara Thiago Braz, o ex-jogador de basquete e atual comentarista da Band, Danilo Castro, o apresentador do canal Desimpedidos, Fred, o ator e humorista Robson Nunes, o youtuber Cauê Moura, entre outros.

NBB Brasil, de Fúlvio e Marcelinho, treinou na manhã deste sábado (João Pires/LNB)

NBB Brasil x NBB Mundo fecham Jogo das Estrelas em SP

O ‘main event’ do Jogo das Estrelas sem dúvida alguma é o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. Com os principais atletas do NBB CAIXA, o duelo entre brasileiros e terá início previsto para 12h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através do SporTV.

No intervalo da partida, a banda Jota Quest fará um show inédito no intervalo da partida, em ação idealizada pela SKY, que ainda conta com uma casa temática exclusiva no Espaço #JogaJunto. O intervalo do jogo terá aproximadamente 20 minutos.

Sob o comando do técnico do Brasília, Bruno Savignani, o NBB Brasil irá à quadra com Alex Garcia (Bauru), Marquinhos, Olivinha e Marcelinho (Flamengo) e Guilherme Giovannoni (Brasília). No banco estarão Fúlvio, Deryk e Lucas Mariano (Brasília), Davi Rossetto (Solar Cearense), Betinho (Campo Mourão), Georginho (Paulistano) e Jefferson (Bauru).

NBB Mundo também suou a camisa (João Pires/LNB)

Já o NBB Mundo, que será comandado pelo treinador Régis Marrelli, do Vitória, terá Scott Rodgers (Minas), Shamell e Tyrone (Mogi), David Jackson (Vasco) e Hakeem Rollins (Flamengo) como titulares. Como suplentes estarão Kenny Dawkins (Vitória), Kendall Anthony (Macaé), Cafferata (LSB/Uniso), Holloway e Bennett (EC Pinheiros), Hure (Paulistano) e Maynard (Minas).

Em seus dois primeiros anos, o Jogo das Estrelas foi disputado com formações aleatórias. Já a partir de sua terceira edição, o duelo passou a ser realizado com o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo.

O duelo entre brasileiros e estrangeiros foi realizado cinco vezes e a vantagem é do time verde-amarelo, por 4 a 2. No último embate, realizado no ano passado, em Mogi das Cruzes, a legião dos gringos levou a melhor, por 138 a 135.

Espaço #JogaJunto agita complexo do Ibirapuera

Espaço #JogaJunto foi aberto neste sábado e contou com boa presença do público (João Pires/LNB)

Além das atividades dentro do ginásio, o Espaço #JogaJunto promete levar muita diversão ao público no complexo do Ginásio do Ibirapuera. Com atividades 100% gratuitas, a área de lazer especial do basqueteiro terá diversas opções de entretenimento para o fã da modalidade, que poderá usufruir do espaço mesmo sem ingresso.

O Espaço #JogaJunto foi inaugurado neste sábado (18/03) e a diversão foi total. A área funcionará também no domingo, inclusive até depois do Jogo das Estrelas, e ficará aberto até as 17 horas. Para garantir ainda mais o conforto do público, o espaço ainda oferece uma praça de alimentação com diversos food trucks das mais variadas opções gastronômicas.

A entrada do público será pela Rua Manoel da Nóbrega, altura do nº 1341. Não serão permitidas as entradas de alimentos e garrafas dentro no ginásio. O Espaço #JogaJunto funcionará das 09h às 17h e sua entrada será a mesma do evento.

Confira a programação deste domingo (19/03) do Jogo das Estrelas:

Local: Ginásio do Ibirapuera
Horário: a partir de 10h (de Brasília)

Desafio de Habilidades – ao vivo no Esporte Espetacular, na TV Globo
Torneio de 3 Pontos ao vivo no Esporte Espetacular, na TV Globo
Torneio de Enterradas ao vivo no Esporte Espetacular, na TV Globo
Desafio das Celebridades – ao vivo no Globoesporte.com
NBB Brasil x NBB Mundo – ao vivo no SporTV
Espaço #JogaJunto (das 09h às 17h)