#JOGAJUNTO

LDB

Dominou e derrubou o invicto

Minas MIN 52
x
77 Rio Claro Basquete RCB
11
1ºQ
X
20
13
2ºQ
X
8
14
3ºQ
X
32
14
4ºQ
X
17

Gin. Felipe Karam

17 de setembro de 2015

Em partida praticamente perfeita, Rio Claro derruba até então invicto Minas por 25 pontos de diferença, vence 2ª partida seguida na 3ª etapa e segue no G-8

DOCUMENTOS:
52
X
77
52
PTS
77
3
A3C
7
14
A2C
19
15
LLC
18
39
RT
39
8
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Caiu o último invicto da edição 2015 da LDB. Atuando em casa, no Ginásio Felipe Karam, o Rio Claro Basquete fez um partida ‘praticamente perfeita’, dominou o jogo do início ao fim, venceu pelo placar de 77 a 52, e tirou a invencibilidade do líder Decisão Engenharia/Minas no campeonato Sub-22.

Jogando firme e abrindo boa vantagem desde o primeiro período, o time rio-clarense mandou no jogo durante todos os 40 minutos de partida. Sem deixar o Minas jogar e aproveitando os erros e aproveitamento baixo nos arremessos de seu adversário para aumentar a diferença no placar, os donos da casa continuaram com o ritmo dominante nos dois lados da quadra e venceram a equipe mineira, que estava invicta na competição, por 25 pontos de diferença.

“Estamos muito felizes com essa vitória, coisa que poucos times vão conseguir na LDB. Eles (Minas) possuem uma equipe maravilhosa, muito bem treinada e que para mim será um dos finalistas da LDB. Mas hoje foi um dia que o nosso time jogou acima da média e a nossa defesa foi crucial para a vitória”, analisou Léo, técnico do Rio Claro.

“O Minas não fez a melhor partida dele na competição, cabe a nós ressaltar isso. Nosso plano de jogo era de entrar em quadra força total, com cada dando o máximo de si. Não importa se seja vitória ou derrota, a gente tem que sair de quadra pensando que fizemos todo o possível para ganhar e nosso time está correspondendo muito bem a isso”, completou Léo.

aaaa

O Rio Claro, do ala/pivô Soleira, bateu o Minas e derrubou o último invicto da LDB 2015 (João Pires/LNB)

Com 22 pontos e cinco rebotes, o ala/armador Jackson foi o grande destaque da vitória rio-clarense. Dono de duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes, o ala/pivô Rafael Soleira foi outra peça que teve atuação fundamental para o triunfo do Rio Claro.

Embalado por duas vitórias em dois jogos na etapa, o Rio Claro, que possui campanha de nove triunfos em 13 partidas (69,2% de aproveitamento), agora se concentra para enfrentar o Sport, nesta quinta-feira (18/09), às 20 horas (de Brasília).

Já o Minas, que perdeu a invencibilidade na competição e agora tem campanha de 12 vitórias em 13 jogos (92,3% de aproveitamento), encara o Limeira, também nesta quinta-feira, às 18 horas.

+Clique aqui e confira a classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O Jogo

Atuando ao lado de sua torcida, o Rio Claro iniciou com tudo a partida e anotou os seis primeiros pontos do duelo (6 a 0). Com Léo Demétrio como líder, a equipe mineira superou o início ruim e conseguiu voltar na partida. O equilíbrio no marcador durou até os dois minutos finais, já que ao anotar os últimos sete pontos do período inicial, os donos da casa fecharam o primeiro quarto com vantagem de nove pontos: 20 a 11.

Com o armador Coelho em quadra pela primeira vez na etapa, o Minas anotou os quatro primeiros pontos do período, baixou a desvantagem para cinco pontos e continuou tentando se recuperar no placar (20 a 15). O Rio Claro não conseguiu ter o mesmo alto aproveitamento nos arremessos e a equipe mineira chegou a deixar a partida dividida por três pontos  (27 a 24). Mesmo com o Minas dominando a parcial (13 a 8), o Rio Claro foi para os vestiários vencendo por quatro pontos: 28 a 24.

Os dez minutos de intervalo fizeram muito bem ao Rio Claro, que aplicou corrida de 11 a 2 no começo do terceiro período e voltou a ter dois dígitos de vantagem sobre o Minas (39 a 26). A equipe mineira não conseguiu mostrar o mesmo poder de reação dos últimos quartos e o Rio Claro aproveitou para continuar mandando no jogo e abrindo vantagem no placar ataque por ataque (45 a 28).

A história da partida não mudou na segunda metade do terceiro período e o Rio Claro continuou ditando o ritmo do jogo. Forçando o Minas a cometer diversos erros e ter um aproveitamento muito baixo nos arremessos, o Rio Claro, liderado por Jackson, perfeito no terceiro período com 13 pontos em 13 tentados, continuou estendendo sua vantagem no placar, que foi de 22 pontos ao final da parcial (60 a 38).

Mesmo com grande vantagem, Rio Claro não entrou no último período querendo apenas administrar o placar. Mais uma vez sem deixar o Minas “respirar” em quadra, o time do técnico Léo abriu os cinco primeiros minutos do período derradeiro com 11 a 4 e aumentou a vantagem para 29 pontos (71 a 42). Com tamanha vantagem, o Rio Claro só precisou administrar a partida nos minutos finais para derrubar o até então invicto Minas e conquistar a segunda vitória em dois jogos na 3ª etapa da LDB 2015.

“Nosso time está com muito problemas de lesão, então sabemos que precisamos usar muito bem nossa filosofia de jogo para continuar vencendo e subindo na tabela. Temos que fazer o nosso melhor, ter uma defesa agressiva e contar com 110% de cada jogador dentro de quadra”, finalizou o técnico rio-clarense.