HOJE
Domíniototal
Por Liga Nacional de Basquete
Com atuação dominante, Botafogo passa pelo Santos (AP) e vence a segunda na Liga Ouro 2017
Ao contrário do que aconteceu no encontro anterior entre os times, desta vez não houve equilíbrio. O Botafogo fez um primeiro tempo avassalador contra o Santos (AP) neste domingo, não foi mais ameaçado depois disso e acabou ganhando por 81 a 67, saindo de Macapá com duas vitórias na Liga Ouro 2017.
Fator da experiência: Arnaldinho saiu do banco de reservas para ter papel fundamental na vitória do Botafogo. O armador de 38 anos acertou cinco bolas de três pontos das oito que tentou e anotou 22 pontos, mais do que qualquer outro companheiro de time.
Também foram importantes: O pivô Feliz somou dez pontos e cinco rebotes para o Botafogo na partida. Outro jogador que teve boa participação foi o ala Wes, que anotou seis pontos, pegou 12 rebotes e ainda teve três roubos de bola.
Cestinha: Apesar de não ter evitado a derrota do Santos (AP), o armador Luis Felipe marcou 23 pontos, sendo que 16 deles saíram no segundo tempo e acabaram sendo importantes para deixar a derrota da equipe um pouco menos elástica. Além disso, ele pegou cinco rebotes. Outro jogador do time da casa que teve pontuação de dois dígitos foi o ala Luizinho, que anotou dez e ainda apanhou quatro rebotes.
Começo arrasador: Uma cesta de Luizinho ainda no primeiro minuto fez o Santos (AP) empatar o jogo em 2 a 2 ainda no primeiro minuto da partida. Depois disso, o equilíbrio foi embora, pois o Botafogo respondeu com 17 pontos consecutivos e abriu 19 a 2 no placar. O time da casa só voltou a pontuar quando restavam pouco mais de três minutos para o fim do primeiro quarto, através de um lance livre de Ricardo.
Vantagem mais elástica: O Botafogo continuou dominando a partida nos dois lados da quadra durante o segundo período e levou a liderança para a casa dos 20 pontos. No fim das contas, o time carioca chegou ao intervalo vencendo por 51 a 26, limitando o adversário a apenas nove arremessos certos em 34 tentativas (aproveitamento de 26,4%) e forçando seis desperdícios de posse de bola.
Esboço de reação: Durante o segundo tempo, o Santos (AP) até conseguiu reduzir a diferença no placar, principalmente graças à eficiência da defesa, que passou a forçar mais erros e brecar bastante a produção de pontos do oponente. Mesmo com essa evolução dos mandantes, o Botafogo seguiu com vantagem de dois dígitos o tempo todo e não teve a vitória ameaçada até o fim.
E agora? Passados esses dois primeiros compromissos, as duas equipes terão uma semana de folga antes de voltarem a entrar em quadra pela Liga Ouro. O próximo compromisso do Santos (AP) será no domingo (dia 12), fora de casa, contra Blumenau. Já o Botafogo entrará em ação no dia 15, quando visita o Contagem Towers.