HOJE
Dono da festa!
Por Liga Nacional de Basquete
Representante da casa, André Coimbra desbanca Maxwell, no segundo desempate, e se torna o novo campeão do Torneio de Enterradas do NBB
Com todo o Pedrocão ao seu lado, André Coimbra foi quase perfeito em seus cravadas e se tornou o novo campeão do Super Desafio BRA de Enterradas do NBB. A decisão foi mais do que acirrada, para ficar com título o pivô do Franca Basquete precisou vencer uma verdadeira “batalha” contra o jovem ala Maxwell, do UniCEUB/BRB/Brasília, somente no segundo desempate da final.
“A torcida francana faz parte disso. Sem ela eu pulo um metro, com o apoio deles eu pulo um metro e meio. Estava preparado para dar três cravadas, mas felizmente precisei de cinco. Fui na onda da torcida e consegui ser feliz e garantiu o título”, declarou Coimbra.
-
André Coimbra, do Franca -
André Coimbra, do Franca -
André Coimbra, do Franca -
Helinho, Léo Meindl, André Coimbra e Marcos Mata, do Franca -
Léo Meindl, André Coimbra e Helinho, do Franca -
Maxwell, do Brasília -
O'Neal Mims, do Uberlândia -
Torcida Francana -
Léo Meindl e André Coimbra, do Franca -
Maxwell, do Brasília -
Maxwell, do Brasília -
Gerson, do Mogi -
Torcida francana -
Torcida francana -
André Coimbra, do Franca -
-
O'Neal Mims, do Uberlândia -
Gerson, do Mogi
Para avaliar as enterradas, um júri lotado de estrelas foi formado. O ex-treinador e ídolo francano, Helio Rubens, o maior cestinha da história do basquete fracano, Chuí, a considerada a “Rainha do basquete”, Hortência, um dos maiores jogadores da história do NBB, Alex Garcia, e o quatro vezes campeão da NBA, Horance Grant.
O pivô André Coimbra recebeu quatro novas 10 e uma nota nove em sua primeira cravada na noite. Já na segunda fase, rodada em que precisava contar com o auxílio de um jogador, Coimbra contou com a ajuda de seu companheiro Léo Meindl. Com Léo sentado em uma cadeira, Coimbra recebeu a bola no ar, pulou seu companheiro, recebeu nota máxima e garantiu presença na Grande Final.
Já o outro finalista foi Maxwell, de 23 anos, único ala da disputa. Para avançar a grande decisão, o jovem jogador contou com boa pontuação em sua primeira enterrada – três notas 10 e duas 9 –, e atuação perfeita em sua segunda tentativa, que contou com a ajuda do ídolo brasiliense Guilherme Giovannoni.
A Grande Final foi literalmente disputada até a última cravada. O ala Maxwell foi criativo, pulou sobre um casal e recebeu nota máxima. Pressionado, Coimbra foi ousado e usou Léo Meindl novamente. O ala do Franca foi até o meio da arquibancada e arremessou bolas para Coimbra cravar plasticamente, garantir também nota máxima e levar a decisão para o primeiro desempate.
No desempate, novamente os dois finalistas tiveram desempenhos idênticos, quatro notas 10 e uma 9, e a decisão precisou de um mais uma série de enterradas. Cravando de costas, Maxwell conseguiu boa pontuação, quatro notas 10 e uma 9, porém com a torcida francana inflamada e gritando seu nome, Coimbra foi mais uma vez perfeito, somou 50 pontos, e se tornou o mais novo campeão do Torneio de Enterradas do NBB.
“Foi uma emoção única poder participar dessa grande festa. Foi uma das melhores festas em que eu já pude participar e o que eu vi aqui hoje mostra que realmente o basquete está indo em uma caminho certo”, declarou André Coimbra, novo campeão do Torneio de Enterradas.
Com a vitória bastante disputada, o pivô francano repetiu a história do ano passado, quando Devon Hardin vencer em Fortaleza, e se tornou o segundo jogador na história do torneio de enterradas a vencer atuando em casa. Além disso, Coimbra obteve o melhor desempenho de um atleta francano no torneio. Antes, o vice-campeonato do também pivô Lucas Mariano, em 2011, era o melhor resultado de um jogador do Franca no torneio.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca